“Viajante rumo ao paraíso”: a experiência hedônica na escolha do destino turístico da cidade de Natal-RN
Este estudo adota a perspectiva experiencial, trazendo a noção de consumo hedônico e de experiência de consumo para o âmbito do marketing turístico e do comportamento do consumidor, neste caso, turistas. Parte-se da hipótese de que entender o consumo exige ir além do processo de decisão de compra e...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Administração
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35661 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-35661 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-356612021-09-20T15:32:11Z “Viajante rumo ao paraíso”: a experiência hedônica na escolha do destino turístico da cidade de Natal-RN Silva, Iarlla Karinne Pereira da Araújo, Maria Valéria Pereira de Comportamento do consumidor Hedonismo Pós-modernismo Turismo Este estudo adota a perspectiva experiencial, trazendo a noção de consumo hedônico e de experiência de consumo para o âmbito do marketing turístico e do comportamento do consumidor, neste caso, turistas. Parte-se da hipótese de que entender o consumo exige ir além do processo de decisão de compra e que se faz necessário admitir que aquilo que os consumidores fazem e a forma como utiliza e experimentam os produtos e serviços adquiridos influenciam seus comportamentos. Mas, acima de tudo, exige a visão do consumidor como um indivíduo emocionalmente envolvido com o consumo, processo pelo qual estímulos sensoriais, a imaginação e aspectos emotivos são procurados e apreciados. A investigação teve por objetivo compreender a experiência de escolha dos turistas que visitam o destino turístico da cidade de Natal-RN, com ênfase no marketing hedônico, através da análise dos elementos que a compõem: o contexto, os estímulos sensoriais, os processos cognitivos, as respostas afetivas. Para atingir os objetivos propostos foram utilizadas a análise de conteúdo e a análise de discurso, o que permitiu a aproximação com a experiência real vivenciada pelos turistas. Os resultados encontrados contribuem para a expressão de identidade dos turistas e esclarecimento quanto sua relação com a experiência de escolha do destino turístico de Natal. Os elementos constituintes do contexto da tomada de decisão foram: os estímulos multissensoriais e as imagens mentais projetadas a partir deles já que as belezas naturais são apreciadas como primeiro plano da experiência e parcela constituinte do contexto físico no processo de escolha. A experiência e a interação durante a escolha do destino turístico provocam sensações e sentimentos fortes. Em decorrência dos estímulos sensoriais e da imaginação do turista surgem os sentimentos como diversão, prazer, alegria, euforia durante a escolha. O envolvimento emocional dos turistas foca a experiência dos estímulos. O turismo não seria um fim, porém um momento a mais no contínuo ciclo de reprodução e construção de identidade. 2013-12-18T13:12:21Z 2021-09-20T15:32:11Z 2013-12-18T13:12:21Z 2021-09-20T15:32:11Z 2013 bachelorThesis SILVA, Iarlla Karinne Pereira da. “Viajante rumo ao paraíso”: a experiência hedônica na escolha do destino turístico da cidade de Natal-RN. 2013. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35661 por open access application/octet-stream Administração |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
por |
topic |
Comportamento do consumidor Hedonismo Pós-modernismo Turismo |
spellingShingle |
Comportamento do consumidor Hedonismo Pós-modernismo Turismo Silva, Iarlla Karinne Pereira da “Viajante rumo ao paraíso”: a experiência hedônica na escolha do destino turístico da cidade de Natal-RN |
description |
Este estudo adota a perspectiva experiencial, trazendo a noção de consumo hedônico e de experiência de consumo para o âmbito do marketing turístico e do comportamento do consumidor, neste caso, turistas. Parte-se da hipótese de que entender o consumo exige ir além do processo de decisão de compra e que se faz necessário admitir que aquilo que os consumidores fazem e a forma como utiliza e experimentam os produtos e serviços adquiridos influenciam seus comportamentos. Mas, acima de tudo, exige a visão do consumidor como um indivíduo emocionalmente envolvido com o consumo, processo pelo qual estímulos sensoriais, a imaginação e aspectos emotivos são procurados e apreciados. A investigação teve por objetivo compreender a experiência de escolha dos turistas que visitam o destino turístico da cidade de Natal-RN, com ênfase no marketing hedônico, através da análise dos elementos que a compõem: o contexto, os estímulos sensoriais, os processos cognitivos, as respostas afetivas. Para atingir os objetivos propostos foram utilizadas a análise de conteúdo e a análise de discurso, o que permitiu a aproximação com a experiência real vivenciada pelos turistas. Os resultados encontrados contribuem para a expressão de identidade dos turistas e esclarecimento quanto sua relação com a experiência de escolha do destino turístico de Natal. Os elementos constituintes do contexto da tomada de decisão foram: os estímulos multissensoriais e as imagens mentais projetadas a partir deles já que as belezas naturais são apreciadas como primeiro plano da experiência e parcela constituinte do contexto físico no processo de escolha. A experiência e a interação durante a escolha do destino turístico provocam sensações e sentimentos fortes. Em decorrência dos estímulos sensoriais e da imaginação do turista surgem os sentimentos como diversão, prazer, alegria, euforia durante a escolha. O envolvimento emocional dos turistas foca a experiência dos estímulos. O turismo não seria um fim, porém um momento a mais no contínuo ciclo de reprodução e construção de identidade. |
author2 |
Araújo, Maria Valéria Pereira de |
author_facet |
Araújo, Maria Valéria Pereira de Silva, Iarlla Karinne Pereira da |
format |
bachelorThesis |
author |
Silva, Iarlla Karinne Pereira da |
author_sort |
Silva, Iarlla Karinne Pereira da |
title |
“Viajante rumo ao paraíso”: a experiência hedônica na escolha do destino turístico da cidade de Natal-RN |
title_short |
“Viajante rumo ao paraíso”: a experiência hedônica na escolha do destino turístico da cidade de Natal-RN |
title_full |
“Viajante rumo ao paraíso”: a experiência hedônica na escolha do destino turístico da cidade de Natal-RN |
title_fullStr |
“Viajante rumo ao paraíso”: a experiência hedônica na escolha do destino turístico da cidade de Natal-RN |
title_full_unstemmed |
“Viajante rumo ao paraíso”: a experiência hedônica na escolha do destino turístico da cidade de Natal-RN |
title_sort |
“viajante rumo ao paraíso”: a experiência hedônica na escolha do destino turístico da cidade de natal-rn |
publisher |
Administração |
publishDate |
2013 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35661 |
work_keys_str_mv |
AT silvaiarllakarinnepereirada viajanterumoaoparaisoaexperienciahedonicanaescolhadodestinoturisticodacidadedenatalrn |
_version_ |
1773961771718017024 |