“Viajante rumo ao paraíso”: a experiência hedônica na escolha do destino turístico da cidade de Natal-RN

Este estudo adota a perspectiva experiencial, trazendo a noção de consumo hedônico e de experiência de consumo para o âmbito do marketing turístico e do comportamento do consumidor, neste caso, turistas. Parte-se da hipótese de que entender o consumo exige ir além do processo de decisão de compra e...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Iarlla Karinne Pereira da
Outros Autores: Araújo, Maria Valéria Pereira de
Formato: bachelorThesis
Idioma:por
Publicado em: Administração
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35661
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Descrição
Resumo:Este estudo adota a perspectiva experiencial, trazendo a noção de consumo hedônico e de experiência de consumo para o âmbito do marketing turístico e do comportamento do consumidor, neste caso, turistas. Parte-se da hipótese de que entender o consumo exige ir além do processo de decisão de compra e que se faz necessário admitir que aquilo que os consumidores fazem e a forma como utiliza e experimentam os produtos e serviços adquiridos influenciam seus comportamentos. Mas, acima de tudo, exige a visão do consumidor como um indivíduo emocionalmente envolvido com o consumo, processo pelo qual estímulos sensoriais, a imaginação e aspectos emotivos são procurados e apreciados. A investigação teve por objetivo compreender a experiência de escolha dos turistas que visitam o destino turístico da cidade de Natal-RN, com ênfase no marketing hedônico, através da análise dos elementos que a compõem: o contexto, os estímulos sensoriais, os processos cognitivos, as respostas afetivas. Para atingir os objetivos propostos foram utilizadas a análise de conteúdo e a análise de discurso, o que permitiu a aproximação com a experiência real vivenciada pelos turistas. Os resultados encontrados contribuem para a expressão de identidade dos turistas e esclarecimento quanto sua relação com a experiência de escolha do destino turístico de Natal. Os elementos constituintes do contexto da tomada de decisão foram: os estímulos multissensoriais e as imagens mentais projetadas a partir deles já que as belezas naturais são apreciadas como primeiro plano da experiência e parcela constituinte do contexto físico no processo de escolha. A experiência e a interação durante a escolha do destino turístico provocam sensações e sentimentos fortes. Em decorrência dos estímulos sensoriais e da imaginação do turista surgem os sentimentos como diversão, prazer, alegria, euforia durante a escolha. O envolvimento emocional dos turistas foca a experiência dos estímulos. O turismo não seria um fim, porém um momento a mais no contínuo ciclo de reprodução e construção de identidade.