Marketing verde: um estudo do comportamento do consumidor e a intenção de compra
A Responsabilidade Socioambiental e o Desenvolvimento Sustentável vêm se tornando cada vez mais necessários diante dos problemas crescentes do mundo moderno. Observa-se certa emergência de mudanças, que não tem sido só imposta aos Estados, mas também ao mundo dos negócios que tem o desafio de pensar...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Administração
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35655 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-35655 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-356552021-09-20T15:31:38Z Marketing verde: um estudo do comportamento do consumidor e a intenção de compra Lobato, Bárbara Rafaella Delfino Feitor, Carlos David Cardoso SER Marketing verde Comportamento do consumidor Atitudes A Responsabilidade Socioambiental e o Desenvolvimento Sustentável vêm se tornando cada vez mais necessários diante dos problemas crescentes do mundo moderno. Observa-se certa emergência de mudanças, que não tem sido só imposta aos Estados, mas também ao mundo dos negócios que tem o desafio de pensar alternativas mais responsáveis de como os recursos ambientais são transformados em bens de consumo. O marketing verde surge então com o objetivo de satisfazer as necessidades dos consumidores e gerar vantagem competitiva para as empresas que o adotam. Deste modo, este estudo buscou verificar a influência exercida pela adoção de práticas de responsabilidade socioambiental e de estratégias de marketing verde por parte da empresa, de acordo com as atitudes do consumidor em relação ao consumo verde e das suas intenções de compra de produtos ecologicamente embalados. Para tanto, com base na aplicação de um questionário para uma amostra de 74 consumidores, foi feita um pesquisa exploratória e descritiva verificando-se a presença dos fatores analisados bem como a relação entre eles. Os resultados indicam que apesar de não haver a presença de uma atitude de consumo verde muito positiva dos consumidores, a intenção de compra dos desses, relacionados ao consumo de produtos ecologicamente fabricados, foi bastante forte, de modo que comprovou ser válida para as empresas a adoção de práticas de aspecto ambiental. Discussões sobre os resultados alcançados, bem como as implicações para as empresas são abordadas ao fim do trabalho. 2013-12-16T12:22:46Z 2021-09-20T15:31:38Z 2013-12-16T12:22:46Z 2021-09-20T15:31:38Z 2013 bachelorThesis LOBATO, Bárbara Rafaella Delfino. Marketing verde: um estudo do comportamento do consumidor e a intenção de compra. 2013. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35655 por open access application/pdf Administração |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
por |
topic |
SER Marketing verde Comportamento do consumidor Atitudes |
spellingShingle |
SER Marketing verde Comportamento do consumidor Atitudes Lobato, Bárbara Rafaella Delfino Marketing verde: um estudo do comportamento do consumidor e a intenção de compra |
description |
A Responsabilidade Socioambiental e o Desenvolvimento Sustentável vêm se tornando cada vez mais necessários diante dos problemas crescentes do mundo moderno. Observa-se certa emergência de mudanças, que não tem sido só imposta aos Estados, mas também ao mundo dos negócios que tem o desafio de pensar alternativas mais responsáveis de como os recursos ambientais são transformados em bens de consumo. O marketing verde surge então com o objetivo de satisfazer as necessidades dos consumidores e gerar vantagem competitiva para as empresas que o adotam. Deste modo, este estudo buscou verificar a influência exercida pela adoção de práticas de responsabilidade socioambiental e de estratégias de marketing verde por parte da empresa, de acordo com as atitudes do consumidor em relação ao consumo verde e das suas intenções de compra de produtos ecologicamente embalados. Para tanto, com base na aplicação de um questionário para uma amostra de 74 consumidores, foi feita um pesquisa exploratória e descritiva verificando-se a presença dos fatores analisados bem como a relação entre eles. Os resultados indicam que apesar de não haver a presença de uma atitude de consumo verde muito positiva dos consumidores, a intenção de compra dos desses, relacionados ao consumo de produtos ecologicamente fabricados, foi bastante forte, de modo que comprovou ser válida para as empresas a adoção de práticas de aspecto ambiental. Discussões sobre os resultados alcançados, bem como as implicações para as empresas são abordadas ao fim do trabalho. |
author2 |
Feitor, Carlos David Cardoso |
author_facet |
Feitor, Carlos David Cardoso Lobato, Bárbara Rafaella Delfino |
format |
bachelorThesis |
author |
Lobato, Bárbara Rafaella Delfino |
author_sort |
Lobato, Bárbara Rafaella Delfino |
title |
Marketing verde: um estudo do comportamento do consumidor e a intenção de compra |
title_short |
Marketing verde: um estudo do comportamento do consumidor e a intenção de compra |
title_full |
Marketing verde: um estudo do comportamento do consumidor e a intenção de compra |
title_fullStr |
Marketing verde: um estudo do comportamento do consumidor e a intenção de compra |
title_full_unstemmed |
Marketing verde: um estudo do comportamento do consumidor e a intenção de compra |
title_sort |
marketing verde: um estudo do comportamento do consumidor e a intenção de compra |
publisher |
Administração |
publishDate |
2013 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35655 |
work_keys_str_mv |
AT lobatobarbararafaelladelfino marketingverdeumestudodocomportamentodoconsumidoreaintencaodecompra |
_version_ |
1773957901044416512 |