Marketing verde: um estudo do comportamento do consumidor e a intenção de compra

A Responsabilidade Socioambiental e o Desenvolvimento Sustentável vêm se tornando cada vez mais necessários diante dos problemas crescentes do mundo moderno. Observa-se certa emergência de mudanças, que não tem sido só imposta aos Estados, mas também ao mundo dos negócios que tem o desafio de pensar...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Lobato, Bárbara Rafaella Delfino
Outros Autores: Feitor, Carlos David Cardoso
Formato: bachelorThesis
Idioma:por
Publicado em: Administração
Assuntos:
SER
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35655
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-35655
record_format dspace
spelling ri-123456789-356552021-09-20T15:31:38Z Marketing verde: um estudo do comportamento do consumidor e a intenção de compra Lobato, Bárbara Rafaella Delfino Feitor, Carlos David Cardoso SER Marketing verde Comportamento do consumidor Atitudes A Responsabilidade Socioambiental e o Desenvolvimento Sustentável vêm se tornando cada vez mais necessários diante dos problemas crescentes do mundo moderno. Observa-se certa emergência de mudanças, que não tem sido só imposta aos Estados, mas também ao mundo dos negócios que tem o desafio de pensar alternativas mais responsáveis de como os recursos ambientais são transformados em bens de consumo. O marketing verde surge então com o objetivo de satisfazer as necessidades dos consumidores e gerar vantagem competitiva para as empresas que o adotam. Deste modo, este estudo buscou verificar a influência exercida pela adoção de práticas de responsabilidade socioambiental e de estratégias de marketing verde por parte da empresa, de acordo com as atitudes do consumidor em relação ao consumo verde e das suas intenções de compra de produtos ecologicamente embalados. Para tanto, com base na aplicação de um questionário para uma amostra de 74 consumidores, foi feita um pesquisa exploratória e descritiva verificando-se a presença dos fatores analisados bem como a relação entre eles. Os resultados indicam que apesar de não haver a presença de uma atitude de consumo verde muito positiva dos consumidores, a intenção de compra dos desses, relacionados ao consumo de produtos ecologicamente fabricados, foi bastante forte, de modo que comprovou ser válida para as empresas a adoção de práticas de aspecto ambiental. Discussões sobre os resultados alcançados, bem como as implicações para as empresas são abordadas ao fim do trabalho. 2013-12-16T12:22:46Z 2021-09-20T15:31:38Z 2013-12-16T12:22:46Z 2021-09-20T15:31:38Z 2013 bachelorThesis LOBATO, Bárbara Rafaella Delfino. Marketing verde: um estudo do comportamento do consumidor e a intenção de compra. 2013. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35655 por open access application/pdf Administração
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic SER
Marketing verde
Comportamento do consumidor
Atitudes
spellingShingle SER
Marketing verde
Comportamento do consumidor
Atitudes
Lobato, Bárbara Rafaella Delfino
Marketing verde: um estudo do comportamento do consumidor e a intenção de compra
description A Responsabilidade Socioambiental e o Desenvolvimento Sustentável vêm se tornando cada vez mais necessários diante dos problemas crescentes do mundo moderno. Observa-se certa emergência de mudanças, que não tem sido só imposta aos Estados, mas também ao mundo dos negócios que tem o desafio de pensar alternativas mais responsáveis de como os recursos ambientais são transformados em bens de consumo. O marketing verde surge então com o objetivo de satisfazer as necessidades dos consumidores e gerar vantagem competitiva para as empresas que o adotam. Deste modo, este estudo buscou verificar a influência exercida pela adoção de práticas de responsabilidade socioambiental e de estratégias de marketing verde por parte da empresa, de acordo com as atitudes do consumidor em relação ao consumo verde e das suas intenções de compra de produtos ecologicamente embalados. Para tanto, com base na aplicação de um questionário para uma amostra de 74 consumidores, foi feita um pesquisa exploratória e descritiva verificando-se a presença dos fatores analisados bem como a relação entre eles. Os resultados indicam que apesar de não haver a presença de uma atitude de consumo verde muito positiva dos consumidores, a intenção de compra dos desses, relacionados ao consumo de produtos ecologicamente fabricados, foi bastante forte, de modo que comprovou ser válida para as empresas a adoção de práticas de aspecto ambiental. Discussões sobre os resultados alcançados, bem como as implicações para as empresas são abordadas ao fim do trabalho.
author2 Feitor, Carlos David Cardoso
author_facet Feitor, Carlos David Cardoso
Lobato, Bárbara Rafaella Delfino
format bachelorThesis
author Lobato, Bárbara Rafaella Delfino
author_sort Lobato, Bárbara Rafaella Delfino
title Marketing verde: um estudo do comportamento do consumidor e a intenção de compra
title_short Marketing verde: um estudo do comportamento do consumidor e a intenção de compra
title_full Marketing verde: um estudo do comportamento do consumidor e a intenção de compra
title_fullStr Marketing verde: um estudo do comportamento do consumidor e a intenção de compra
title_full_unstemmed Marketing verde: um estudo do comportamento do consumidor e a intenção de compra
title_sort marketing verde: um estudo do comportamento do consumidor e a intenção de compra
publisher Administração
publishDate 2013
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35655
work_keys_str_mv AT lobatobarbararafaelladelfino marketingverdeumestudodocomportamentodoconsumidoreaintencaodecompra
_version_ 1773957901044416512