Estudo de viabilidade econômico-financeiro de uma loja online de acessórios femininos

Esse estudo tem por objetivo analisar a viabilidade econômico-financeira dos investimentos necessários para a implantação de um E-commerce de acessórios femininos. A metodologia utilizada foi a de estudo descritivo de caso, com a base de informações levantadas através de diversas plataformas especia...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Roseane Maria da
Outros Autores: Carvalho, Valdemir Galvão de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35654
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Esse estudo tem por objetivo analisar a viabilidade econômico-financeira dos investimentos necessários para a implantação de um E-commerce de acessórios femininos. A metodologia utilizada foi a de estudo descritivo de caso, com a base de informações levantadas através de diversas plataformas especializadas em E-commerce e a estrutura do trabalho foi montada pela ferramenta de Plano de Negócios, foram simulados os três primeiros anos de operação da empresa online. Para analisar a viabilidade do projeto, o plano financeiro obteve todas as projeções necessárias (vendas, investimentos, custos, DRE, DFC) para dar subsídio à análise de investimentos, como o ponto de equilíbrio, a lucratividade, a rentabilidade, a margem de lucro, VPL, VLPa, TIR e o período de payback. Os resultados sugerem que a empresa tem um Ponto de Equilíbrio viável com sua margem de contribuição de 43% e custos fixos baixos; a Margem de Lucro da empresa foi de 18,64% a.a. no primeiro ano, 19,31% a.a. no segundo ano e 20% a.a. no terceiro ano estimado; um VPL positivo de R$ 21.846,97; o VPLa de R$ 9.568,47; a TIR de 127% sobre o investimento inicial; o Índice de Lucratividade de 2,32; e o Retorno de capital ocorrerá em 10 meses.