A nova gestão pública vista a partir de uma avaliação curricular dos alunos do curso de Administração da UFRN

A Nova Gestão Pública é uma realidade em diversos países como EUA, Inglaterra, Nova Zelandia e outros onde foi promovida a reforma do Estado. Aqui no Brasil, Bresser Pereira ministro no Governo de Fernando de Henrique Cardoso em 1995, promoveu essa reforma a partir do Plano Diretor de Reforma Admini...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Rodrigues, Raída Venceslau de Oliveira
Outros Autores: Sales, João Paulo Damásio
Formato: bachelorThesis
Idioma:por
Publicado em: Administração
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35649
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Descrição
Resumo:A Nova Gestão Pública é uma realidade em diversos países como EUA, Inglaterra, Nova Zelandia e outros onde foi promovida a reforma do Estado. Aqui no Brasil, Bresser Pereira ministro no Governo de Fernando de Henrique Cardoso em 1995, promoveu essa reforma a partir do Plano Diretor de Reforma Administrativa do Estado. Assunto que é realidade na atual administração pública, a NGP, traz práticas do setor privado para serem implementadas na gestão pública. Sendo essa uma temática de grande importância para os estudantes do curso de Administração que veem uma oportunidade de carreira no setor público. Desse modo o presente trabalho apresenta como objetivo identificar como os estudantes da graduação do curso de Administração da UFRN avaliam a importância da Nova Gestão Pública para sua formação. O interesse em elaborar este trabalho, é de contribuir para reflexões sobre o peso de disciplinas com foco em pública, enfatizando assim, o trabalho já em andamento no qual é atualizar a grade curricular do curso de Administração para a Administração Pública. Contribui também, ao enfatizar a importância da formação bem trabalhada de futuros gestores por essa instituição, para com a sociedade de forma geral. O trabalho caracteriza-se como uma pesquisa exploratória e descritiva e foram aplicados questionários com os alunos egressos de 2012.2 e os concluintes de 2013.1 do curso de Administração da UFRN. Concluiu-se como resultado final, que a percepção dos concluintes, com relação à presença das disciplinas de pública na Estrutura Curricular do curso foi avaliada como muito importante, além da compreensão dos concluintes quanto atemática da Nova Gestão Pública para a parcela dos estudantes que pretende seguir carreira pública.