Avaliação da comunicação interna em uma empresa de postos de combustíveis

The communication has gained importance over the years because of the technology improvement. This project studies internal communication aiming to evaluate if the communication can be considered efficient or not, in a gas station company called SI Comercial Derivados de Petróleo LTDA. A descriptive...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Bezerra, Marcelo Medeiros
Outros Autores: Alves Filho, Antônio
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35557
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-35557
record_format dspace
spelling ri-123456789-355572021-09-20T15:22:46Z Avaliação da comunicação interna em uma empresa de postos de combustíveis Bezerra, Marcelo Medeiros Alves Filho, Antônio Vasconcelos, Lucila Moura Ramos Costa, Maria Tereza Pires Comunicação Comunicação interna Avaliação da comunicação Postos de combustíveis The communication has gained importance over the years because of the technology improvement. This project studies internal communication aiming to evaluate if the communication can be considered efficient or not, in a gas station company called SI Comercial Derivados de Petróleo LTDA. A descriptive research and also a study case were developed. The data for the survey was collected through a form applied directly to 38 out of 39 of the company’s employees and they were analyzed quantitatively through the Office Excel application. The results found and analyzed demonstrates that the company has a good internal communication based on its intrapersonal communication and its organizational communication. But it can’t be considered efficient because some problems waste of the company’s energy as is the case of the physical distance between the gas stations and the challenges on its interpersonal communication, more precisely on its downward communication in relation to the feedback absence. O tema da comunicação tem cada vez mais ganhado relevância em razão do avanço da tecnologia. Em função disso, o presente trabalho estuda o tema comunicação interna tendo como objetivo geral avaliar se a comunicação pode ser considerada eficiente, na empresa de postos de combustíveis SI Comercial Derivados de Petróleo LTDA. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva do tipo estudo de caso. Os dados para a pesquisa foram coletados por meio de um questionário aplicado diretamente a 38 dos 39 colaboradores da empresa estudada e analisados de maneira quantitativa através da ferramenta Office Excel. Os resultados encontrados e analisados demonstraram que a empresa possui no geral uma comunicação interna boa, em relação à comunicação intrapessoal de seus colaboradores e de sua comunicação organizacional. Porém ela não pode ser considerada eficiente pois existem alguns problemas acabam por desperdiçar a energia da empresa, como é o caso da distância física entres seus postos de combustíveis e das dificuldades em sua comunicação interpessoal, principalmente no fluxo descendente da comunicação, devido à ausência das avaliações de desempenhos de seus subordinados. 2019-06-28T17:31:47Z 2021-09-20T15:22:45Z 2019-06-28T17:31:47Z 2021-09-20T15:22:45Z 2019-06-18 bachelorThesis 2014063169 BEZERRA, Marcelo Medeiros. Avaliação da comunicação interna em uma empresa de postos de combustíveis. 2019. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35557 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Administração
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Comunicação
Comunicação interna
Avaliação da comunicação
Postos de combustíveis
spellingShingle Comunicação
Comunicação interna
Avaliação da comunicação
Postos de combustíveis
Bezerra, Marcelo Medeiros
Avaliação da comunicação interna em uma empresa de postos de combustíveis
description The communication has gained importance over the years because of the technology improvement. This project studies internal communication aiming to evaluate if the communication can be considered efficient or not, in a gas station company called SI Comercial Derivados de Petróleo LTDA. A descriptive research and also a study case were developed. The data for the survey was collected through a form applied directly to 38 out of 39 of the company’s employees and they were analyzed quantitatively through the Office Excel application. The results found and analyzed demonstrates that the company has a good internal communication based on its intrapersonal communication and its organizational communication. But it can’t be considered efficient because some problems waste of the company’s energy as is the case of the physical distance between the gas stations and the challenges on its interpersonal communication, more precisely on its downward communication in relation to the feedback absence.
author2 Alves Filho, Antônio
author_facet Alves Filho, Antônio
Bezerra, Marcelo Medeiros
format bachelorThesis
author Bezerra, Marcelo Medeiros
author_sort Bezerra, Marcelo Medeiros
title Avaliação da comunicação interna em uma empresa de postos de combustíveis
title_short Avaliação da comunicação interna em uma empresa de postos de combustíveis
title_full Avaliação da comunicação interna em uma empresa de postos de combustíveis
title_fullStr Avaliação da comunicação interna em uma empresa de postos de combustíveis
title_full_unstemmed Avaliação da comunicação interna em uma empresa de postos de combustíveis
title_sort avaliação da comunicação interna em uma empresa de postos de combustíveis
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2019
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35557
work_keys_str_mv AT bezerramarcelomedeiros avaliacaodacomunicacaointernaemumaempresadepostosdecombustiveis
_version_ 1773963537317625856