Analise do clima organizacional na Escola Estadual Dom José Adelino Dantas
Desde que começaram a ser estudadas, as organizações são vistas através de paradigmas de análise, os quais atribuem a elas conceitos e características a partir de seus elementos formadores. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, essas perspectivas analíticas sofreram mudanças decorrentes das novas abo...
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Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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ri-123456789-355542021-09-20T15:22:32Z Analise do clima organizacional na Escola Estadual Dom José Adelino Dantas Mafra, Suzana Melissa de Moura Costa, Maria Teresa Pires Alves Filho, Antônio Maia, Patrícia de Albuquerque Clima organizacional Organizações públicas Percepção Funcionários Desde que começaram a ser estudadas, as organizações são vistas através de paradigmas de análise, os quais atribuem a elas conceitos e características a partir de seus elementos formadores. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, essas perspectivas analíticas sofreram mudanças decorrentes das novas abordagens científicas que emergiram. Especificamente no âmbito organizacional, tal mudança se deu do antigo paradigma newtoniano-cartesiano para o paradigma sistêmico, que posteriormente, recebeu influências da Teoria da Complexidade. No entanto, essas transformações não se deram apenas no setor privado, elas também puderam ser sentidas nas organizações do setor público, principalmente no que diz respeito ao estilo de gestão, que passou de burocrática para gerencial, tendo como foco não mais apenas os processos, mas os resultados. Para acompanhar tais mudanças, a administração pública tem se valido de instrumentos de apoio à gestão, bem como de uma preocupação maior com as pessoas que dela fazem parte e com o resultado do trabalho destas. Com isso, a pesquisa de clima organizacional se torna instrumento básico de reconhecimento, por parte dos gestores, das percepções dos funcionários e grupos acerca da instituição da qual fazem parte, contribuindo, também, como instrumento de apoio para o aprimoramento contínuo do ambiente de trabalho. Por meio de uma perspectiva de estudo focada no público interno da Escola Estadual Dom José Adelino Dantas, a presente pesquisa busca analisar o perfil do clima organizacional da Escola, elencando fatores internos e externos que influenciam o relacionamento entre o colaborador e a escola. De caráter descritivo com abordagem quantitativa, ela está baseada na revisão bibliográfica e no levantamento de informações junto ao público que se busca conhecer, por meio de um questionário aplicado com os funcionários da Escola supracitada. Para tabulação e análise dos dados, optou-se pela utilização do Excel 2010. Os resultados e discussões da pesquisa contemplam características, opiniões e percepções dos funcionários da Escola Adelino Dantas, tanto os efetivos, quanto os terceirizados, acerca de suas atividades e do ambiente de trabalho. As diversas questões abordadas na pesquisa foram agrupadas de acordo com seus fatores correspondentes e estes divididos em internos ou externos à organização. Conclui-se, com a pesquisa, que o clima organizacional da Escola é positivo, principalmente no que tange o relacionamento entre os funcionários, a gestão da Escola e as atividades desenvolvidas. No entanto, os fatores: remuneração, situação política e segurança pública são os principais comprometedores do clima organizacional. Sendo necessárias, portanto, intervenções do poder público que auxiliem o bom trabalho já realizado pela Escola, com seus focos de ação nos fatores citados como prejudicados. Assim como o desenvolvimento de uma ação sistemática de avaliação periódica do clima organizacional na administração pública no Rio Grande do Norte, que deve servir de ferramenta estratégica para a gestão de pessoas do Estado. 2017-12-14T13:04:20Z 2021-09-20T15:22:31Z 2017-12-14T13:04:20Z 2021-09-20T15:22:31Z 2014 bachelorThesis 2011033569 MAFRA, Suzana Melissa de Moura. Análise do clima organizacional na Escola Estadual Dom José Adelino Dantas. 2014. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35554 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Administração |
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Desde que começaram a ser estudadas, as organizações são vistas através de paradigmas de análise, os quais atribuem a elas conceitos e características a partir de seus elementos formadores. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, essas perspectivas analíticas sofreram mudanças decorrentes das novas abordagens científicas que emergiram. Especificamente no âmbito organizacional, tal mudança se deu do antigo paradigma newtoniano-cartesiano para o paradigma sistêmico, que posteriormente, recebeu influências da Teoria da Complexidade. No entanto, essas transformações não se deram apenas no setor privado, elas também puderam ser sentidas nas organizações do setor público, principalmente no que diz respeito ao estilo de gestão, que passou de burocrática para gerencial, tendo como foco não
mais apenas os processos, mas os resultados. Para acompanhar tais mudanças, a administração pública tem se valido de instrumentos de apoio à gestão, bem como de uma preocupação maior com as pessoas que dela fazem parte e com o resultado do trabalho destas. Com isso, a pesquisa de clima organizacional se torna instrumento básico de reconhecimento, por parte dos gestores, das percepções dos funcionários e grupos acerca da instituição da qual fazem parte, contribuindo, também, como instrumento de apoio para o aprimoramento contínuo do ambiente de trabalho. Por meio de uma perspectiva de estudo focada no público interno da Escola Estadual Dom José Adelino Dantas, a presente pesquisa busca analisar o perfil do clima organizacional da Escola, elencando fatores internos e externos que influenciam o relacionamento entre o colaborador e a escola. De caráter descritivo
com abordagem quantitativa, ela está baseada na revisão bibliográfica e no levantamento de informações junto ao público que se busca conhecer, por meio de um questionário aplicado com os funcionários da Escola supracitada. Para tabulação e análise dos dados, optou-se pela utilização do Excel 2010. Os resultados e discussões da pesquisa contemplam características, opiniões e percepções dos funcionários da Escola Adelino Dantas, tanto os efetivos, quanto os terceirizados, acerca de suas atividades e do ambiente de trabalho. As diversas questões abordadas na pesquisa foram agrupadas de acordo com seus fatores correspondentes e estes divididos em internos ou externos à organização. Conclui-se, com a pesquisa, que o clima organizacional da Escola é positivo, principalmente no que tange o relacionamento entre os funcionários, a gestão da Escola e as atividades desenvolvidas. No entanto, os fatores: remuneração, situação política e segurança pública são os principais comprometedores do clima organizacional. Sendo necessárias, portanto, intervenções do poder público que auxiliem o bom trabalho já realizado pela Escola, com seus focos de ação nos fatores citados como prejudicados. Assim como o desenvolvimento de uma ação sistemática de avaliação periódica do clima organizacional na administração pública no Rio Grande do Norte, que deve servir de ferramenta estratégica para a gestão de pessoas do Estado. |
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