Necessidades e desejos de idosos: um estudo com os associados do programa de bem com a vida (CAURN)

O envelhecimento populacional, realidade antes presente apenas em países desenvolvidos, é hoje uma característica mundial tendente a se acentuar cada vez mais e em maiores proporções. O Brasil, país com envelhecimento moderadamente avançado, já apresenta inversão na pirâmide etária, demonstrando uma...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Freitas, Luciana Cruz de
Outros Autores: Pignataro, Thelma
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35552
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Descrição
Resumo:O envelhecimento populacional, realidade antes presente apenas em países desenvolvidos, é hoje uma característica mundial tendente a se acentuar cada vez mais e em maiores proporções. O Brasil, país com envelhecimento moderadamente avançado, já apresenta inversão na pirâmide etária, demonstrando uma significativa redução da quantidade de crianças e jovens e um aumento substancial do número de idosos. Com o aumento da sobrevida dessa faixa etária, surge a necessidade de produtos e serviços especializados, de forma que atendam às necessidades e desejos desse nicho. Diante desse contexto, este trabalho objetiva identificar as necessidades e desejos de idosos por meio de uma pesquisa exploratória descritiva, com amostra não probabilística, por conveniência. Foi aplicado um questionário com os participantes do Programa de Bem com a Vida, promovido pela Caixa Assistencial Universitária do Rio Grande do Norte (CAURN). Para o tratamento estatístico dos dados, foram utilizados os programas IBM SPSS Statistics versão 20, o software R versão 3.3.3 e a análise de correspondência associada ao teste qui-quadrado. A maioria dos respondentes pertence ao sexo feminino, é casado, tem em média dois filhos e mora com esposo e filhos. Além disso, costumam frequentar com maior constância locais como Supermercados, Shoppings Centers e Comércio de Rua, ao passo que raramente ou nunca frequentam Boates, Praia, Cinema, Shows e Teatro. Com a análise, observou-se também que os idosos preferem efetuar suas compras em meios físicos, utilizando-se muito pouco da internet para compras e pesquisas ou avaliações sobre produtos e serviços, além de preferirem buscar informações sobre suas compras com familiares, amigos ou conhecidos ou apenas lendo a embalagem dos produtos.