Visual Merchandising no setor panaderil: uma análise semiótica na Panificadora Fornalha
O setor panaderil é um ramo em constante modernização, que movimenta bilhões de reais por ano no Brasil. Por outro lado, o merchandising se apresenta como conjunto de técnicas que permitem a impulsão de vendas para diversos tipos de negócio, sendo um grande aliado das organizações. Dessa forma, a pr...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35515 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-35515 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-355152021-09-20T15:19:42Z Visual Merchandising no setor panaderil: uma análise semiótica na Panificadora Fornalha Azevedo, Ana Flávia Cocentino Pignataro, Thelma Pignataro, Thelma Medeiros, Francisco de Assis Magno, Alexandre Marketing Visual merchandising Mercado panaderil O setor panaderil é um ramo em constante modernização, que movimenta bilhões de reais por ano no Brasil. Por outro lado, o merchandising se apresenta como conjunto de técnicas que permitem a impulsão de vendas para diversos tipos de negócio, sendo um grande aliado das organizações. Dessa forma, a presente pesquisa desenvolveu um estudo de caso na panificadora Fornalha, localizada em Parnamirim, Rio Grande do Norte, a fim de analisar as ferramentas de visual merchandising utilizadas na padaria, através de técnicas de análise semiótica. A pesquisa é do tipo exploratória qualitativa, subtítulo estudo de caso, utilizando para coleta dos dados a observação via análise semiótica. A amostra foi composta de cento e catorze fotografias obtidas entre setembro e outubro de 2017 para interpretação de iconográficos. Os resultados apontam a utilização das ferramentas de visual merchandising através da atmosfera de loja no que tange a decoração e visibilidade, conforto e facilidades, localização e estacionamento; do layout por meio de mobiliário especializado, agrupamento por categorias e áreas de circulação da loja; de cores, pelo uso das mesmas para atração do público e valorização de mercadorias; exibitécnica para ambientação interna, acesso aos produtos, definição de áreas positivas e negativas, agrupamento por categorias e utilização de produtos impulsionadores; e exposição dos produtos por meio de diferentes métodos. Constata-se a existência de lacunas na ambientação de loja, divisão de áreas, utilização de cores adequadas e iluminação de produtos. É proposto que sejam corrigidas, pois, a utilização das ferramentas adequadas de visual merchandising proporciona a panificadora melhoria no alcance e satisfação dos clientes. 2018-05-08T13:28:25Z 2021-09-20T15:19:41Z 2018-05-08T13:28:25Z 2021-09-20T15:19:41Z 2017 bachelorThesis 2014038139 AZEVEDO, Ana Flávia Cocentino. Visual Merchandising no setor panaderil: uma análise semiótica na Panificadora Fornalha. 2017. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35515 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Administração |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Marketing Visual merchandising Mercado panaderil |
spellingShingle |
Marketing Visual merchandising Mercado panaderil Azevedo, Ana Flávia Cocentino Visual Merchandising no setor panaderil: uma análise semiótica na Panificadora Fornalha |
description |
O setor panaderil é um ramo em constante modernização, que movimenta bilhões de reais por ano no Brasil. Por outro lado, o merchandising se apresenta como conjunto de técnicas que permitem a impulsão de vendas para diversos tipos de negócio, sendo um grande aliado das organizações. Dessa forma, a presente pesquisa desenvolveu um estudo de caso na panificadora Fornalha, localizada em Parnamirim, Rio Grande do Norte, a fim de analisar as ferramentas de visual merchandising utilizadas na padaria, através de técnicas de análise semiótica. A pesquisa é do tipo exploratória qualitativa, subtítulo estudo de caso, utilizando para coleta dos dados a observação via análise semiótica. A amostra foi composta de cento e catorze fotografias obtidas entre setembro e outubro de 2017 para interpretação de iconográficos. Os resultados apontam a utilização das ferramentas de visual merchandising através da atmosfera de loja no que tange a decoração e visibilidade, conforto e facilidades, localização e estacionamento; do layout por meio de mobiliário especializado, agrupamento por categorias e áreas de circulação da loja; de cores, pelo uso das mesmas para atração do público e valorização de mercadorias; exibitécnica para ambientação interna, acesso aos produtos, definição de áreas positivas e negativas, agrupamento por categorias e utilização de produtos impulsionadores; e exposição dos produtos por meio de diferentes métodos. Constata-se a existência de lacunas na ambientação de loja, divisão de áreas, utilização de cores adequadas e iluminação de produtos. É proposto que sejam corrigidas, pois, a utilização das ferramentas adequadas de visual merchandising proporciona a panificadora melhoria no alcance e satisfação dos clientes. |
author2 |
Pignataro, Thelma |
author_facet |
Pignataro, Thelma Azevedo, Ana Flávia Cocentino |
format |
bachelorThesis |
author |
Azevedo, Ana Flávia Cocentino |
author_sort |
Azevedo, Ana Flávia Cocentino |
title |
Visual Merchandising no setor panaderil: uma análise semiótica na Panificadora Fornalha |
title_short |
Visual Merchandising no setor panaderil: uma análise semiótica na Panificadora Fornalha |
title_full |
Visual Merchandising no setor panaderil: uma análise semiótica na Panificadora Fornalha |
title_fullStr |
Visual Merchandising no setor panaderil: uma análise semiótica na Panificadora Fornalha |
title_full_unstemmed |
Visual Merchandising no setor panaderil: uma análise semiótica na Panificadora Fornalha |
title_sort |
visual merchandising no setor panaderil: uma análise semiótica na panificadora fornalha |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2018 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35515 |
work_keys_str_mv |
AT azevedoanaflaviacocentino visualmerchandisingnosetorpanaderilumaanalisesemioticanapanificadorafornalha |
_version_ |
1773965111360225280 |