Visual Merchandising no setor panaderil: uma análise semiótica na Panificadora Fornalha

O setor panaderil é um ramo em constante modernização, que movimenta bilhões de reais por ano no Brasil. Por outro lado, o merchandising se apresenta como conjunto de técnicas que permitem a impulsão de vendas para diversos tipos de negócio, sendo um grande aliado das organizações. Dessa forma, a pr...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Azevedo, Ana Flávia Cocentino
Outros Autores: Pignataro, Thelma
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35515
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-35515
record_format dspace
spelling ri-123456789-355152021-09-20T15:19:42Z Visual Merchandising no setor panaderil: uma análise semiótica na Panificadora Fornalha Azevedo, Ana Flávia Cocentino Pignataro, Thelma Pignataro, Thelma Medeiros, Francisco de Assis Magno, Alexandre Marketing Visual merchandising Mercado panaderil O setor panaderil é um ramo em constante modernização, que movimenta bilhões de reais por ano no Brasil. Por outro lado, o merchandising se apresenta como conjunto de técnicas que permitem a impulsão de vendas para diversos tipos de negócio, sendo um grande aliado das organizações. Dessa forma, a presente pesquisa desenvolveu um estudo de caso na panificadora Fornalha, localizada em Parnamirim, Rio Grande do Norte, a fim de analisar as ferramentas de visual merchandising utilizadas na padaria, através de técnicas de análise semiótica. A pesquisa é do tipo exploratória qualitativa, subtítulo estudo de caso, utilizando para coleta dos dados a observação via análise semiótica. A amostra foi composta de cento e catorze fotografias obtidas entre setembro e outubro de 2017 para interpretação de iconográficos. Os resultados apontam a utilização das ferramentas de visual merchandising através da atmosfera de loja no que tange a decoração e visibilidade, conforto e facilidades, localização e estacionamento; do layout por meio de mobiliário especializado, agrupamento por categorias e áreas de circulação da loja; de cores, pelo uso das mesmas para atração do público e valorização de mercadorias; exibitécnica para ambientação interna, acesso aos produtos, definição de áreas positivas e negativas, agrupamento por categorias e utilização de produtos impulsionadores; e exposição dos produtos por meio de diferentes métodos. Constata-se a existência de lacunas na ambientação de loja, divisão de áreas, utilização de cores adequadas e iluminação de produtos. É proposto que sejam corrigidas, pois, a utilização das ferramentas adequadas de visual merchandising proporciona a panificadora melhoria no alcance e satisfação dos clientes. 2018-05-08T13:28:25Z 2021-09-20T15:19:41Z 2018-05-08T13:28:25Z 2021-09-20T15:19:41Z 2017 bachelorThesis 2014038139 AZEVEDO, Ana Flávia Cocentino. Visual Merchandising no setor panaderil: uma análise semiótica na Panificadora Fornalha. 2017. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35515 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Administração
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Marketing
Visual merchandising
Mercado panaderil
spellingShingle Marketing
Visual merchandising
Mercado panaderil
Azevedo, Ana Flávia Cocentino
Visual Merchandising no setor panaderil: uma análise semiótica na Panificadora Fornalha
description O setor panaderil é um ramo em constante modernização, que movimenta bilhões de reais por ano no Brasil. Por outro lado, o merchandising se apresenta como conjunto de técnicas que permitem a impulsão de vendas para diversos tipos de negócio, sendo um grande aliado das organizações. Dessa forma, a presente pesquisa desenvolveu um estudo de caso na panificadora Fornalha, localizada em Parnamirim, Rio Grande do Norte, a fim de analisar as ferramentas de visual merchandising utilizadas na padaria, através de técnicas de análise semiótica. A pesquisa é do tipo exploratória qualitativa, subtítulo estudo de caso, utilizando para coleta dos dados a observação via análise semiótica. A amostra foi composta de cento e catorze fotografias obtidas entre setembro e outubro de 2017 para interpretação de iconográficos. Os resultados apontam a utilização das ferramentas de visual merchandising através da atmosfera de loja no que tange a decoração e visibilidade, conforto e facilidades, localização e estacionamento; do layout por meio de mobiliário especializado, agrupamento por categorias e áreas de circulação da loja; de cores, pelo uso das mesmas para atração do público e valorização de mercadorias; exibitécnica para ambientação interna, acesso aos produtos, definição de áreas positivas e negativas, agrupamento por categorias e utilização de produtos impulsionadores; e exposição dos produtos por meio de diferentes métodos. Constata-se a existência de lacunas na ambientação de loja, divisão de áreas, utilização de cores adequadas e iluminação de produtos. É proposto que sejam corrigidas, pois, a utilização das ferramentas adequadas de visual merchandising proporciona a panificadora melhoria no alcance e satisfação dos clientes.
author2 Pignataro, Thelma
author_facet Pignataro, Thelma
Azevedo, Ana Flávia Cocentino
format bachelorThesis
author Azevedo, Ana Flávia Cocentino
author_sort Azevedo, Ana Flávia Cocentino
title Visual Merchandising no setor panaderil: uma análise semiótica na Panificadora Fornalha
title_short Visual Merchandising no setor panaderil: uma análise semiótica na Panificadora Fornalha
title_full Visual Merchandising no setor panaderil: uma análise semiótica na Panificadora Fornalha
title_fullStr Visual Merchandising no setor panaderil: uma análise semiótica na Panificadora Fornalha
title_full_unstemmed Visual Merchandising no setor panaderil: uma análise semiótica na Panificadora Fornalha
title_sort visual merchandising no setor panaderil: uma análise semiótica na panificadora fornalha
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2018
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35515
work_keys_str_mv AT azevedoanaflaviacocentino visualmerchandisingnosetorpanaderilumaanalisesemioticanapanificadorafornalha
_version_ 1773965111360225280