Liderança na gestão pública: os estilos e as implicações da liderança na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Campus Natal)

Cada vez mais o papel do líder é visto como fator diferencial e estratégico nas empresas públicas e privadas. Atingir resultados com qualidade e conseguir lidar com conflitos diários na organização requer conhecimento técnico, experiência e características por parte do gestor. As organizações lid...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Nascimento, Carlos Eduardo do
Outros Autores: Alves Filho, Antônio
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35477
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Cada vez mais o papel do líder é visto como fator diferencial e estratégico nas empresas públicas e privadas. Atingir resultados com qualidade e conseguir lidar com conflitos diários na organização requer conhecimento técnico, experiência e características por parte do gestor. As organizações lidam com um grande desafio que é encontrar o gestor ideal para liderar suas equipes. Mas surge a dúvida, a liderança é nata ou pode ser aprendida? Ao mesmo tempo, o setor público vem proporcionando um grande desafio para o gestor que desempenha função de líder, por ser uma organização presa a regimentos e com particularidades que provocam uma certa limitação em seu estilo de liderança. A partir disso, esse trabalho teve por finalidade identificar os estilos de liderança dos gestores de uma instituição pública, a UFRN (Campus Natal), assim como suas dificuldades e a visão que têm de si mesmos para ocupação do cargo. Trata-se então de uma pesquisa exploratória realizada na reitoria da UFRN. Onde aplicou-se um instrumento contendo dados sócio demográficos para caracterizar a amostra, e uma escala sobre perfil de liderança (Tarefa versus relacionamento), com afirmativas a serem respondidas numa escala de 1 a 5. Os resultados mostraram que se predomina o fator relacionamento no modo de administração do gestor. Portanto, conclui-se que os gestores da UFRN lotados na reitoria demonstram uma liderança mais democrática, voltadas para as relações pessoais. Assim como uma liderança situacional com as peculiaridades existentes em um ambiente acadêmico.