Comportamento de consumo e decisão de compra de telefonia móvel: um estudo exploratório com jovens da geração Z em Natal/RN
O presente trabalho procurou compreender o comportamento de consumo e decisão de compra de telefonia móvel dos jovens da Geração Z em Natal/RN. A fim de atingir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa com onze jovens de 14 a 21 anos, através da técnica de entrevista de pro...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Administração
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35408 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-35408 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-354082021-09-20T15:12:08Z Comportamento de consumo e decisão de compra de telefonia móvel: um estudo exploratório com jovens da geração Z em Natal/RN Soares, Clarissa Alves Araújo, Maria Valéria Pereira de Comportamento do consumidor Influência Decisão de compra Geração Z Telefonia móvel Administração O presente trabalho procurou compreender o comportamento de consumo e decisão de compra de telefonia móvel dos jovens da Geração Z em Natal/RN. A fim de atingir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa com onze jovens de 14 a 21 anos, através da técnica de entrevista de profundidade, comporta por quinze questões abertas e semiestruturadas. Nos resultados foi possível verificar que a razão principal para comprar um celular, considerada pelos entrevistados, é a comunicação de forma geral, eles querem estar disponíveis para contatar os amigos e seus pais. Já quanto ao processo de decisão de compra: no reconhecimento das necessidades, a maioria diz que querem um celular porque todos têm; na busca de informações, os amigos são a principal fonte; na avaliação das informações pesquisadas, eles consideram, para escolha, os aplicativos que o celular possui; e no momento de decisão de compra, o que mais influencia é a aparência do celular, o preço e os aplicativos do aparelho. Os resultados em relação aos fatores influenciadores do processo de decisão de compra do celular foram: a aprendizagem, obtida no uso de outros telefones, ajuda esses jovens a escolher seu novo celular, através da boa experiência e prática adquiridas; eles são motivados pela mobilidade; quase todos percebem mais as informações sobre celular a sua volta; a atitude sobre o celular é favorável, visto que eles querem logo comprá-lo; em relação à personalidade, quase todos consideram as suas características pessoais quando compram um celular; os valores empregados no celular são quanto aos aplicativos que o telefone móvel possui, como internet, câmera e reprodutor de música; a família influencia na escolha do celular apenas quanto ao preço; grupo de amigos é o principal influenciador desses jovens; e a classe social influencia na faixa de preço do celular. 2013-04-01T13:25:38Z 2021-09-20T15:12:08Z 2015-12-15T14:23:05Z 2021-09-20T15:12:08Z 2012 bachelorThesis SOARES, Clarissa Alves. Comportamento de consumo e decisão de compra de telefonia móvel: um estudo exploratório com jovens da geração Z em Natal/RN. 2012. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35408 por restrict access (2 Years) application/pdf Administração |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
por |
topic |
Comportamento do consumidor Influência Decisão de compra Geração Z Telefonia móvel Administração |
spellingShingle |
Comportamento do consumidor Influência Decisão de compra Geração Z Telefonia móvel Administração Soares, Clarissa Alves Comportamento de consumo e decisão de compra de telefonia móvel: um estudo exploratório com jovens da geração Z em Natal/RN |
description |
O presente trabalho procurou compreender o comportamento de consumo e decisão de compra de telefonia móvel dos jovens da Geração Z em Natal/RN. A fim de atingir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa com onze jovens de 14 a 21 anos, através da técnica de entrevista de profundidade, comporta por quinze questões abertas e semiestruturadas. Nos resultados foi possível verificar que a razão principal para comprar um celular, considerada pelos entrevistados, é a comunicação de forma geral, eles querem estar disponíveis para contatar os amigos e seus pais. Já quanto ao processo de decisão de compra: no reconhecimento das necessidades, a maioria diz que querem um celular porque todos têm; na busca de informações, os amigos são a principal fonte; na avaliação das informações pesquisadas, eles consideram, para escolha, os aplicativos que o celular possui; e no momento de decisão de compra, o que mais influencia é a aparência do celular, o preço e os aplicativos do aparelho. Os resultados em relação aos fatores influenciadores do processo de decisão de compra do celular foram: a aprendizagem, obtida no uso de outros telefones, ajuda esses jovens a escolher seu novo celular, através da boa experiência e prática adquiridas; eles são motivados pela mobilidade; quase todos percebem mais as informações sobre celular a sua volta; a atitude sobre o celular é favorável, visto que eles querem logo comprá-lo; em relação à personalidade, quase todos consideram as suas características pessoais quando compram um celular; os valores empregados no celular são quanto aos aplicativos que o telefone móvel possui, como internet, câmera e reprodutor de música; a família influencia na escolha do celular apenas quanto ao preço; grupo de amigos é o principal influenciador desses jovens; e a classe social influencia na faixa de preço do celular. |
author2 |
Araújo, Maria Valéria Pereira de |
author_facet |
Araújo, Maria Valéria Pereira de Soares, Clarissa Alves |
format |
bachelorThesis |
author |
Soares, Clarissa Alves |
author_sort |
Soares, Clarissa Alves |
title |
Comportamento de consumo e decisão de compra de telefonia móvel: um estudo exploratório com jovens da geração Z em Natal/RN |
title_short |
Comportamento de consumo e decisão de compra de telefonia móvel: um estudo exploratório com jovens da geração Z em Natal/RN |
title_full |
Comportamento de consumo e decisão de compra de telefonia móvel: um estudo exploratório com jovens da geração Z em Natal/RN |
title_fullStr |
Comportamento de consumo e decisão de compra de telefonia móvel: um estudo exploratório com jovens da geração Z em Natal/RN |
title_full_unstemmed |
Comportamento de consumo e decisão de compra de telefonia móvel: um estudo exploratório com jovens da geração Z em Natal/RN |
title_sort |
comportamento de consumo e decisão de compra de telefonia móvel: um estudo exploratório com jovens da geração z em natal/rn |
publisher |
Administração |
publishDate |
2013 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35408 |
work_keys_str_mv |
AT soaresclarissaalves comportamentodeconsumoedecisaodecompradetelefoniamovelumestudoexploratoriocomjovensdageracaozemnatalrn |
_version_ |
1773963049076523008 |