Comportamento de consumo e decisão de compra de telefonia móvel: um estudo exploratório com jovens da geração Z em Natal/RN

O presente trabalho procurou compreender o comportamento de consumo e decisão de compra de telefonia móvel dos jovens da Geração Z em Natal/RN. A fim de atingir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa com onze jovens de 14 a 21 anos, através da técnica de entrevista de pro...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Soares, Clarissa Alves
Outros Autores: Araújo, Maria Valéria Pereira de
Formato: bachelorThesis
Idioma:por
Publicado em: Administração
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35408
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-35408
record_format dspace
spelling ri-123456789-354082021-09-20T15:12:08Z Comportamento de consumo e decisão de compra de telefonia móvel: um estudo exploratório com jovens da geração Z em Natal/RN Soares, Clarissa Alves Araújo, Maria Valéria Pereira de Comportamento do consumidor Influência Decisão de compra Geração Z Telefonia móvel Administração O presente trabalho procurou compreender o comportamento de consumo e decisão de compra de telefonia móvel dos jovens da Geração Z em Natal/RN. A fim de atingir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa com onze jovens de 14 a 21 anos, através da técnica de entrevista de profundidade, comporta por quinze questões abertas e semiestruturadas. Nos resultados foi possível verificar que a razão principal para comprar um celular, considerada pelos entrevistados, é a comunicação de forma geral, eles querem estar disponíveis para contatar os amigos e seus pais. Já quanto ao processo de decisão de compra: no reconhecimento das necessidades, a maioria diz que querem um celular porque todos têm; na busca de informações, os amigos são a principal fonte; na avaliação das informações pesquisadas, eles consideram, para escolha, os aplicativos que o celular possui; e no momento de decisão de compra, o que mais influencia é a aparência do celular, o preço e os aplicativos do aparelho. Os resultados em relação aos fatores influenciadores do processo de decisão de compra do celular foram: a aprendizagem, obtida no uso de outros telefones, ajuda esses jovens a escolher seu novo celular, através da boa experiência e prática adquiridas; eles são motivados pela mobilidade; quase todos percebem mais as informações sobre celular a sua volta; a atitude sobre o celular é favorável, visto que eles querem logo comprá-lo; em relação à personalidade, quase todos consideram as suas características pessoais quando compram um celular; os valores empregados no celular são quanto aos aplicativos que o telefone móvel possui, como internet, câmera e reprodutor de música; a família influencia na escolha do celular apenas quanto ao preço; grupo de amigos é o principal influenciador desses jovens; e a classe social influencia na faixa de preço do celular. 2013-04-01T13:25:38Z 2021-09-20T15:12:08Z 2015-12-15T14:23:05Z 2021-09-20T15:12:08Z 2012 bachelorThesis SOARES, Clarissa Alves. Comportamento de consumo e decisão de compra de telefonia móvel: um estudo exploratório com jovens da geração Z em Natal/RN. 2012. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35408 por restrict access (2 Years) application/pdf Administração
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Comportamento do consumidor
Influência
Decisão de compra
Geração Z
Telefonia móvel
Administração
spellingShingle Comportamento do consumidor
Influência
Decisão de compra
Geração Z
Telefonia móvel
Administração
Soares, Clarissa Alves
Comportamento de consumo e decisão de compra de telefonia móvel: um estudo exploratório com jovens da geração Z em Natal/RN
description O presente trabalho procurou compreender o comportamento de consumo e decisão de compra de telefonia móvel dos jovens da Geração Z em Natal/RN. A fim de atingir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa com onze jovens de 14 a 21 anos, através da técnica de entrevista de profundidade, comporta por quinze questões abertas e semiestruturadas. Nos resultados foi possível verificar que a razão principal para comprar um celular, considerada pelos entrevistados, é a comunicação de forma geral, eles querem estar disponíveis para contatar os amigos e seus pais. Já quanto ao processo de decisão de compra: no reconhecimento das necessidades, a maioria diz que querem um celular porque todos têm; na busca de informações, os amigos são a principal fonte; na avaliação das informações pesquisadas, eles consideram, para escolha, os aplicativos que o celular possui; e no momento de decisão de compra, o que mais influencia é a aparência do celular, o preço e os aplicativos do aparelho. Os resultados em relação aos fatores influenciadores do processo de decisão de compra do celular foram: a aprendizagem, obtida no uso de outros telefones, ajuda esses jovens a escolher seu novo celular, através da boa experiência e prática adquiridas; eles são motivados pela mobilidade; quase todos percebem mais as informações sobre celular a sua volta; a atitude sobre o celular é favorável, visto que eles querem logo comprá-lo; em relação à personalidade, quase todos consideram as suas características pessoais quando compram um celular; os valores empregados no celular são quanto aos aplicativos que o telefone móvel possui, como internet, câmera e reprodutor de música; a família influencia na escolha do celular apenas quanto ao preço; grupo de amigos é o principal influenciador desses jovens; e a classe social influencia na faixa de preço do celular.
author2 Araújo, Maria Valéria Pereira de
author_facet Araújo, Maria Valéria Pereira de
Soares, Clarissa Alves
format bachelorThesis
author Soares, Clarissa Alves
author_sort Soares, Clarissa Alves
title Comportamento de consumo e decisão de compra de telefonia móvel: um estudo exploratório com jovens da geração Z em Natal/RN
title_short Comportamento de consumo e decisão de compra de telefonia móvel: um estudo exploratório com jovens da geração Z em Natal/RN
title_full Comportamento de consumo e decisão de compra de telefonia móvel: um estudo exploratório com jovens da geração Z em Natal/RN
title_fullStr Comportamento de consumo e decisão de compra de telefonia móvel: um estudo exploratório com jovens da geração Z em Natal/RN
title_full_unstemmed Comportamento de consumo e decisão de compra de telefonia móvel: um estudo exploratório com jovens da geração Z em Natal/RN
title_sort comportamento de consumo e decisão de compra de telefonia móvel: um estudo exploratório com jovens da geração z em natal/rn
publisher Administração
publishDate 2013
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35408
work_keys_str_mv AT soaresclarissaalves comportamentodeconsumoedecisaodecompradetelefoniamovelumestudoexploratoriocomjovensdageracaozemnatalrn
_version_ 1773963049076523008