Compras coletivas: o olhar do consumidor final
Desde a popularização da internet o e-commerce tem facilitado e redesenhado as relações comerciais, criando o que hoje costumou-se chamar de varejo virtual. Essas adaptações do varejo tradicional não podem ser vistas como um diferencial competitivo, e sim como condição de sobrevivência até para as m...
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Administração
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ri-123456789-353962021-09-20T15:11:23Z Compras coletivas: o olhar do consumidor final Silva Filho, Alexandre Magno da Pignataro, Thelma Comportamento do consumidor Papéis de compra Percepção E-commerce Varejo virtual Compras coletivas Administração Desde a popularização da internet o e-commerce tem facilitado e redesenhado as relações comerciais, criando o que hoje costumou-se chamar de varejo virtual. Essas adaptações do varejo tradicional não podem ser vistas como um diferencial competitivo, e sim como condição de sobrevivência até para as mais tradicionais das empresas. Dentro desse contexto de inovações surgem as compras coletivas. No Brasil desde o inicio de 2010, já se tornou pauta obrigatória em todas as rodas de conversa e nas redes sociais, por oferecer descontos até então inimagináveis em vários estabelecimentos. Em seu primeiro ano o principal site do ramo, Peixe Urbano, teve um faturamento próximo a 100 milhões de reais segundo o site da revista exame, sucesso que pode ser comprovado também pelo grande número de sites similares que surgem todos os dias. Apesar de ter como principal estimulo para o consumo os grandes descontos, os clientes de compra coletiva estão bem atentos às marcas e os produtos comercializados e não estão dispostos a consumir aquilo que ainda não conhecem, mesmo pagando pouco por isso. Essa estratégia não é ideal quando se pensa apenas em conquistar um grande número de clientes, mas é perfeitamente eficaz para se aproximar desse consumidor. Em sua maioria, o consumidor está disposto a comentar entre os seus conhecidos a percepção dele em relação às empresas e, portanto, se torna um divulgador da marca, seja positivamente ou negativamente. Finalmente, cabe as empresas, após divulgar suas marcas nos sites de compras coletivas, se preparar para proporcionar uma experiência que construa uma percepção positiva entre os seus novos clientes. 2013-04-01T13:24:39Z 2021-09-20T15:11:23Z 2015-12-15T14:23:05Z 2021-09-20T15:11:23Z 2012 bachelorThesis SILVA FILHO, Alexandre Magno da. Compras coletivas: o olhar do consumidor final. 2012. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35396 por restrict access (2 Years) application/pdf Administração |
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Desde a popularização da internet o e-commerce tem facilitado e redesenhado as relações comerciais, criando o que hoje costumou-se chamar de varejo virtual. Essas adaptações do varejo tradicional não podem ser vistas como um diferencial competitivo, e sim como condição de sobrevivência até para as mais tradicionais das empresas. Dentro desse contexto de inovações surgem as compras coletivas. No Brasil desde o inicio de 2010, já se tornou pauta obrigatória em todas as rodas de conversa e nas redes sociais, por oferecer descontos até então inimagináveis em vários estabelecimentos. Em seu primeiro ano o principal site do ramo, Peixe Urbano, teve um faturamento próximo a 100 milhões de reais segundo o site da revista exame, sucesso que pode ser comprovado também pelo grande número de sites similares que surgem todos os dias. Apesar de ter como principal estimulo para o consumo os grandes descontos, os clientes de compra coletiva estão bem atentos às marcas e os produtos comercializados e não estão dispostos a consumir aquilo que ainda não conhecem, mesmo pagando pouco por isso. Essa estratégia não é ideal quando se pensa apenas em conquistar um grande número de clientes, mas é perfeitamente eficaz para se aproximar desse consumidor. Em sua maioria, o consumidor está disposto a comentar entre os seus conhecidos a percepção dele em relação às empresas e, portanto, se torna um divulgador da marca, seja positivamente ou negativamente. Finalmente, cabe as empresas, após divulgar suas marcas nos sites de compras coletivas, se preparar para proporcionar uma experiência que construa uma percepção positiva entre os seus novos clientes. |
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