Análise da percepção dos empreendedores sobre os elementos dos modelos de negócios com base no Business Model Canvas

Por todo mundo, o crescimento econômico dos países está diretamente ligado a criação e desenvolvimento de pequenas e médias empresas, e a melhor maneira de descrever a lógica de como essas organizações pretendem criar valor se dá através da representação do seu modelo de negócios em nove componentes...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Barreto, Caio Dainelli Andrade
Outros Autores: Medeiros Júnior, Josué Vitor de
Formato: bachelorThesis
Idioma:por
Publicado em: Administração
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35374
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Descrição
Resumo:Por todo mundo, o crescimento econômico dos países está diretamente ligado a criação e desenvolvimento de pequenas e médias empresas, e a melhor maneira de descrever a lógica de como essas organizações pretendem criar valor se dá através da representação do seu modelo de negócios em nove componentes básicos que refletem as relações entre clientes, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira. Os nove elementos são: segmento de clientes, proposta de valor, canais, relacionamento com clientes, fontes de receita, recursos principais, atividades-chave, parcerias principais, e estrutura de custo. Ao serem relacionados em uma ferramenta chamada Business Model Canvas, pode-se ter uma visão geral do funcionamento da empresa, fazendo com que o empreendedor ou a equipe de pessoas que estejam por trás de um empreendimento possam ter a mesma visão, partindo do mesmo ponto e, portanto falando a mesma linguagem sem, no entanto, suavizar a complexidade que existe por trás dos processos em uma organização. O presente trabalho contribui no sentido de tornar o Business Model Canvas aplicável e prático a realidade dos empreendedores, buscando relacionar os elementos da ferramenta às etapas de formação de novos negócios. Através da aplicação de questionários a 27 empresas, a pesquisa exploratória descritiva qualitativa, permitiu analisar a percepção dos empresários em relação aos 9 elementos classificando-os ordinalmente, utilizando-se do Método de Borda para análise dos dados coletados. Conclui-se que a ferramenta tem aplicabilidade a realidade dos empreendedores, no entanto, faz-se necessário orientações e acompanhamento para que a mesma seja utilizada de forma eficiente.