Geomarketing: estudo de áreas de influência de um restaurante de healthy food em Natal/ Anderson Leonardo de Castro Seabra

Esta pesquisa teve como objetivo analisar a distribuição geográfica dos clientes de um restaurante para identificar as regiões de maior potencial sob a perspectiva da Teoria das Áreas de Influência, um conceito essencial para os estudos sobre o setor varejista, pois reflete a dimensão especial da de...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Seabra, Anderson Leonardo de Castro
Outros Autores: Medeiros, Carlos Alberto Freire
Formato: bachelorThesis
Idioma:por
Publicado em: Administração
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35333
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-35333
record_format dspace
spelling ri-123456789-353332021-09-20T15:07:14Z Geomarketing: estudo de áreas de influência de um restaurante de healthy food em Natal/ Anderson Leonardo de Castro Seabra Seabra, Anderson Leonardo de Castro Medeiros, Carlos Alberto Freire Áreas de influência Geomarketing Localização varejista Sistema de informação geográfica Serviços de varejo de alimentação Esta pesquisa teve como objetivo analisar a distribuição geográfica dos clientes de um restaurante para identificar as regiões de maior potencial sob a perspectiva da Teoria das Áreas de Influência, um conceito essencial para os estudos sobre o setor varejista, pois reflete a dimensão especial da demanda do mercado para uma oferta específica. A revisão teórica abordou os principais conceitos sobre Localização Varejista, Geomarketing e Sistemas de Informações Geográficas. Esta investigação permitiu uma compreensão do fenômeno da área de influência e de variáveis que modelam seu comportamento. O método utilizado para esta pesquisa foi um estudo de caso com natureza de abordagem quantitativo-descritivo, apoiada em informações obtidas através da técnica do customer spotting e o uso dos softwares Google Maps e Google Fusion Table Beta para o georreferenciamento e análise dos dados. Como resultado foi possível identificar as áreas correspondentes a maior e menor proporção de clientes do estabelecimento, conhecer fatores que interferem no poder de atratividade do seu local de funcionamento e obter informações relevantes para o melhor ajuste do marketing mix da empresa. Foi verificado que a clientela do estabelecimento é de vizinhança, característica típica de regiões mais adensadas. Observou-se também que a densidade populacional não somente afeta a demanda, mas influencia o padrão de comportamento do consumidor. Nesse sentido notou-se que a predisposição para deslocar-se até o estabelecimento varia de acordo com o local de origem e o dia da semana. Verificou-se que as dificuldades no deslocamento são fatores inibidores da distância a ser percorrida. Por fim, considera-se que os resultados apresentaram-se satisfatórios uma vez que apresentam uma coerência com os conceitos e estudos apresentados na fundamentação teórica e no que foi proposto para este estudo. 2014-12-19T16:30:35Z 2021-09-20T15:07:14Z 2014-12-19T16:30:35Z 2021-09-20T15:07:14Z 2014 bachelorThesis SEABRA, Anderson Leonardo de Castro. Geomarketing: estudo de áreas de influência de um restaurante de healthy food em Natal. 2014. 105f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35333 por open access application/octet-stream Administração
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Áreas de influência
Geomarketing
Localização varejista
Sistema de informação geográfica
Serviços de varejo de alimentação
spellingShingle Áreas de influência
Geomarketing
Localização varejista
Sistema de informação geográfica
Serviços de varejo de alimentação
Seabra, Anderson Leonardo de Castro
Geomarketing: estudo de áreas de influência de um restaurante de healthy food em Natal/ Anderson Leonardo de Castro Seabra
description Esta pesquisa teve como objetivo analisar a distribuição geográfica dos clientes de um restaurante para identificar as regiões de maior potencial sob a perspectiva da Teoria das Áreas de Influência, um conceito essencial para os estudos sobre o setor varejista, pois reflete a dimensão especial da demanda do mercado para uma oferta específica. A revisão teórica abordou os principais conceitos sobre Localização Varejista, Geomarketing e Sistemas de Informações Geográficas. Esta investigação permitiu uma compreensão do fenômeno da área de influência e de variáveis que modelam seu comportamento. O método utilizado para esta pesquisa foi um estudo de caso com natureza de abordagem quantitativo-descritivo, apoiada em informações obtidas através da técnica do customer spotting e o uso dos softwares Google Maps e Google Fusion Table Beta para o georreferenciamento e análise dos dados. Como resultado foi possível identificar as áreas correspondentes a maior e menor proporção de clientes do estabelecimento, conhecer fatores que interferem no poder de atratividade do seu local de funcionamento e obter informações relevantes para o melhor ajuste do marketing mix da empresa. Foi verificado que a clientela do estabelecimento é de vizinhança, característica típica de regiões mais adensadas. Observou-se também que a densidade populacional não somente afeta a demanda, mas influencia o padrão de comportamento do consumidor. Nesse sentido notou-se que a predisposição para deslocar-se até o estabelecimento varia de acordo com o local de origem e o dia da semana. Verificou-se que as dificuldades no deslocamento são fatores inibidores da distância a ser percorrida. Por fim, considera-se que os resultados apresentaram-se satisfatórios uma vez que apresentam uma coerência com os conceitos e estudos apresentados na fundamentação teórica e no que foi proposto para este estudo.
author2 Medeiros, Carlos Alberto Freire
author_facet Medeiros, Carlos Alberto Freire
Seabra, Anderson Leonardo de Castro
format bachelorThesis
author Seabra, Anderson Leonardo de Castro
author_sort Seabra, Anderson Leonardo de Castro
title Geomarketing: estudo de áreas de influência de um restaurante de healthy food em Natal/ Anderson Leonardo de Castro Seabra
title_short Geomarketing: estudo de áreas de influência de um restaurante de healthy food em Natal/ Anderson Leonardo de Castro Seabra
title_full Geomarketing: estudo de áreas de influência de um restaurante de healthy food em Natal/ Anderson Leonardo de Castro Seabra
title_fullStr Geomarketing: estudo de áreas de influência de um restaurante de healthy food em Natal/ Anderson Leonardo de Castro Seabra
title_full_unstemmed Geomarketing: estudo de áreas de influência de um restaurante de healthy food em Natal/ Anderson Leonardo de Castro Seabra
title_sort geomarketing: estudo de áreas de influência de um restaurante de healthy food em natal/ anderson leonardo de castro seabra
publisher Administração
publishDate 2014
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35333
work_keys_str_mv AT seabraandersonleonardodecastro geomarketingestudodeareasdeinfluenciadeumrestaurantedehealthyfoodemnatalandersonleonardodecastroseabra
_version_ 1773965221312856064