Geomarketing: estudo de áreas de influência de um restaurante de healthy food em Natal/ Anderson Leonardo de Castro Seabra
Esta pesquisa teve como objetivo analisar a distribuição geográfica dos clientes de um restaurante para identificar as regiões de maior potencial sob a perspectiva da Teoria das Áreas de Influência, um conceito essencial para os estudos sobre o setor varejista, pois reflete a dimensão especial da de...
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Administração
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ri-123456789-353332021-09-20T15:07:14Z Geomarketing: estudo de áreas de influência de um restaurante de healthy food em Natal/ Anderson Leonardo de Castro Seabra Seabra, Anderson Leonardo de Castro Medeiros, Carlos Alberto Freire Áreas de influência Geomarketing Localização varejista Sistema de informação geográfica Serviços de varejo de alimentação Esta pesquisa teve como objetivo analisar a distribuição geográfica dos clientes de um restaurante para identificar as regiões de maior potencial sob a perspectiva da Teoria das Áreas de Influência, um conceito essencial para os estudos sobre o setor varejista, pois reflete a dimensão especial da demanda do mercado para uma oferta específica. A revisão teórica abordou os principais conceitos sobre Localização Varejista, Geomarketing e Sistemas de Informações Geográficas. Esta investigação permitiu uma compreensão do fenômeno da área de influência e de variáveis que modelam seu comportamento. O método utilizado para esta pesquisa foi um estudo de caso com natureza de abordagem quantitativo-descritivo, apoiada em informações obtidas através da técnica do customer spotting e o uso dos softwares Google Maps e Google Fusion Table Beta para o georreferenciamento e análise dos dados. Como resultado foi possível identificar as áreas correspondentes a maior e menor proporção de clientes do estabelecimento, conhecer fatores que interferem no poder de atratividade do seu local de funcionamento e obter informações relevantes para o melhor ajuste do marketing mix da empresa. Foi verificado que a clientela do estabelecimento é de vizinhança, característica típica de regiões mais adensadas. Observou-se também que a densidade populacional não somente afeta a demanda, mas influencia o padrão de comportamento do consumidor. Nesse sentido notou-se que a predisposição para deslocar-se até o estabelecimento varia de acordo com o local de origem e o dia da semana. Verificou-se que as dificuldades no deslocamento são fatores inibidores da distância a ser percorrida. Por fim, considera-se que os resultados apresentaram-se satisfatórios uma vez que apresentam uma coerência com os conceitos e estudos apresentados na fundamentação teórica e no que foi proposto para este estudo. 2014-12-19T16:30:35Z 2021-09-20T15:07:14Z 2014-12-19T16:30:35Z 2021-09-20T15:07:14Z 2014 bachelorThesis SEABRA, Anderson Leonardo de Castro. Geomarketing: estudo de áreas de influência de um restaurante de healthy food em Natal. 2014. 105f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35333 por open access application/octet-stream Administração |
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Esta pesquisa teve como objetivo analisar a distribuição geográfica dos clientes de um restaurante para identificar as regiões de maior potencial sob a perspectiva da Teoria das Áreas de Influência, um conceito essencial para os estudos sobre o setor varejista, pois reflete a dimensão especial da demanda do mercado para uma oferta específica. A revisão teórica abordou os principais conceitos sobre Localização Varejista, Geomarketing e Sistemas de Informações Geográficas. Esta investigação permitiu uma compreensão do fenômeno da área de influência e de variáveis que modelam seu comportamento. O método utilizado para esta pesquisa foi um estudo de caso com natureza de abordagem quantitativo-descritivo, apoiada em informações obtidas através da técnica do customer spotting e o uso dos softwares Google Maps e Google Fusion Table Beta para o georreferenciamento e análise dos dados. Como resultado foi possível identificar as áreas correspondentes a maior e menor proporção de clientes do estabelecimento, conhecer fatores que interferem no poder de atratividade do seu local de funcionamento e obter informações relevantes para o melhor ajuste do marketing mix da empresa. Foi verificado que a clientela do estabelecimento é de vizinhança, característica típica de regiões mais adensadas. Observou-se também que a densidade populacional não somente afeta a demanda, mas influencia o padrão de comportamento do consumidor. Nesse sentido notou-se que a predisposição para deslocar-se até o estabelecimento varia de acordo com o local de origem e o dia da semana. Verificou-se que as dificuldades no deslocamento são fatores inibidores da distância a ser percorrida. Por fim, considera-se que os resultados apresentaram-se satisfatórios uma vez que apresentam uma coerência com os conceitos e estudos apresentados na fundamentação teórica e no que foi proposto para este estudo. |
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Medeiros, Carlos Alberto Freire |
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