A influência dos personagens infantis nos consumidores de vestuário de 4 a 10 anos

Esta monografia tem como objetivo estudar os personagens infantis e a sua influência no processo de compra de vestuário para crianças. Cada vez mais, empresas que trabalham com o mercado infantil, usam personagens para aumentar a atratividade dos seus produtos. A Riachuelo segue esse exemplo para au...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Gentil, Sarah Marie
Outros Autores: Fernandes, Leandro Trigueiro
Formato: bachelorThesis
Idioma:por
Publicado em: Administração
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35326
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Esta monografia tem como objetivo estudar os personagens infantis e a sua influência no processo de compra de vestuário para crianças. Cada vez mais, empresas que trabalham com o mercado infantil, usam personagens para aumentar a atratividade dos seus produtos. A Riachuelo segue esse exemplo para aumentar as vendas do seu departamento infantil. O Ben10 é o personagem utilizado na coleção para meninos de 4 a 10 anos da empresa. Esse personagem já é licenciado da empresa há quatro anos. Assim surgiu a dúvida se existe a possibilidade de renovar e buscar novos personagens no mercado das licenças. As crianças compreendem um mercado muito particular, pois elas atuam em dois âmbitos do consumo familiar, ela pode ser uma importante influenciadora ou pode ser tratada como consumidora. Assim realizou-se uma pesquisa com pais e crianças para identificar quem são os decisores e os influenciadores no processo de compra de vestuário para meninos de 4 a 10 anos. Com todos esses dados em mãos, foram sugeridos, quais personagens, além do Ben 10, poderiam despertar interesse dos consumidores das Lojas Riachuelo. Inicialmente, buscou-se caracterizar a criança como consumidora e influenciadora da compra de roupas infantis. Foram estudados o contexto onde está inserida, seus hábitos e a influência exercida pelo meio sobre ela. Sendo assim, desejou-se averiguar quais personagens infantis exercem mais influência sobre as crianças, bem como quais são seus personagens favoritos. Finalmente, investigou-se quais os personagens, além do Ben10 e do Avengers, poderiam ser indicados à Lojas Riachuelo, por despertar o interesse das crianças. Baseado em conceitos teóricos, estruturou-se um método de pesquisa que consistiu em três técnicas. Foram aplicadas as técnicas de observação, grupo de foco e entrevistas em profundidade. A observação foi realizada nas Lojas Riachuelo, onde a pesquisadora observou os clientes na área infantil. O grupo de foco desenvolveu-se em uma escola de educação infantil em Natal com a participação de doze crianças de 6 anos. Finalizando a pesquisa, entrevistas em profundidade foram realizadas, colaborando para que se chegasse às conclusões desse trabalho.