Mídias sociais e suas influências no comportamento e decisão de compra de veículos: um estudo na percepção de natalenses da geração Z

With the expansion of internet use and the coming of social media, such as YouTube and WhatsApp, it was possible to shorten distances and make quick real-in-time information exchange, such as opinions about a product or service. Thus, this study aims to analyze and understand how social media can in...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Saulo Tavares da
Outros Autores: Araújo, Maria Valéria Pereira de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35271
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spelling ri-123456789-352712021-09-20T15:04:01Z Mídias sociais e suas influências no comportamento e decisão de compra de veículos: um estudo na percepção de natalenses da geração Z Silva, Saulo Tavares da Araújo, Maria Valéria Pereira de Araújo, Maria Valéria Pereira de Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra Brito, Max Leandro de Araújo Mídias sociais Comportamento do consumidor Geração Z Tomada de decisão Decisão de compra Veículo automotor Social media Consumer behavior Generation Z. Decision making Buying decision motor vehicle With the expansion of internet use and the coming of social media, such as YouTube and WhatsApp, it was possible to shorten distances and make quick real-in-time information exchange, such as opinions about a product or service. Thus, this study aims to analyze and understand how social media can influence the decision-making process for acquisition of vehicles by Generation Z public. In face of generational change, since Generation Z is more integrated with tech innovations, for being born during the Internet's expansion, how it can impact the buying decisions. To make this, an exploratory research was made with a focus group, where a semi structured script was applied to, with a qualitative approach. After conducting the interview, the results were analyzed, and it was found that, despite using the internet and social media in their daily lives, most young people, in the act of making high added value purchases, for example, vehicles, they still base their opinions on people from social life, as friends and relatives. However, they’re more open to online research for the opinions of other owners, to compare results. In addition, young people are concerned by the cost-benefit of the purchased product, to feel satisfied with the purchase. Com a ampliação do uso da internet e o surgimento das mídias sociais, como YouTube e WhatsApp, foi possível encurtar distâncias e tornar realidade uma troca instantânea de informações, como opiniões acerca de um produto ou serviço. Deste modo, o presente estudo tem como objetivo analisar e compreender como as mídias sociais podem influenciar no processo de tomada de decisão para a aquisição de veículos por jovens da geração Z. Diante das mudanças nas gerações, com o público da geração Z sendo mais integrado às novidades tecnológicas, por terem nascido durante a expansão da Internet, como isso pode impactar nas decisões de compra. Para isso, realizou-se uma pesquisa exploratória com um grupo focal, onde aplicou-se um roteiro semiestruturado, com uma abordagem qualitativa. Após a realização da entrevista, analisaram-se os resultados, e, constatou-se que, apesar de utilizarem as mídias sociais e a internet em seu cotidiano, a maioria dos jovens, no ato de realizarem compras de alto valor agregado, como veículos, ainda se baseiam em opiniões de pessoas do convívio social, como amigos e parentes. No entanto, são mais abertos a pesquisar na internet as opiniões de outros proprietários, a fim de comparar os resultados. Ademais, os jovens se preocupam com o custo-benefício do produto adquirido, com o intuito de se sentirem satisfeitos na compra. 2021-08-09T14:55:31Z 2021-09-20T15:04:01Z 2021-08-09T14:55:31Z 2021-09-20T15:04:01Z 2021-04 bachelorThesis 20170063234 SILVA, Saulo Tavares da. Mídias sociais e suas influências no comportamento e decisão de compra de veículos: um estudo na percepção de natalenses da geração Z. 2021. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35271 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Administração
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Mídias sociais e suas influências no comportamento e decisão de compra de veículos: um estudo na percepção de natalenses da geração Z
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