Gestão de projetos e transformação digital: um estudo qualitativo em uma rede de Supermercados do Nordeste

Since the beginning of 2020, the world has been suffering from the pandemic caused by the new coronavirus. Companies quickly had to adapt to this context, and retailing was no different. This paper aims to describe the role of the project office during the Digital Transformation process and the role...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Albuquerque, Gabriel Barbosa de
Outros Autores: Ramos, Anatália Saraiva Martins
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35235
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-35235
record_format dspace
spelling ri-123456789-352352021-09-20T15:02:18Z Gestão de projetos e transformação digital: um estudo qualitativo em uma rede de Supermercados do Nordeste Albuquerque, Gabriel Barbosa de Ramos, Anatália Saraiva Martins Ramos, Anatália Saraiva Martins Araújo, Afrânio Galdino Martins, Daniel de Araújo Transformação digital Gestão de projetos Rede de supermercados Digital transformation Project Management Network supermarkets Since the beginning of 2020, the world has been suffering from the pandemic caused by the new coronavirus. Companies quickly had to adapt to this context, and retailing was no different. This paper aims to describe the role of the project office during the Digital Transformation process and the role of Project management as facilitators of the actions that had to be undertaken by companies in this time of change. The research was carried out in a supermarket in the Northeast of Brazil, and mainly considered the context of the acceleration of the company's digitalization due to COVID-19. As a methodological procedure, a specific questionnaire was applied to each of the areas: Marketing, Information Technology, Human Resources and Project Office. The research is descriptive, and the approach is of a qualitative nature. With the result, it was verified that the Project Office was fundamental to follow up all the Digital Transformation actions within the organization, mainly through the coordination of the teams so that the corporate objectives are achieved. Desde o início de 2020, o mundo vem sofrendo com a pandemia ocasionada pelo novo coronavírus. As empresas rapidamente tiveram que se adaptar a esse contexto, e com o varejo não foi diferente. O presente trabalho tem como objetivo descrever a atuação do escritório de projetos durante o processo de Transformação Digital e o papel da gestão de Projetos como facilitadores das ações que tiveram que ser empreendidas pelas empresas nesse tempo de mudança. A pesquisa foi realizada em um supermercado da Região Nordeste do Brasil, e considerou principalmente o contexto da aceleração da digitalização da empresa em decorrência da COVID-19. Como procedimento metodológico, foi aplicado um questionário específico para cada uma das áreas: Marketing, Tecnologia da Informação, Recursos Humanos e Escritório de Projetos. A pesquisa é do tipo descritivo e a abordagem é de cunho qualitativo. Com o resultado, foi verificado que o Escritório de Projetos foi fundamental para dar seguimento a todas as ações da Transformação Digital dentro da organização, principalmente através da coordenação das equipes para que os objetivos corporativos sejam alcançados. 2020-12-16T18:47:12Z 2021-09-20T15:02:18Z 2020-12-16T18:47:12Z 2021-09-20T15:02:18Z 2020-11-27 bachelorThesis 20160114527 ALBUQUERQUE, Gabriel Barbosa de. Gestão de projetos e transformação digital: um estudo qualitativo em uma rede de Supermercados do Nordeste. 2020. 61 f. Monografia (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35235 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Administração
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Transformação digital
Gestão de projetos
Rede de supermercados
Digital transformation
Project Management
Network supermarkets
spellingShingle Transformação digital
Gestão de projetos
Rede de supermercados
Digital transformation
Project Management
Network supermarkets
Albuquerque, Gabriel Barbosa de
Gestão de projetos e transformação digital: um estudo qualitativo em uma rede de Supermercados do Nordeste
description Since the beginning of 2020, the world has been suffering from the pandemic caused by the new coronavirus. Companies quickly had to adapt to this context, and retailing was no different. This paper aims to describe the role of the project office during the Digital Transformation process and the role of Project management as facilitators of the actions that had to be undertaken by companies in this time of change. The research was carried out in a supermarket in the Northeast of Brazil, and mainly considered the context of the acceleration of the company's digitalization due to COVID-19. As a methodological procedure, a specific questionnaire was applied to each of the areas: Marketing, Information Technology, Human Resources and Project Office. The research is descriptive, and the approach is of a qualitative nature. With the result, it was verified that the Project Office was fundamental to follow up all the Digital Transformation actions within the organization, mainly through the coordination of the teams so that the corporate objectives are achieved.
author2 Ramos, Anatália Saraiva Martins
author_facet Ramos, Anatália Saraiva Martins
Albuquerque, Gabriel Barbosa de
format bachelorThesis
author Albuquerque, Gabriel Barbosa de
author_sort Albuquerque, Gabriel Barbosa de
title Gestão de projetos e transformação digital: um estudo qualitativo em uma rede de Supermercados do Nordeste
title_short Gestão de projetos e transformação digital: um estudo qualitativo em uma rede de Supermercados do Nordeste
title_full Gestão de projetos e transformação digital: um estudo qualitativo em uma rede de Supermercados do Nordeste
title_fullStr Gestão de projetos e transformação digital: um estudo qualitativo em uma rede de Supermercados do Nordeste
title_full_unstemmed Gestão de projetos e transformação digital: um estudo qualitativo em uma rede de Supermercados do Nordeste
title_sort gestão de projetos e transformação digital: um estudo qualitativo em uma rede de supermercados do nordeste
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2020
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35235
work_keys_str_mv AT albuquerquegabrielbarbosade gestaodeprojetosetransformacaodigitalumestudoqualitativoemumarededesupermercadosdonordeste
_version_ 1773966875309375488