Tecendo redes: uma análise sobre o banco comunitário de Pureza - Bebida Velha/RN e sua relação com seus beneficiários

Relationship marketing is a recurrent theme in the market and consumer research, and an extremely essential in relationships between solidarity economy initiatives, where community relations are the center of everything. The objective of this paper is to evaluate how the socioeconomic relations betw...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Gomes, Julia da Silva
Outros Autores: Cardoso, Bruno Luan Dantas
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35213
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-35213
record_format dspace
spelling ri-123456789-352132021-09-20T15:01:22Z Tecendo redes: uma análise sobre o banco comunitário de Pureza - Bebida Velha/RN e sua relação com seus beneficiários Gomes, Julia da Silva Cardoso, Bruno Luan Dantas Souza, Washington José de Paiva, Juarez Azevedo de Marketing de relacionamento Bancos comunitários de Desenvolvimento Finanças solidárias Relationship marketing is a recurrent theme in the market and consumer research, and an extremely essential in relationships between solidarity economy initiatives, where community relations are the center of everything. The objective of this paper is to evaluate how the socioeconomic relations between the Banco Comunitário de Pureza (BCP), its users and local commerce are characterized in the community of Bebida Velha/RN. Firstly, the paper addresses the themes of solidarity economy, solidarity finance and community banking and relationship marketing applied to grassroots organizations, with all their depth, dimensions and specificity. Alongside this, the results of the application of an adapted Mallmann's survey of a relationship analysis scale are analyzed to measure the attributes of Relationship Marketing, segmented by the dimensions: Dependence, Comparisons, Investment, Information Exchange, Trust and Commitment, where it was possible to verify that, in general, there is a good relationship between the beneficiaries and the BCP, but with specific dimensions that have neutral or low scores. O marketing de relacionamento é tema recorrente nos estudos de mercado e do consumidor, e ferramenta extremamente indispensável nas relações entre iniciativas de economia solidária, onde as relações com a comunidade são o centro de tudo. Este trabalho tem como objetivo avaliar como se caracterizam as relações socioeconômicas entre o Banco Comunitário de Pureza (BCP), seus usuários e o comércio local, na comunidade de Bebida Velha/RN. Incialmente o trabalho aborda os temas de economia solidária, finanças solidárias, bancos comunitários e marketing de relacionamento aplicado a organizações de bases comunitárias, com toda sua profundidade, dimensões e especificidade. Logo após, são analisados os resultados da aplicação de um questionário adaptado a partir da escala de análise de relacionamento de Mallmann (2015), para mensurar os atributos de Marketing de Relacionamento, segmentados pelas dimensões: Dependência, Comparações, Investimento, Troca de Informações, Confiança e Comprometimento, onde foi possível constatar que, de forma geral, existe um bom relacionamento entre os beneficiários e o BCP, porém com dimensões específicas que possuem pontuações neutras ou baixas. 2019-07-02T13:45:59Z 2021-09-20T15:01:22Z 2019-07-02T13:45:59Z 2021-09-20T15:01:22Z 2019-06-21 bachelorThesis 2014044501 GOMES, Julia. Tecendo redes: uma análise sobre o banco comunitário de pureza - Bebida Velha/RN e sua relação com seus beneficiários. 2019. 85f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, UFRN, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35213 pt_BR Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Administração
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Marketing de relacionamento
Bancos comunitários de Desenvolvimento
Finanças solidárias
spellingShingle Marketing de relacionamento
Bancos comunitários de Desenvolvimento
Finanças solidárias
Gomes, Julia da Silva
Tecendo redes: uma análise sobre o banco comunitário de Pureza - Bebida Velha/RN e sua relação com seus beneficiários
description Relationship marketing is a recurrent theme in the market and consumer research, and an extremely essential in relationships between solidarity economy initiatives, where community relations are the center of everything. The objective of this paper is to evaluate how the socioeconomic relations between the Banco Comunitário de Pureza (BCP), its users and local commerce are characterized in the community of Bebida Velha/RN. Firstly, the paper addresses the themes of solidarity economy, solidarity finance and community banking and relationship marketing applied to grassroots organizations, with all their depth, dimensions and specificity. Alongside this, the results of the application of an adapted Mallmann's survey of a relationship analysis scale are analyzed to measure the attributes of Relationship Marketing, segmented by the dimensions: Dependence, Comparisons, Investment, Information Exchange, Trust and Commitment, where it was possible to verify that, in general, there is a good relationship between the beneficiaries and the BCP, but with specific dimensions that have neutral or low scores.
author2 Cardoso, Bruno Luan Dantas
author_facet Cardoso, Bruno Luan Dantas
Gomes, Julia da Silva
format bachelorThesis
author Gomes, Julia da Silva
author_sort Gomes, Julia da Silva
title Tecendo redes: uma análise sobre o banco comunitário de Pureza - Bebida Velha/RN e sua relação com seus beneficiários
title_short Tecendo redes: uma análise sobre o banco comunitário de Pureza - Bebida Velha/RN e sua relação com seus beneficiários
title_full Tecendo redes: uma análise sobre o banco comunitário de Pureza - Bebida Velha/RN e sua relação com seus beneficiários
title_fullStr Tecendo redes: uma análise sobre o banco comunitário de Pureza - Bebida Velha/RN e sua relação com seus beneficiários
title_full_unstemmed Tecendo redes: uma análise sobre o banco comunitário de Pureza - Bebida Velha/RN e sua relação com seus beneficiários
title_sort tecendo redes: uma análise sobre o banco comunitário de pureza - bebida velha/rn e sua relação com seus beneficiários
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2019
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35213
work_keys_str_mv AT gomesjuliadasilva tecendoredesumaanalisesobreobancocomunitariodepurezabebidavelharnesuarelacaocomseusbeneficiarios
_version_ 1773967490138767360