Marketing pessoal na gestão de carreira: um estudo na percepção dos egressos do curso de Administração de uma IES pública de Natal-RN

Esta pesquisa teve como objetivo estudar a percepção dos administradores formados na UFRN sobre marketing pessoal na gestão de suas carreiras. O estudo apresenta importantes conceitos sobre marketing pessoal e gestão de carreiras, com o intuito de incentivar os administradores como forma de prepar...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Paula, Sara Priscila Revoredo de
Outros Autores: Araújo, Maria Valéria Pereira de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35164
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-35164
record_format dspace
spelling ri-123456789-351642021-09-20T14:59:17Z Marketing pessoal na gestão de carreira: um estudo na percepção dos egressos do curso de Administração de uma IES pública de Natal-RN Paula, Sara Priscila Revoredo de Araújo, Maria Valéria Pereira de Araújo Filho, Gabriel Martins de Oliveira, Patrícia Whebber Souza de Marketing pessoal Carreira profissional Administração Esta pesquisa teve como objetivo estudar a percepção dos administradores formados na UFRN sobre marketing pessoal na gestão de suas carreiras. O estudo apresenta importantes conceitos sobre marketing pessoal e gestão de carreiras, com o intuito de incentivar os administradores como forma de preparação para se inserirem no mercado de trabalho ou galgar novas posições hierárquicas. O tema se torna importante devido às constantes mudanças no cenário do trabalho. Sendo assim, faz-se necessário saber se esses administradores procuram meios de se inserirem ou se reposicionarem no mercado de trabalho aplicando o planejamento de marketing pessoal na gestão de suas carreiras, já que esse planejamento ajuda no desenvolvimento profissional, para então, coloca-los em evidência e ganhar a atenção do público-alvo, atuando assim, como uma vantagem competitiva. Este estudo possui natureza descritiva, adotando-se a abordagem quantitativa na análise dos dados. A coleta de dados se deu através da aplicação de um questionário fechado para 39,6% dos alunos egressos do curso de administração, formados pela UFRN no ano de 2012, matriculados no turno noturno. Após os dados serem tabulados, foram realizadas uma análise e interpretação dos resultados, onde foi constatado que, a maioria dos administradores formados pela UFRN tem consciência da importância da promoção de sua imagem no mercado de trabalho, faz o planejamento de suas carreiras e até utilizam algumas ferramentas do marketing pessoal, porém, não costumam conciliar tudo isso num plano de marketing pessoal. Os objetivos propostos foram alcançados, pois foi identificado o perfil biográfico e acadêmico dos indivíduos da pesquisa e foi analisado a forma como percebem e aplicam o marketing pessoal na gestão de suas carreiras. Levando em consideração a proposta da pesquisa, este estudo poderá contribuir para o aperfeiçoamento das disciplinas que abordam estas áreas e contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos administradores. 2017-11-22T15:04:58Z 2021-09-20T14:59:17Z 2017-11-22T15:04:58Z 2021-09-20T14:59:17Z 2017 bachelorThesis 200702769 PAULA, Sara Priscila Revoredo de. Marketing pessoal na gestão de carreira: um estudo na percepção dos egressos do curso de Administração de uma IES pública de Natal-RN. 2017. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35164 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Administração
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Marketing pessoal
Carreira profissional
Administração
spellingShingle Marketing pessoal
Carreira profissional
Administração
Paula, Sara Priscila Revoredo de
Marketing pessoal na gestão de carreira: um estudo na percepção dos egressos do curso de Administração de uma IES pública de Natal-RN
description Esta pesquisa teve como objetivo estudar a percepção dos administradores formados na UFRN sobre marketing pessoal na gestão de suas carreiras. O estudo apresenta importantes conceitos sobre marketing pessoal e gestão de carreiras, com o intuito de incentivar os administradores como forma de preparação para se inserirem no mercado de trabalho ou galgar novas posições hierárquicas. O tema se torna importante devido às constantes mudanças no cenário do trabalho. Sendo assim, faz-se necessário saber se esses administradores procuram meios de se inserirem ou se reposicionarem no mercado de trabalho aplicando o planejamento de marketing pessoal na gestão de suas carreiras, já que esse planejamento ajuda no desenvolvimento profissional, para então, coloca-los em evidência e ganhar a atenção do público-alvo, atuando assim, como uma vantagem competitiva. Este estudo possui natureza descritiva, adotando-se a abordagem quantitativa na análise dos dados. A coleta de dados se deu através da aplicação de um questionário fechado para 39,6% dos alunos egressos do curso de administração, formados pela UFRN no ano de 2012, matriculados no turno noturno. Após os dados serem tabulados, foram realizadas uma análise e interpretação dos resultados, onde foi constatado que, a maioria dos administradores formados pela UFRN tem consciência da importância da promoção de sua imagem no mercado de trabalho, faz o planejamento de suas carreiras e até utilizam algumas ferramentas do marketing pessoal, porém, não costumam conciliar tudo isso num plano de marketing pessoal. Os objetivos propostos foram alcançados, pois foi identificado o perfil biográfico e acadêmico dos indivíduos da pesquisa e foi analisado a forma como percebem e aplicam o marketing pessoal na gestão de suas carreiras. Levando em consideração a proposta da pesquisa, este estudo poderá contribuir para o aperfeiçoamento das disciplinas que abordam estas áreas e contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos administradores.
author2 Araújo, Maria Valéria Pereira de
author_facet Araújo, Maria Valéria Pereira de
Paula, Sara Priscila Revoredo de
format bachelorThesis
author Paula, Sara Priscila Revoredo de
author_sort Paula, Sara Priscila Revoredo de
title Marketing pessoal na gestão de carreira: um estudo na percepção dos egressos do curso de Administração de uma IES pública de Natal-RN
title_short Marketing pessoal na gestão de carreira: um estudo na percepção dos egressos do curso de Administração de uma IES pública de Natal-RN
title_full Marketing pessoal na gestão de carreira: um estudo na percepção dos egressos do curso de Administração de uma IES pública de Natal-RN
title_fullStr Marketing pessoal na gestão de carreira: um estudo na percepção dos egressos do curso de Administração de uma IES pública de Natal-RN
title_full_unstemmed Marketing pessoal na gestão de carreira: um estudo na percepção dos egressos do curso de Administração de uma IES pública de Natal-RN
title_sort marketing pessoal na gestão de carreira: um estudo na percepção dos egressos do curso de administração de uma ies pública de natal-rn
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35164
work_keys_str_mv AT paulasarapriscilarevoredode marketingpessoalnagestaodecarreiraumestudonapercepcaodosegressosdocursodeadministracaodeumaiespublicadenatalrn
_version_ 1773964990612504576