Marketing pessoal na gestão de carreira: um estudo na percepção dos egressos do curso de Administração de uma IES pública de Natal-RN
Esta pesquisa teve como objetivo estudar a percepção dos administradores formados na UFRN sobre marketing pessoal na gestão de suas carreiras. O estudo apresenta importantes conceitos sobre marketing pessoal e gestão de carreiras, com o intuito de incentivar os administradores como forma de prepar...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35164 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-35164 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-351642021-09-20T14:59:17Z Marketing pessoal na gestão de carreira: um estudo na percepção dos egressos do curso de Administração de uma IES pública de Natal-RN Paula, Sara Priscila Revoredo de Araújo, Maria Valéria Pereira de Araújo Filho, Gabriel Martins de Oliveira, Patrícia Whebber Souza de Marketing pessoal Carreira profissional Administração Esta pesquisa teve como objetivo estudar a percepção dos administradores formados na UFRN sobre marketing pessoal na gestão de suas carreiras. O estudo apresenta importantes conceitos sobre marketing pessoal e gestão de carreiras, com o intuito de incentivar os administradores como forma de preparação para se inserirem no mercado de trabalho ou galgar novas posições hierárquicas. O tema se torna importante devido às constantes mudanças no cenário do trabalho. Sendo assim, faz-se necessário saber se esses administradores procuram meios de se inserirem ou se reposicionarem no mercado de trabalho aplicando o planejamento de marketing pessoal na gestão de suas carreiras, já que esse planejamento ajuda no desenvolvimento profissional, para então, coloca-los em evidência e ganhar a atenção do público-alvo, atuando assim, como uma vantagem competitiva. Este estudo possui natureza descritiva, adotando-se a abordagem quantitativa na análise dos dados. A coleta de dados se deu através da aplicação de um questionário fechado para 39,6% dos alunos egressos do curso de administração, formados pela UFRN no ano de 2012, matriculados no turno noturno. Após os dados serem tabulados, foram realizadas uma análise e interpretação dos resultados, onde foi constatado que, a maioria dos administradores formados pela UFRN tem consciência da importância da promoção de sua imagem no mercado de trabalho, faz o planejamento de suas carreiras e até utilizam algumas ferramentas do marketing pessoal, porém, não costumam conciliar tudo isso num plano de marketing pessoal. Os objetivos propostos foram alcançados, pois foi identificado o perfil biográfico e acadêmico dos indivíduos da pesquisa e foi analisado a forma como percebem e aplicam o marketing pessoal na gestão de suas carreiras. Levando em consideração a proposta da pesquisa, este estudo poderá contribuir para o aperfeiçoamento das disciplinas que abordam estas áreas e contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos administradores. 2017-11-22T15:04:58Z 2021-09-20T14:59:17Z 2017-11-22T15:04:58Z 2021-09-20T14:59:17Z 2017 bachelorThesis 200702769 PAULA, Sara Priscila Revoredo de. Marketing pessoal na gestão de carreira: um estudo na percepção dos egressos do curso de Administração de uma IES pública de Natal-RN. 2017. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35164 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Administração |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Marketing pessoal Carreira profissional Administração |
spellingShingle |
Marketing pessoal Carreira profissional Administração Paula, Sara Priscila Revoredo de Marketing pessoal na gestão de carreira: um estudo na percepção dos egressos do curso de Administração de uma IES pública de Natal-RN |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo estudar a percepção dos administradores formados na UFRN sobre marketing pessoal na gestão de suas carreiras. O estudo apresenta importantes conceitos sobre marketing pessoal e gestão de carreiras, com o intuito de incentivar os administradores como forma de preparação para se inserirem no mercado de trabalho ou galgar novas posições hierárquicas. O tema se torna importante devido às constantes mudanças no cenário do trabalho. Sendo assim, faz-se necessário saber se esses administradores procuram meios de se inserirem ou se reposicionarem no mercado de trabalho aplicando o planejamento de marketing pessoal na gestão de suas carreiras, já que esse planejamento ajuda no desenvolvimento profissional, para então, coloca-los em evidência e ganhar a atenção do público-alvo, atuando assim, como uma vantagem competitiva. Este estudo possui natureza descritiva, adotando-se a abordagem quantitativa na análise dos dados. A coleta de dados se deu através da aplicação de um questionário fechado para 39,6% dos alunos egressos do curso de administração, formados pela UFRN no ano de 2012, matriculados no turno noturno. Após os dados serem tabulados, foram realizadas uma análise e interpretação dos resultados, onde foi constatado que, a maioria dos administradores formados pela UFRN tem consciência da importância da promoção de sua imagem no mercado de trabalho, faz o planejamento de suas carreiras e até utilizam algumas ferramentas do marketing pessoal, porém, não costumam conciliar tudo isso num plano de marketing pessoal. Os objetivos propostos foram alcançados, pois foi identificado o perfil biográfico e acadêmico dos indivíduos da pesquisa e foi analisado a forma como percebem e aplicam o marketing pessoal na gestão de suas carreiras. Levando em consideração a proposta da pesquisa, este estudo poderá contribuir para o aperfeiçoamento das disciplinas que abordam estas áreas e contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos administradores. |
author2 |
Araújo, Maria Valéria Pereira de |
author_facet |
Araújo, Maria Valéria Pereira de Paula, Sara Priscila Revoredo de |
format |
bachelorThesis |
author |
Paula, Sara Priscila Revoredo de |
author_sort |
Paula, Sara Priscila Revoredo de |
title |
Marketing pessoal na gestão de carreira: um estudo na percepção dos egressos do curso de Administração de uma IES pública de Natal-RN |
title_short |
Marketing pessoal na gestão de carreira: um estudo na percepção dos egressos do curso de Administração de uma IES pública de Natal-RN |
title_full |
Marketing pessoal na gestão de carreira: um estudo na percepção dos egressos do curso de Administração de uma IES pública de Natal-RN |
title_fullStr |
Marketing pessoal na gestão de carreira: um estudo na percepção dos egressos do curso de Administração de uma IES pública de Natal-RN |
title_full_unstemmed |
Marketing pessoal na gestão de carreira: um estudo na percepção dos egressos do curso de Administração de uma IES pública de Natal-RN |
title_sort |
marketing pessoal na gestão de carreira: um estudo na percepção dos egressos do curso de administração de uma ies pública de natal-rn |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2017 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35164 |
work_keys_str_mv |
AT paulasarapriscilarevoredode marketingpessoalnagestaodecarreiraumestudonapercepcaodosegressosdocursodeadministracaodeumaiespublicadenatalrn |
_version_ |
1773964990612504576 |