Gestão de compras: um estudo de caso em uma empresa do ramo de locação de equipamentos

Atualmente, a Função Compras representa um papel estratégico e um fator crucial na administração de uma empresa, pois, dependendo de como é conduzida, pode agregar valor, reduzir o custo, potencializar os lucros e gerar vantagens competitivas, garantindo assim o crescimento das organizações. Diant...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Asth, Bruno Fernandes da Silveira
Outros Autores: Feitor, Carlos David Cequeira
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35163
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-35163
record_format dspace
spelling ri-123456789-351632021-09-20T14:59:15Z Gestão de compras: um estudo de caso em uma empresa do ramo de locação de equipamentos Asth, Bruno Fernandes da Silveira Feitor, Carlos David Cequeira Martins, Daniel de Araújo Araújo, Matilde Medeiros de Compras Análise de desempenho Fluxograma Posicionamento estratégico Atualmente, a Função Compras representa um papel estratégico e um fator crucial na administração de uma empresa, pois, dependendo de como é conduzida, pode agregar valor, reduzir o custo, potencializar os lucros e gerar vantagens competitivas, garantindo assim o crescimento das organizações. Diante das mudanças ocorridas nas organizações, a Função Compras deixou de ser vista como uma atividade operacional e rotineira para se posicionar de forma estratégica e integrada com os objetivos da organização. Neste contexto, por meio de uma abordagem qualitativa, este estudo de caso analisou o processo de gerenciamento de compras em uma empresa do setor de locação de equipamentos para a construção civil. A metodologia utilizada consistiu na realização de questionário com o diretor e com o gerente operacional da empresa pesquisada. Além disso, foi realizado um fluxograma para detalhar e analisar os processos de compras baseado em pesquisa documental e bibliográfica. A metodologia utilizada permitiu identificar que o processo de compras na organização pesquisada segue o ciclo de compras proposto na literatura, porém a Função Compras da empresa não possui um posicionamento estratégico alinhado com os objetivos e metas da organização. A empresa não possui um sistema para análise de desempenho da Função Compras e tão pouco dos fornecedores e, dessa forma, o setor de compras na empresa atua em uma função meramente operacional. No entanto, constatou-se que o sistema de informação integrado (ERP), apesar de atender muito bem as necessidades da empresa, está sendo sub- utilizado, pois possui ferramentas que não estão sendo utilizadas, mas que podem auxiliar no processo de análise de desempenho da Função Compras e dos fornecedores. Portanto, foram feitas algumas sugestões para que a Função Compras da empresa tenha uma transição de uma atividade somente operacional para um posicionamento estratégico. 2017-11-22T14:38:46Z 2021-09-20T14:59:15Z 2017-11-22T14:38:46Z 2021-09-20T14:59:15Z 2017 bachelorThesis 2012909360 ASTH, Bruno Fernandes da Silveira. Gestão de compras: um estudo de caso em uma empresa do ramo de locação de equipamentos. 2017. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35163 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Administração
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Compras
Análise de desempenho
Fluxograma
Posicionamento estratégico
spellingShingle Compras
Análise de desempenho
Fluxograma
Posicionamento estratégico
Asth, Bruno Fernandes da Silveira
Gestão de compras: um estudo de caso em uma empresa do ramo de locação de equipamentos
description Atualmente, a Função Compras representa um papel estratégico e um fator crucial na administração de uma empresa, pois, dependendo de como é conduzida, pode agregar valor, reduzir o custo, potencializar os lucros e gerar vantagens competitivas, garantindo assim o crescimento das organizações. Diante das mudanças ocorridas nas organizações, a Função Compras deixou de ser vista como uma atividade operacional e rotineira para se posicionar de forma estratégica e integrada com os objetivos da organização. Neste contexto, por meio de uma abordagem qualitativa, este estudo de caso analisou o processo de gerenciamento de compras em uma empresa do setor de locação de equipamentos para a construção civil. A metodologia utilizada consistiu na realização de questionário com o diretor e com o gerente operacional da empresa pesquisada. Além disso, foi realizado um fluxograma para detalhar e analisar os processos de compras baseado em pesquisa documental e bibliográfica. A metodologia utilizada permitiu identificar que o processo de compras na organização pesquisada segue o ciclo de compras proposto na literatura, porém a Função Compras da empresa não possui um posicionamento estratégico alinhado com os objetivos e metas da organização. A empresa não possui um sistema para análise de desempenho da Função Compras e tão pouco dos fornecedores e, dessa forma, o setor de compras na empresa atua em uma função meramente operacional. No entanto, constatou-se que o sistema de informação integrado (ERP), apesar de atender muito bem as necessidades da empresa, está sendo sub- utilizado, pois possui ferramentas que não estão sendo utilizadas, mas que podem auxiliar no processo de análise de desempenho da Função Compras e dos fornecedores. Portanto, foram feitas algumas sugestões para que a Função Compras da empresa tenha uma transição de uma atividade somente operacional para um posicionamento estratégico.
author2 Feitor, Carlos David Cequeira
author_facet Feitor, Carlos David Cequeira
Asth, Bruno Fernandes da Silveira
format bachelorThesis
author Asth, Bruno Fernandes da Silveira
author_sort Asth, Bruno Fernandes da Silveira
title Gestão de compras: um estudo de caso em uma empresa do ramo de locação de equipamentos
title_short Gestão de compras: um estudo de caso em uma empresa do ramo de locação de equipamentos
title_full Gestão de compras: um estudo de caso em uma empresa do ramo de locação de equipamentos
title_fullStr Gestão de compras: um estudo de caso em uma empresa do ramo de locação de equipamentos
title_full_unstemmed Gestão de compras: um estudo de caso em uma empresa do ramo de locação de equipamentos
title_sort gestão de compras: um estudo de caso em uma empresa do ramo de locação de equipamentos
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35163
work_keys_str_mv AT asthbrunofernandesdasilveira gestaodecomprasumestudodecasoemumaempresadoramodelocacaodeequipamentos
_version_ 1773965446697975808