Gestão de compras: um estudo de caso em uma empresa do ramo de locação de equipamentos

Atualmente, a Função Compras representa um papel estratégico e um fator crucial na administração de uma empresa, pois, dependendo de como é conduzida, pode agregar valor, reduzir o custo, potencializar os lucros e gerar vantagens competitivas, garantindo assim o crescimento das organizações. Diant...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Asth, Bruno Fernandes da Silveira
Outros Autores: Feitor, Carlos David Cequeira
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35163
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Descrição
Resumo:Atualmente, a Função Compras representa um papel estratégico e um fator crucial na administração de uma empresa, pois, dependendo de como é conduzida, pode agregar valor, reduzir o custo, potencializar os lucros e gerar vantagens competitivas, garantindo assim o crescimento das organizações. Diante das mudanças ocorridas nas organizações, a Função Compras deixou de ser vista como uma atividade operacional e rotineira para se posicionar de forma estratégica e integrada com os objetivos da organização. Neste contexto, por meio de uma abordagem qualitativa, este estudo de caso analisou o processo de gerenciamento de compras em uma empresa do setor de locação de equipamentos para a construção civil. A metodologia utilizada consistiu na realização de questionário com o diretor e com o gerente operacional da empresa pesquisada. Além disso, foi realizado um fluxograma para detalhar e analisar os processos de compras baseado em pesquisa documental e bibliográfica. A metodologia utilizada permitiu identificar que o processo de compras na organização pesquisada segue o ciclo de compras proposto na literatura, porém a Função Compras da empresa não possui um posicionamento estratégico alinhado com os objetivos e metas da organização. A empresa não possui um sistema para análise de desempenho da Função Compras e tão pouco dos fornecedores e, dessa forma, o setor de compras na empresa atua em uma função meramente operacional. No entanto, constatou-se que o sistema de informação integrado (ERP), apesar de atender muito bem as necessidades da empresa, está sendo sub- utilizado, pois possui ferramentas que não estão sendo utilizadas, mas que podem auxiliar no processo de análise de desempenho da Função Compras e dos fornecedores. Portanto, foram feitas algumas sugestões para que a Função Compras da empresa tenha uma transição de uma atividade somente operacional para um posicionamento estratégico.