Estudo avaliativo do comprometimento organizacional dos funcionários do Banco do Brasil: um estudo de caso na agência Nordestão/RN

Com a crescente competição entre as empresas e a maior dificuldade de se estabilizar no mercado, é comum que as empresas busquem entender o que possa vir a ser um diferencial competitivo para as mesmas. Tendo em vista o valor do homem neste ambiente, sugere-se, então, atribuir elevada importância ao...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Adolfo Rodrigo de Araújo
Outros Autores: Ferreira, Antônio Carlos
Formato: bachelorThesis
Idioma:por
Publicado em: Administração
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35088
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Descrição
Resumo:Com a crescente competição entre as empresas e a maior dificuldade de se estabilizar no mercado, é comum que as empresas busquem entender o que possa vir a ser um diferencial competitivo para as mesmas. Tendo em vista o valor do homem neste ambiente, sugere-se, então, atribuir elevada importância ao estudo do comprometimento do funcionário com o seu ambiente de trabalho. É consenso entre os autores que um alto nível de comprometimento organizacional por si só não é garantia de sucesso, mas que com certeza funcionários comprometidos são mais envolvidos e doam mais de si, a fim de alcançar os objetivos da organização. Posto isso, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar o nível de comprometimento organizacional dos colaboradores lotados na agência Nordestão/RN do Banco do Brasil S.A., utilizando o modelo de Meyer e Allen, que classifica o comprometimento organizacional em três dimensões: afetivo, instrumental e normativo. Para tanto foram aplicados 20 questionários com questões fechadas com o objetivo de mensurar o comprometimento organizacional dos servidores. Na primeira parte do questionário o funcionário apresentou seus dados demográficos e biográficos. Os resultados obtidos mostram que os colaboradores tendem a ser mais comprometidos instrumentalmente. Entretanto, observou-se um baixo nível de comprometimento normativo e afetivo, respectivamente. Recomenda-se que sejam realizadas pesquisas de caráter qualitativo, a fim de verificar outras variáveis não identificáveis no estudo quantitativo, visando identificar mudanças e melhorias na prática de gestão de pessoas, aumentando, desta forma, o nível de comprometimento dos funcionários.