O papel da gestão de marketing no apoio as empresas incubadas: um estudo de caso na incubadora Inova Metrópole

As incubadoras de empresas são responsáveis por dar suporte aos novos empreendimentos nascentes, objetivando o sucesso dos mesmos. Com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento das empresas, as incubadoras disponibilizam diversos serviços de modo a apoiar os gestores. Dentre esses serviços p...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Cosme, Cayo Cesar Rodrigues
Outros Autores: Araújo, Maria Valéria Pereira de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35053
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-35053
record_format dspace
spelling ri-123456789-350532021-09-20T14:55:58Z O papel da gestão de marketing no apoio as empresas incubadas: um estudo de caso na incubadora Inova Metrópole Cosme, Cayo Cesar Rodrigues Araújo, Maria Valéria Pereira de Teixeira, Thelma Pignataro Brito, Max Leandro de Araújo Incubadora de empresas Empresa incubada Gestão de marketing As incubadoras de empresas são responsáveis por dar suporte aos novos empreendimentos nascentes, objetivando o sucesso dos mesmos. Com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento das empresas, as incubadoras disponibilizam diversos serviços de modo a apoiar os gestores. Dentre esses serviços pode se destacar o apoio dado na gestão de marketing das empresas incubadas, com o intuito de colaborar para o fortalecimento do empreendimento incubado. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo compreender o apoio da incubadora Inova Metrópole na gestão de marketing das empresas incubadas. Para tal, foram realizadas entrevistas com a gestora da incubadora estudada e com os gestores de dez empresas incubadas pertencentes à mesma. A metodologia utilizada foi um estudo de caso de caráter qualitativo com propósito exploratório, onde foi aplicado um roteiro de entrevista. Os resultados permitiram observar que a incubadora Inova Metrópole apoia a gestão de marketing das empresas incubadas por meio de assessoria que atua de forma a orientar os gestores. Verificou-se ainda que os gestores das empresas incubadas não têm muito conhecimento em relação a marketing, por esse motivo, acabam precisando de um maior apoio por parte da incubadora. Conclui-se que o trabalho conseguiu cumprir seus objetivos de modo a vir contribuir para outras pesquisas futuras. Entretanto por ter uma limitação, entende-se que os resultados não podem ser generalizados. 2018-12-19T19:53:31Z 2021-09-20T14:55:58Z 2018-12-19T19:53:31Z 2021-09-20T14:55:58Z 2018-12-10 bachelorThesis 2014092699 COSME, Cayo Cesar Rodrigues. O papel da gestão de marketing no apoio as empresas incubadas: um estudo de caso na incubadora Inova Metrópole. 2018. 103f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35053 pt_BR Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Administração
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Incubadora de empresas
Empresa incubada
Gestão de marketing
spellingShingle Incubadora de empresas
Empresa incubada
Gestão de marketing
Cosme, Cayo Cesar Rodrigues
O papel da gestão de marketing no apoio as empresas incubadas: um estudo de caso na incubadora Inova Metrópole
description As incubadoras de empresas são responsáveis por dar suporte aos novos empreendimentos nascentes, objetivando o sucesso dos mesmos. Com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento das empresas, as incubadoras disponibilizam diversos serviços de modo a apoiar os gestores. Dentre esses serviços pode se destacar o apoio dado na gestão de marketing das empresas incubadas, com o intuito de colaborar para o fortalecimento do empreendimento incubado. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo compreender o apoio da incubadora Inova Metrópole na gestão de marketing das empresas incubadas. Para tal, foram realizadas entrevistas com a gestora da incubadora estudada e com os gestores de dez empresas incubadas pertencentes à mesma. A metodologia utilizada foi um estudo de caso de caráter qualitativo com propósito exploratório, onde foi aplicado um roteiro de entrevista. Os resultados permitiram observar que a incubadora Inova Metrópole apoia a gestão de marketing das empresas incubadas por meio de assessoria que atua de forma a orientar os gestores. Verificou-se ainda que os gestores das empresas incubadas não têm muito conhecimento em relação a marketing, por esse motivo, acabam precisando de um maior apoio por parte da incubadora. Conclui-se que o trabalho conseguiu cumprir seus objetivos de modo a vir contribuir para outras pesquisas futuras. Entretanto por ter uma limitação, entende-se que os resultados não podem ser generalizados.
author2 Araújo, Maria Valéria Pereira de
author_facet Araújo, Maria Valéria Pereira de
Cosme, Cayo Cesar Rodrigues
format bachelorThesis
author Cosme, Cayo Cesar Rodrigues
author_sort Cosme, Cayo Cesar Rodrigues
title O papel da gestão de marketing no apoio as empresas incubadas: um estudo de caso na incubadora Inova Metrópole
title_short O papel da gestão de marketing no apoio as empresas incubadas: um estudo de caso na incubadora Inova Metrópole
title_full O papel da gestão de marketing no apoio as empresas incubadas: um estudo de caso na incubadora Inova Metrópole
title_fullStr O papel da gestão de marketing no apoio as empresas incubadas: um estudo de caso na incubadora Inova Metrópole
title_full_unstemmed O papel da gestão de marketing no apoio as empresas incubadas: um estudo de caso na incubadora Inova Metrópole
title_sort o papel da gestão de marketing no apoio as empresas incubadas: um estudo de caso na incubadora inova metrópole
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2018
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35053
work_keys_str_mv AT cosmecayocesarrodrigues opapeldagestaodemarketingnoapoioasempresasincubadasumestudodecasonaincubadorainovametropole
_version_ 1773959991620796416