O papel da gestão de marketing no apoio as empresas incubadas: um estudo de caso na incubadora Inova Metrópole
As incubadoras de empresas são responsáveis por dar suporte aos novos empreendimentos nascentes, objetivando o sucesso dos mesmos. Com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento das empresas, as incubadoras disponibilizam diversos serviços de modo a apoiar os gestores. Dentre esses serviços p...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35053 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-35053 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-350532021-09-20T14:55:58Z O papel da gestão de marketing no apoio as empresas incubadas: um estudo de caso na incubadora Inova Metrópole Cosme, Cayo Cesar Rodrigues Araújo, Maria Valéria Pereira de Teixeira, Thelma Pignataro Brito, Max Leandro de Araújo Incubadora de empresas Empresa incubada Gestão de marketing As incubadoras de empresas são responsáveis por dar suporte aos novos empreendimentos nascentes, objetivando o sucesso dos mesmos. Com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento das empresas, as incubadoras disponibilizam diversos serviços de modo a apoiar os gestores. Dentre esses serviços pode se destacar o apoio dado na gestão de marketing das empresas incubadas, com o intuito de colaborar para o fortalecimento do empreendimento incubado. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo compreender o apoio da incubadora Inova Metrópole na gestão de marketing das empresas incubadas. Para tal, foram realizadas entrevistas com a gestora da incubadora estudada e com os gestores de dez empresas incubadas pertencentes à mesma. A metodologia utilizada foi um estudo de caso de caráter qualitativo com propósito exploratório, onde foi aplicado um roteiro de entrevista. Os resultados permitiram observar que a incubadora Inova Metrópole apoia a gestão de marketing das empresas incubadas por meio de assessoria que atua de forma a orientar os gestores. Verificou-se ainda que os gestores das empresas incubadas não têm muito conhecimento em relação a marketing, por esse motivo, acabam precisando de um maior apoio por parte da incubadora. Conclui-se que o trabalho conseguiu cumprir seus objetivos de modo a vir contribuir para outras pesquisas futuras. Entretanto por ter uma limitação, entende-se que os resultados não podem ser generalizados. 2018-12-19T19:53:31Z 2021-09-20T14:55:58Z 2018-12-19T19:53:31Z 2021-09-20T14:55:58Z 2018-12-10 bachelorThesis 2014092699 COSME, Cayo Cesar Rodrigues. O papel da gestão de marketing no apoio as empresas incubadas: um estudo de caso na incubadora Inova Metrópole. 2018. 103f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35053 pt_BR Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Administração |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Incubadora de empresas Empresa incubada Gestão de marketing |
spellingShingle |
Incubadora de empresas Empresa incubada Gestão de marketing Cosme, Cayo Cesar Rodrigues O papel da gestão de marketing no apoio as empresas incubadas: um estudo de caso na incubadora Inova Metrópole |
description |
As incubadoras de empresas são responsáveis por dar suporte aos novos empreendimentos nascentes, objetivando o sucesso dos mesmos. Com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento das empresas, as incubadoras disponibilizam diversos serviços de modo a apoiar os gestores. Dentre esses serviços pode se destacar o apoio dado na gestão de marketing das empresas incubadas, com o intuito de colaborar para o fortalecimento do empreendimento incubado. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo compreender o apoio da incubadora Inova Metrópole na gestão de marketing das empresas incubadas. Para tal, foram realizadas entrevistas com a gestora da incubadora estudada e com os gestores de dez empresas incubadas pertencentes à mesma. A metodologia utilizada foi um estudo de caso de caráter qualitativo com propósito exploratório, onde foi aplicado um roteiro de entrevista. Os resultados permitiram observar que a incubadora Inova Metrópole apoia a gestão de marketing das empresas incubadas por meio de assessoria que atua de forma a orientar os gestores. Verificou-se ainda que os gestores das empresas incubadas não têm muito conhecimento em relação a marketing, por esse motivo, acabam precisando de um maior apoio por parte da incubadora. Conclui-se que o trabalho conseguiu cumprir seus objetivos de modo a vir contribuir para outras pesquisas futuras. Entretanto por ter uma limitação, entende-se que os resultados não podem ser generalizados. |
author2 |
Araújo, Maria Valéria Pereira de |
author_facet |
Araújo, Maria Valéria Pereira de Cosme, Cayo Cesar Rodrigues |
format |
bachelorThesis |
author |
Cosme, Cayo Cesar Rodrigues |
author_sort |
Cosme, Cayo Cesar Rodrigues |
title |
O papel da gestão de marketing no apoio as empresas incubadas: um estudo de caso na incubadora Inova Metrópole |
title_short |
O papel da gestão de marketing no apoio as empresas incubadas: um estudo de caso na incubadora Inova Metrópole |
title_full |
O papel da gestão de marketing no apoio as empresas incubadas: um estudo de caso na incubadora Inova Metrópole |
title_fullStr |
O papel da gestão de marketing no apoio as empresas incubadas: um estudo de caso na incubadora Inova Metrópole |
title_full_unstemmed |
O papel da gestão de marketing no apoio as empresas incubadas: um estudo de caso na incubadora Inova Metrópole |
title_sort |
o papel da gestão de marketing no apoio as empresas incubadas: um estudo de caso na incubadora inova metrópole |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2018 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35053 |
work_keys_str_mv |
AT cosmecayocesarrodrigues opapeldagestaodemarketingnoapoioasempresasincubadasumestudodecasonaincubadorainovametropole |
_version_ |
1773959991620796416 |