Elementos motivadores e inibidores no comportamento de compra online por meio do uso de aplicativos em dispositivos móveis

Este estudo buscou analisar os fatores motivadores e inibidores que influenciam no processo de decisão de compra através de aplicativos de compra, pois o uso dessa ferramenta é cada vez maior e por isso, faz-se necessário um estudo mais aprofundado sobre este meio de compra. Dessa maneira, foi reali...

Descripció completa

Guardat en:
Dades bibliogràfiques
Autor principal: Araújo, Gilnara Yanne de Souza
Altres autors: Feitor, Carlos David Cequeira
Format: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicat: Administração
Matèries:
Accés en línia:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35032
Etiquetes: Afegir etiqueta
Sense etiquetes, Sigues el primer a etiquetar aquest registre!
Descripció
Sumari:Este estudo buscou analisar os fatores motivadores e inibidores que influenciam no processo de decisão de compra através de aplicativos de compra, pois o uso dessa ferramenta é cada vez maior e por isso, faz-se necessário um estudo mais aprofundado sobre este meio de compra. Dessa maneira, foi realizada a aplicação de um questionário online com uma amostra de 133 consumidores, entretanto, apenas 57 entrevistados foram estudo de análise, pois fazem uso de aplicativos, seja para a realização da compra ou não. A pesquisa é descritiva e visa relacionar os resultados coletados ao referencial teórico pesquisado. Os resultados do estudo apontam que grande parte dos fatores foram atribuídos como motivadores para a compra por meio de aplicativos; também foi possível identificar a relação positiva entre o nível de satisfação com as compras móveis e a intenção de realização de compras futuras pelo mesmo meio. Assim, conclui-se que os principais fatores que foram apontados como motivadores no momento da decisão da compra pertencem aos critérios: facilidade de acesso e conveniência. Já os principais fatores inibidores estão relacionados aos critérios segurança e socialização e afetividade. Entretanto, apesar desses fatores inibidores, a amostra permanece adepta a esta nova forma de comprar.