Comprometimento organizacional no Complexo Educacional Contemporâneo

As organizações passaram valorizar e se preocupar mais com a área de Recursos Humanos diante da necessidade de valorização do capital humano, onde passou a ser de extrema importância ter colaboradores que “vistam a camisa” da empresa e que lutem por melhores resultados da mesma. Sabendo disso, esta...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Andrade, Giovana Karenina Xavier de
Outros Autores: Medeiros, Carlos Alberto Freire
Formato: bachelorThesis
Idioma:por
Publicado em: Administração
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34996
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-34996
record_format dspace
spelling ri-123456789-349962021-09-20T14:54:24Z Comprometimento organizacional no Complexo Educacional Contemporâneo Andrade, Giovana Karenina Xavier de Medeiros, Carlos Alberto Freire Comprometimento organizacional Bases do comprometimento EBACO As organizações passaram valorizar e se preocupar mais com a área de Recursos Humanos diante da necessidade de valorização do capital humano, onde passou a ser de extrema importância ter colaboradores que “vistam a camisa” da empresa e que lutem por melhores resultados da mesma. Sabendo disso, esta pesquisa objetivou analisar e avaliar o comprometimento organizacional a partir da percepção dos colaboradores do Complexo Educacional Contemporâneo. Trata-se de uma pesquisa exploratória, que entrevistou 186 dos 259 funcionários da empresa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário, proposto por Medeiros (2003), denominado de Escala de Bases do Comprometimento Organizacional (EBACO). O questionário conta com 28 itens, que avalia as sete bases do comprometimento organizacional, onde cada uma das bases possui quatro indicadores. Os resultados mostraram que, de maneira geral, os colaboradores da organização estão comprometidos acima da média nas bases afetiva e obrigação em permanecer; abaixo da média nas bases afiliativa, falta de recompensas e oportunidades e linha consistente de atividade; alto na base obrigação pelo desempenho; e baixo na base escassez de alternativas. Diante da realidade geral da empresa, a base que está desfavorável à mesma é a base afiliativa. E, por isso, foi proposto um conjunto de sugestões com o propósito de melhorar o comprometimento dos funcionários, fazendo com que eles se sintam mais parte da organização. 2014-12-09T14:56:28Z 2021-09-20T14:54:24Z 2014-12-09T14:56:28Z 2021-09-20T14:54:24Z 2013-12-10 bachelorThesis ANDRADE, Giovana Karenina Xavier de. Comprometimento organizacional no Complexo Educacional Contemporâneo. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34996 por open access application/octet-stream Administração
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Comprometimento organizacional
Bases do comprometimento
EBACO
spellingShingle Comprometimento organizacional
Bases do comprometimento
EBACO
Andrade, Giovana Karenina Xavier de
Comprometimento organizacional no Complexo Educacional Contemporâneo
description As organizações passaram valorizar e se preocupar mais com a área de Recursos Humanos diante da necessidade de valorização do capital humano, onde passou a ser de extrema importância ter colaboradores que “vistam a camisa” da empresa e que lutem por melhores resultados da mesma. Sabendo disso, esta pesquisa objetivou analisar e avaliar o comprometimento organizacional a partir da percepção dos colaboradores do Complexo Educacional Contemporâneo. Trata-se de uma pesquisa exploratória, que entrevistou 186 dos 259 funcionários da empresa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário, proposto por Medeiros (2003), denominado de Escala de Bases do Comprometimento Organizacional (EBACO). O questionário conta com 28 itens, que avalia as sete bases do comprometimento organizacional, onde cada uma das bases possui quatro indicadores. Os resultados mostraram que, de maneira geral, os colaboradores da organização estão comprometidos acima da média nas bases afetiva e obrigação em permanecer; abaixo da média nas bases afiliativa, falta de recompensas e oportunidades e linha consistente de atividade; alto na base obrigação pelo desempenho; e baixo na base escassez de alternativas. Diante da realidade geral da empresa, a base que está desfavorável à mesma é a base afiliativa. E, por isso, foi proposto um conjunto de sugestões com o propósito de melhorar o comprometimento dos funcionários, fazendo com que eles se sintam mais parte da organização.
author2 Medeiros, Carlos Alberto Freire
author_facet Medeiros, Carlos Alberto Freire
Andrade, Giovana Karenina Xavier de
format bachelorThesis
author Andrade, Giovana Karenina Xavier de
author_sort Andrade, Giovana Karenina Xavier de
title Comprometimento organizacional no Complexo Educacional Contemporâneo
title_short Comprometimento organizacional no Complexo Educacional Contemporâneo
title_full Comprometimento organizacional no Complexo Educacional Contemporâneo
title_fullStr Comprometimento organizacional no Complexo Educacional Contemporâneo
title_full_unstemmed Comprometimento organizacional no Complexo Educacional Contemporâneo
title_sort comprometimento organizacional no complexo educacional contemporâneo
publisher Administração
publishDate 2014
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34996
work_keys_str_mv AT andradegiovanakareninaxavierde comprometimentoorganizacionalnocomplexoeducacionalcontemporaneo
_version_ 1773958059723325440