Estratégia Competitiva Genérica: o caso da Empresa Tecnarão – Tecnologia de Camarão LTDA
Para a empresa que tenta possuir um modelo de gestão adequado, todos os seus gestores tem por obrigação desenvolver um planejamento estratégico bem alinhado, para atender todas as necessidades referente aos clientes e gerando lucro com melhoria da empresa e sua imagem no mercado competitivo. Como fo...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34978 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-34978 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-349782021-09-20T14:54:02Z Estratégia Competitiva Genérica: o caso da Empresa Tecnarão – Tecnologia de Camarão LTDA Silva, Availdo Pequeno da Medeiros, Marcos Fernando Machado de Estratégias genéricas Concorrência Competitividade Vantagem competitiva Para a empresa que tenta possuir um modelo de gestão adequado, todos os seus gestores tem por obrigação desenvolver um planejamento estratégico bem alinhado, para atender todas as necessidades referente aos clientes e gerando lucro com melhoria da empresa e sua imagem no mercado competitivo. Como forma de sobrevivência no cenário mercadológico é de extrema importância analisar estrategicamente a maneira mais eficiente de como gerir os negócios de frente com as oportunidades e ameaças, para a empresa atingir seu objetivo desejado. Logo, o presente trabalho faz apresentação das estratégias que podem ser adotadas de maneira eficaz por uma empresa que possua foco nas Estratégias Competitivas e Genéricas em relação ao modelo de Michael E. Porter, e também na identificação em qual delas é acolhida pela TECNARÃO – Tecnologia de Camarão LTDA, empresa pela qual atua no setor de carcinicultura contendo posição de destaque em qualidade e também em credibilidade dentro do mercado interno e externo. Presente nas empresas, as forças competitivas que são determinadas como: entrantes potencias, o poder de barganha dos fornecedores, a capacidade de negociação com os compradores, a pressão por substitutos e a rivalidade entre os concorrentes. Para superar as ameaças no mercado Porter determina três estratégias genéricas: liderança de custos, diferenciação e também o enfoque, que foram abordadas de forma detalhada no desenvolvimento do trabalho com a finalidade de investigar quais delas tem sido acolhida pela TECNARÃO, o qual não está apresentando um plano estratégico formal. Foram utilizados indicadores arquétipos presentes na pesquisa de forma qualitativa da dissertação do Francisco Bráulio da Fonseca Bacurau, e partir daí realizada uma entrevista de forma semiaberta ao Gerente Administrativo da empresa. Em todas as respostas fornecidas, houve a conclusão que a empresa em estudo adota a “diferenciação” como estratégia presente em seu plano de negócio, mostrando que até no setor da carcinicultura é necessário possuir estratégias para lidar com a concorrência mercadológica, a fim de fornecer um produto de qualidade e sempre buscando a melhoria continua das técnicas utilizadas no cultivo do camarão, tornando assim o setor mais competitivo. 2019-01-11T17:49:26Z 2021-09-20T14:54:02Z 2019-01-11T17:49:26Z 2021-09-20T14:54:02Z 2018 bachelorThesis 2013092756 SILVA, Availdo Pequeno da. Estratégia Competitiva Genérica: o caso da Empresa Tecnarão – Tecnologia de Camarão LTDA. 2018. 44f. Monografia (Graduação em Administração), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas, Natal/RN, 2018. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34978 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Administração |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Estratégias genéricas Concorrência Competitividade Vantagem competitiva |
spellingShingle |
Estratégias genéricas Concorrência Competitividade Vantagem competitiva Silva, Availdo Pequeno da Estratégia Competitiva Genérica: o caso da Empresa Tecnarão – Tecnologia de Camarão LTDA |
description |
Para a empresa que tenta possuir um modelo de gestão adequado, todos os seus gestores tem por obrigação desenvolver um planejamento estratégico bem alinhado, para atender todas as necessidades referente aos clientes e gerando lucro com melhoria da empresa e sua imagem no mercado competitivo. Como forma de sobrevivência no cenário mercadológico é de extrema importância analisar estrategicamente a maneira mais eficiente de como gerir os negócios de frente com as oportunidades e ameaças, para a empresa atingir seu objetivo desejado. Logo, o presente trabalho faz apresentação das estratégias que podem ser adotadas de maneira eficaz por uma empresa que possua foco nas Estratégias Competitivas e Genéricas em relação ao modelo de Michael E. Porter, e também na identificação em qual delas é acolhida pela TECNARÃO – Tecnologia de Camarão LTDA, empresa pela qual atua no setor de carcinicultura contendo posição de destaque em qualidade e também em credibilidade dentro do mercado interno e externo. Presente nas empresas, as forças competitivas que são determinadas como: entrantes potencias, o poder de barganha dos fornecedores, a capacidade de negociação com os compradores, a pressão por substitutos e a rivalidade entre os concorrentes. Para superar as ameaças no mercado Porter determina três estratégias genéricas: liderança de custos, diferenciação e também o enfoque, que foram abordadas de forma detalhada no desenvolvimento do trabalho com a finalidade de investigar quais delas tem sido acolhida pela TECNARÃO, o qual não está apresentando um plano estratégico formal. Foram utilizados indicadores arquétipos presentes na pesquisa de forma qualitativa da dissertação do Francisco Bráulio da Fonseca Bacurau, e partir daí realizada uma entrevista de forma semiaberta ao Gerente Administrativo da empresa. Em todas as respostas fornecidas, houve a conclusão que a empresa em estudo adota a “diferenciação” como estratégia presente em seu plano de negócio, mostrando que até no setor da carcinicultura é necessário possuir estratégias para lidar com a concorrência mercadológica, a fim de fornecer um produto de qualidade e sempre buscando a melhoria continua das técnicas utilizadas no cultivo do camarão, tornando assim o setor mais competitivo. |
author2 |
Medeiros, Marcos Fernando Machado de |
author_facet |
Medeiros, Marcos Fernando Machado de Silva, Availdo Pequeno da |
format |
bachelorThesis |
author |
Silva, Availdo Pequeno da |
author_sort |
Silva, Availdo Pequeno da |
title |
Estratégia Competitiva Genérica: o caso da Empresa Tecnarão – Tecnologia de Camarão LTDA |
title_short |
Estratégia Competitiva Genérica: o caso da Empresa Tecnarão – Tecnologia de Camarão LTDA |
title_full |
Estratégia Competitiva Genérica: o caso da Empresa Tecnarão – Tecnologia de Camarão LTDA |
title_fullStr |
Estratégia Competitiva Genérica: o caso da Empresa Tecnarão – Tecnologia de Camarão LTDA |
title_full_unstemmed |
Estratégia Competitiva Genérica: o caso da Empresa Tecnarão – Tecnologia de Camarão LTDA |
title_sort |
estratégia competitiva genérica: o caso da empresa tecnarão – tecnologia de camarão ltda |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2019 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34978 |
work_keys_str_mv |
AT silvaavaildopequenoda estrategiacompetitivagenericaocasodaempresatecnaraotecnologiadecamaraoltda |
_version_ |
1773961196901236736 |