Estratégia Competitiva Genérica: o caso da Empresa Tecnarão – Tecnologia de Camarão LTDA

Para a empresa que tenta possuir um modelo de gestão adequado, todos os seus gestores tem por obrigação desenvolver um planejamento estratégico bem alinhado, para atender todas as necessidades referente aos clientes e gerando lucro com melhoria da empresa e sua imagem no mercado competitivo. Como fo...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Availdo Pequeno da
Outros Autores: Medeiros, Marcos Fernando Machado de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34978
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-34978
record_format dspace
spelling ri-123456789-349782021-09-20T14:54:02Z Estratégia Competitiva Genérica: o caso da Empresa Tecnarão – Tecnologia de Camarão LTDA Silva, Availdo Pequeno da Medeiros, Marcos Fernando Machado de Estratégias genéricas Concorrência Competitividade Vantagem competitiva Para a empresa que tenta possuir um modelo de gestão adequado, todos os seus gestores tem por obrigação desenvolver um planejamento estratégico bem alinhado, para atender todas as necessidades referente aos clientes e gerando lucro com melhoria da empresa e sua imagem no mercado competitivo. Como forma de sobrevivência no cenário mercadológico é de extrema importância analisar estrategicamente a maneira mais eficiente de como gerir os negócios de frente com as oportunidades e ameaças, para a empresa atingir seu objetivo desejado. Logo, o presente trabalho faz apresentação das estratégias que podem ser adotadas de maneira eficaz por uma empresa que possua foco nas Estratégias Competitivas e Genéricas em relação ao modelo de Michael E. Porter, e também na identificação em qual delas é acolhida pela TECNARÃO – Tecnologia de Camarão LTDA, empresa pela qual atua no setor de carcinicultura contendo posição de destaque em qualidade e também em credibilidade dentro do mercado interno e externo. Presente nas empresas, as forças competitivas que são determinadas como: entrantes potencias, o poder de barganha dos fornecedores, a capacidade de negociação com os compradores, a pressão por substitutos e a rivalidade entre os concorrentes. Para superar as ameaças no mercado Porter determina três estratégias genéricas: liderança de custos, diferenciação e também o enfoque, que foram abordadas de forma detalhada no desenvolvimento do trabalho com a finalidade de investigar quais delas tem sido acolhida pela TECNARÃO, o qual não está apresentando um plano estratégico formal. Foram utilizados indicadores arquétipos presentes na pesquisa de forma qualitativa da dissertação do Francisco Bráulio da Fonseca Bacurau, e partir daí realizada uma entrevista de forma semiaberta ao Gerente Administrativo da empresa. Em todas as respostas fornecidas, houve a conclusão que a empresa em estudo adota a “diferenciação” como estratégia presente em seu plano de negócio, mostrando que até no setor da carcinicultura é necessário possuir estratégias para lidar com a concorrência mercadológica, a fim de fornecer um produto de qualidade e sempre buscando a melhoria continua das técnicas utilizadas no cultivo do camarão, tornando assim o setor mais competitivo. 2019-01-11T17:49:26Z 2021-09-20T14:54:02Z 2019-01-11T17:49:26Z 2021-09-20T14:54:02Z 2018 bachelorThesis 2013092756 SILVA, Availdo Pequeno da. Estratégia Competitiva Genérica: o caso da Empresa Tecnarão – Tecnologia de Camarão LTDA. 2018. 44f. Monografia (Graduação em Administração), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas, Natal/RN, 2018. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34978 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Administração
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Estratégias genéricas
Concorrência
Competitividade
Vantagem competitiva
spellingShingle Estratégias genéricas
Concorrência
Competitividade
Vantagem competitiva
Silva, Availdo Pequeno da
Estratégia Competitiva Genérica: o caso da Empresa Tecnarão – Tecnologia de Camarão LTDA
description Para a empresa que tenta possuir um modelo de gestão adequado, todos os seus gestores tem por obrigação desenvolver um planejamento estratégico bem alinhado, para atender todas as necessidades referente aos clientes e gerando lucro com melhoria da empresa e sua imagem no mercado competitivo. Como forma de sobrevivência no cenário mercadológico é de extrema importância analisar estrategicamente a maneira mais eficiente de como gerir os negócios de frente com as oportunidades e ameaças, para a empresa atingir seu objetivo desejado. Logo, o presente trabalho faz apresentação das estratégias que podem ser adotadas de maneira eficaz por uma empresa que possua foco nas Estratégias Competitivas e Genéricas em relação ao modelo de Michael E. Porter, e também na identificação em qual delas é acolhida pela TECNARÃO – Tecnologia de Camarão LTDA, empresa pela qual atua no setor de carcinicultura contendo posição de destaque em qualidade e também em credibilidade dentro do mercado interno e externo. Presente nas empresas, as forças competitivas que são determinadas como: entrantes potencias, o poder de barganha dos fornecedores, a capacidade de negociação com os compradores, a pressão por substitutos e a rivalidade entre os concorrentes. Para superar as ameaças no mercado Porter determina três estratégias genéricas: liderança de custos, diferenciação e também o enfoque, que foram abordadas de forma detalhada no desenvolvimento do trabalho com a finalidade de investigar quais delas tem sido acolhida pela TECNARÃO, o qual não está apresentando um plano estratégico formal. Foram utilizados indicadores arquétipos presentes na pesquisa de forma qualitativa da dissertação do Francisco Bráulio da Fonseca Bacurau, e partir daí realizada uma entrevista de forma semiaberta ao Gerente Administrativo da empresa. Em todas as respostas fornecidas, houve a conclusão que a empresa em estudo adota a “diferenciação” como estratégia presente em seu plano de negócio, mostrando que até no setor da carcinicultura é necessário possuir estratégias para lidar com a concorrência mercadológica, a fim de fornecer um produto de qualidade e sempre buscando a melhoria continua das técnicas utilizadas no cultivo do camarão, tornando assim o setor mais competitivo.
author2 Medeiros, Marcos Fernando Machado de
author_facet Medeiros, Marcos Fernando Machado de
Silva, Availdo Pequeno da
format bachelorThesis
author Silva, Availdo Pequeno da
author_sort Silva, Availdo Pequeno da
title Estratégia Competitiva Genérica: o caso da Empresa Tecnarão – Tecnologia de Camarão LTDA
title_short Estratégia Competitiva Genérica: o caso da Empresa Tecnarão – Tecnologia de Camarão LTDA
title_full Estratégia Competitiva Genérica: o caso da Empresa Tecnarão – Tecnologia de Camarão LTDA
title_fullStr Estratégia Competitiva Genérica: o caso da Empresa Tecnarão – Tecnologia de Camarão LTDA
title_full_unstemmed Estratégia Competitiva Genérica: o caso da Empresa Tecnarão – Tecnologia de Camarão LTDA
title_sort estratégia competitiva genérica: o caso da empresa tecnarão – tecnologia de camarão ltda
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2019
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34978
work_keys_str_mv AT silvaavaildopequenoda estrategiacompetitivagenericaocasodaempresatecnaraotecnologiadecamaraoltda
_version_ 1773961196901236736