O enfrentamento da pré-aposentadoria por docentes universitários: o caso do DEPAD/UFRN
Esse trabalho analisa o processo de preparação dos professores do Departamento de Administração (DEPAD) da UFRN em situação de pré-aposentadoria. Para tanto, por meio de uma pesquisa exploratório-descritiva de caráter qualitativo, buscou-se identificar as condições e rotina de trabalho, bem como...
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Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34939 |
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Resumo: | Esse trabalho analisa o processo de preparação dos professores do Departamento de Administração (DEPAD) da UFRN em situação de pré-aposentadoria. Para tanto, por meio de uma pesquisa exploratório-descritiva de caráter qualitativo, buscou-se identificar as condições e rotina de trabalho, bem como rotina pessoal dos professores em situação de pré-aposentadoria; apresentando também suas percepções sobre as dificuldades enfrentadas perante a aposentadoria e suas expectativas para o pós-afastamento legal da função universitária. Foram realizadas entrevistas junto aos professores em fase de aposentadoria do referido departamento, tendo no geral diagnosticado a não realização de procedimentos específicos de preparação para a aposentadoria, nem a participação em programas com esse intuito. Os resultados expostos por essa pesquisa refletem a necessidade de elaboração e implementação de um programa de preparação para a aposentadoria bem como o estímulo a ações que visem o fortalecimento das relações entre os docentes, discentes, servidores e seus familiares. Para tal, elencam-se alternativas de ação institucional em consonância com as dificuldades e as expectativas sentidas pelos docentes. |
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