O enfrentamento da pré-aposentadoria por docentes universitários: o caso do DEPAD/UFRN

Esse trabalho analisa o processo de preparação dos professores do Departamento de Administração (DEPAD) da UFRN em situação de pré-aposentadoria. Para tanto, por meio de uma pesquisa exploratório-descritiva de caráter qualitativo, buscou-se identificar as condições e rotina de trabalho, bem como...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Rodrigues, Barbara Varela de Medeiros
Outros Autores: Brandão, Pamela de Medeiros
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34939
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Descrição
Resumo:Esse trabalho analisa o processo de preparação dos professores do Departamento de Administração (DEPAD) da UFRN em situação de pré-aposentadoria. Para tanto, por meio de uma pesquisa exploratório-descritiva de caráter qualitativo, buscou-se identificar as condições e rotina de trabalho, bem como rotina pessoal dos professores em situação de pré-aposentadoria; apresentando também suas percepções sobre as dificuldades enfrentadas perante a aposentadoria e suas expectativas para o pós-afastamento legal da função universitária. Foram realizadas entrevistas junto aos professores em fase de aposentadoria do referido departamento, tendo no geral diagnosticado a não realização de procedimentos específicos de preparação para a aposentadoria, nem a participação em programas com esse intuito. Os resultados expostos por essa pesquisa refletem a necessidade de elaboração e implementação de um programa de preparação para a aposentadoria bem como o estímulo a ações que visem o fortalecimento das relações entre os docentes, discentes, servidores e seus familiares. Para tal, elencam-se alternativas de ação institucional em consonância com as dificuldades e as expectativas sentidas pelos docentes.