Programa agente local de inovação: um estudo de caso sob a perspectiva da resource-based view

Criado em 2008 o programa ALI, fruto de uma parceria entre CNPq e SEBRAE, possui o objetivo de promover orientação proativa, gratuita e personalizada às empresas de pequeno porte. O presente trabalho tem como objetivo avaliar se as ações do programa ALI contribuíram para a melhoria das MPE’s em t...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Alves, Ítalo Bruno Gomes
Outros Autores: Aires, Renan Felinto de Farias
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
RBV
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34936
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Descrição
Resumo:Criado em 2008 o programa ALI, fruto de uma parceria entre CNPq e SEBRAE, possui o objetivo de promover orientação proativa, gratuita e personalizada às empresas de pequeno porte. O presente trabalho tem como objetivo avaliar se as ações do programa ALI contribuíram para a melhoria das MPE’s em termos de potencial de gerar vantagem competitiva. Para isso, foi utilizada as estratégias de pesquisa documental e de estudo de caso, com uma abordagem qualitativa de caráter descritiva, na qual a ferramenta utilizada para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. Como análise de dados utilizou-se o modelo VRIO, em que o objeto de estudo foram três empresas do ramo de contabilidade. Os resultados obtidos durante o trabalho mostraram quais as implicações competitivas das ações sugeridas pelo programa ALI, destacando que seis das doze ações propostas geraram vantagem competitiva para as empresas, sendo uma sustentável e cinco temporárias. O estudo foi de suma importância, visto que explorou a análise de vantagem competitiva de ações do Programa ALI, que ainda não tinham sido analisadas, e de forma geral, o estudo obteve êxito ao atingir os objetivos traçados.