Lamparinas da conscientização: a conexão entre as escolas radiofônicas e a "cartilha da subversão" do movimento de educação de base na década de 1960 no Rio Grande do Norte
Nosso trabalho propõe-se a discutir as origens dessa conscientização e politização ao tomar como estudo de caso as Escolas Radiofônicas do Rio Grande do Norte na década de 1960 por elas serem o centro do Movimento de Natal, movimento social católico praticamente desconhecido pel...
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Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34826 |
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Resumo: | Nosso trabalho propõe-se a discutir as origens dessa conscientização e politização ao tomar
como estudo de caso as Escolas Radiofônicas do Rio Grande do Norte na década de 1960 por
elas serem o centro do Movimento de Natal, movimento social católico praticamente
desconhecido pela historiografia e responsável por responder às demandas sociais deste
estado após a Segunda Guerra. Fazemos notar que o MEB foi uma ampliação a nível nacional
da experiência norte-rio-grandense com as Escolas Radiofônicas. Neste sentido, nosso
objetivo é analisar as ideias disseminadas nos materiais produzidos pelo MEB e relacioná-las
às Escolas radiofônicas, pensando as tensões entre a realidade local e a nacional. Para
alcançar este objetivo, analisaremos uma cartilha feita pelo MEB que tinha por intuito apoiar
as atividades educativa s via rádio, buscando a promoção da formação política, social e
educacional da população por meio de seu material didático -pedagógico. |
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