Lamparinas da conscientização: a conexão entre as escolas radiofônicas e a "cartilha da subversão" do movimento de educação de base na década de 1960 no Rio Grande do Norte

Nosso trabalho propõe-se a discutir as origens dessa conscientização e politização ao tomar como estudo de caso as Escolas Radiofônicas do Rio Grande do Norte na década de 1960 por elas serem o centro do Movimento de Natal, movimento social católico praticamente desconhecido pel...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Costa, Maria Carolina Xavier da
Outros Autores: Peixoto, Renato Amado
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34826
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Descrição
Resumo:Nosso trabalho propõe-se a discutir as origens dessa conscientização e politização ao tomar como estudo de caso as Escolas Radiofônicas do Rio Grande do Norte na década de 1960 por elas serem o centro do Movimento de Natal, movimento social católico praticamente desconhecido pela historiografia e responsável por responder às demandas sociais deste estado após a Segunda Guerra. Fazemos notar que o MEB foi uma ampliação a nível nacional da experiência norte-rio-grandense com as Escolas Radiofônicas. Neste sentido, nosso objetivo é analisar as ideias disseminadas nos materiais produzidos pelo MEB e relacioná-las às Escolas radiofônicas, pensando as tensões entre a realidade local e a nacional. Para alcançar este objetivo, analisaremos uma cartilha feita pelo MEB que tinha por intuito apoiar as atividades educativa s via rádio, buscando a promoção da formação política, social e educacional da população por meio de seu material didático -pedagógico.