O santo, o demônio e a besta fera: modernidade e imaginário apocalíptico no sertão do Seridó. Memória e escatologia em Cruzeta/RN (1950-1970)
O avanço da civilização moderno-urbana ocidental capitalista sobre os sertões seridoenses trouxe consigo novos símbolos de cultura até então desconhecidos por seus habitantes que tiveram que ser apreendidos para tornarem-se compreendidos. Neste processo de apropriação si...
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Formato: | bachelorThesis |
Lenguaje: | pt_BR |
Publicado: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Materias: | |
Acceso en línea: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34819 |
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Sumario: | O avanço da civilização moderno-urbana ocidental capitalista sobre os sertões seridoenses
trouxe consigo novos símbolos de cultura até então desconhecidos por seus habitantes que
tiveram que ser apreendidos para tornarem-se compreendidos. Neste processo de apropriação
simbólica o imaginário apocalíptico popular, exerceu uma função capital ao fornecer imagens e
sentidos que puderam ser aliciados para traduzir este “outro” desconhecido. Em meio a isso, a
“memória ativa” desempenhou um papel fundamental tecendo as conexões entre a tradição e a
própria experiência do vivido. Utilizando-se deste mecanismo, atuaram os poetas populares e os
romeiros do Padre Cícero ao se apropriarem das “novidades da história” a partir deste
patrimônio simbólico, colocando-as à maneira de profecia na voz do “Santo Padrinho”. Este
processo traduzido na experiência do “choque cultural”, não implicaria no fim ou no
enfraquecimento do imaginário religioso tradicional construído em volta das crenças no fim do
mundo, mas sim, numa transformação operada no interior dos seus processos de produção. Esta
monografia destina-se primeiramente a contribuir com os estudos históricos sobre cultura
popular na historiografia brasileira. Como meta primordial, este trabalho consiste em fornecer
um estudo acerca do imaginário apocalíptico popular no sertão do Seridó norte-rio-grandense
por meio da investigação de como este fora agenciado por uma coletividade de sujeitos para
compreender o avanço da modernidade e as transformações sociais fomentadas pelo processo
de modernização na região e no município de Cruzeta em particular, entre as décadas de 1950 e
70. Buscando propor uma visão da história a partir da versão da “cultura popular”, nossa
pesquisa se baseia sobre memórias e vivências que remetem às experiências vividas por
“indivíduos comuns” através da aplicação da metodologia da história oral. |
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