Fim de um “mito”: o ensino do Ballet Clássico para mulheres na faixa etária dos 20 aos 70 anos de idade.

Em linhas gerais, a prática do ballet para mulheres adultas é rara. Pois, a técnica complexa e rígida, o corpo longilíneo, a flexibilidade, e etc., anulam qualquer expectativa delas cursarem o Ballet Clássico. Muitos adultos acreditam que essa Arte é uma utopia, um ‘mito...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Pinheiro, Karina Borja de Souza
Outros Autores: Vieira, Marcílio de Souza
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34561
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Em linhas gerais, a prática do ballet para mulheres adultas é rara. Pois, a técnica complexa e rígida, o corpo longilíneo, a flexibilidade, e etc., anulam qualquer expectativa delas cursarem o Ballet Clássico. Muitos adultos acreditam que essa Arte é uma utopia, um ‘mito’. Contudo, se é um desejo dessas pessoas, mesmo que adultas, porque não oportunizá-las no ensino da técnica da clássica? Em consequência disso o trabalho ora apresentado tem como tema “ Fim de um “mito”: o ensino do Ballet Clássico para mulheres na faixa etária dos 20 aos 70 anos de idade” . Este estudo tem como base proporcionar a mulher adulta o discernimento mesmo com suas limitações corporais, de que o ballet é uma atividade física pertinente a qualquer pessoa ou idade. Nesse ínterim tem como objetivo geral pesquisar sobre o aprendizado do Ballet Clássico na fase adulta, como também assinalar os benefícios que são absorvidos por este corpo maduro através da consciência do fazer. Este estudo se desenvolveu na Escola de Ballet Maria Cardoso tem como metodologia a abordagem qualitativa assentado no referencial metodológico da pesquisa participante. Como técnica de pesquisa, utilizei a entrevista estruturada e semiestruturada contendo questões abert as com aplicação presencial, além de registros em vídeo e fotos das aulas. Com base nos registros sobre o tema investigado os resultados parecem indicar que existe uma lacuna nos nas pesquisas relacionadas especificamente ao ensino do Ballet Clássico para mulheres adultas o que evidencia uma justificativa para uma futura continuação desse estudo.