A importância do lúdico no desenvolvimento de crianças praticantes de Balé Clássico (baby-class): uma forma de educar

A infância é a fase das brincadeiras e incluir o lúdico no campo de ensino do balé clássico, neste contexto, tem como pressuposto o duplo aspecto de servir ao desenvolvimento da criança, enquanto indivíduo e a construção do conhecimento, processos estes fortemente interligados. O trabalho tem por ob...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Raniele Polyane da
Outros Autores: Vieira, Marcilio de Souza
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34554
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Descrição
Resumo:A infância é a fase das brincadeiras e incluir o lúdico no campo de ensino do balé clássico, neste contexto, tem como pressuposto o duplo aspecto de servir ao desenvolvimento da criança, enquanto indivíduo e a construção do conhecimento, processos estes fortemente interligados. O trabalho tem por objetivo compreender a importância da ludicidade no desenvolvimento de crianças praticantes de balé clássico (baby-class) como uma possibilidade para ressignificação da técnica do balé clássico, propondo jogos e brincadeiras durante as aulas ministradas em uma escola de balé no município de Parnamirim a fim de refletir como tais aulas são incorporadas pela turma. A natureza da pesquisa se pauta na metodologia de abordagem qualitativa em específico a observação participante. A importância deste artigo é compreender e revelar que a brincadeira é uma grande parceira no ensino, seja na educação formal ou no ensino da dança, pois desafiam a criança e possibilitam as descobertas. Esta pesquisa pretende contribuir para um ensino de balé clássico menos rigoroso, pelo menos nos anos iniciais da técnica permitindo que as crianças desfrutem de um aprendizado prazeroso e consciente. Para tanto, com o relato dos autores abordados nessa pesquisa, podemos comprovar que o lúdico tem a capacidade de promover ao ensino do balé clássico uma aprendizagem mais prazerosa, divertida e eficaz, tornando as crianças mais felizes, interativas através de uma educação transformadora.