A não-padronização do movimento como possível caracterização da Dança Contemporânea
O presente artigo discorre sobre aspectos que podem caracterizar a Dança Contemporânea, como a não-padronização do movimento, e as implicações deste olhar para o ensino da dança na rede básica. Esta pesquisa contribui para o uso da Dança Contemporânea como metodologia do...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34548 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-34548 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-345482023-01-19T20:46:26Z A não-padronização do movimento como possível caracterização da Dança Contemporânea Mendes, Ariane do Nascimento Leal, Patrícia Garcia Dança Contemporânea Caracterização Técnicas Educação em Dança O presente artigo discorre sobre aspectos que podem caracterizar a Dança Contemporânea, como a não-padronização do movimento, e as implicações deste olhar para o ensino da dança na rede básica. Esta pesquisa contribui para o uso da Dança Contemporânea como metodologia do ensino da dança na educação básica formal, observados os pontos alcançados positivamente através dos procedimentos metodológicos que ela dispõe e propõe. Este trabalho tem o objetivo de refletir sobre a não-padronização do movimento ser uma possível característica da Dança Contemporânea. Para isso foram estabelecidas relações entre as minhas experiências com Dança Contemporânea e os estudos de autores como Ana Carolina Mundim, Paulo Caldas, Thereza Rocha, Patrícia Leal, Laurence Louppe, Márcia Strazzacappa, Jussara Miller, Sylvie Fortin, Rosa Hercoles, entre outros, que discutem características da dança em questão a partir de pontos de vista variados, como o uso de espaços alternativos, movimentos investigados, e técnicas múltiplas, bem como multiplicidade de corpos que dançam. Refletindo acerca de tais associações vimos que algumas palavras que podem caracterizar a Dança Contemporânea são a mutabilidade, a investigação e a liberdade, denotando que, de acordo com a presente pesquisa e através dos procedimentos metodológicos utilizados, a não-padronização do movimento pode ser vista como uma das características da Dança Contemporânea. 2015-08-12T18:34:12Z 2021-09-20T12:51:56Z 2015-08-12T18:34:12Z 2021-09-20T12:51:56Z 2013-12-12 bachelorThesis 2010021959 MENDES, Ariane do Nascimento. A não-padronização do movimento como possível caracterização da Dança Contemporânea. Orientador: Patrícia Garcia Leal. 2013. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34548 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em dança |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Dança Contemporânea Caracterização Técnicas Educação em Dança |
spellingShingle |
Dança Contemporânea Caracterização Técnicas Educação em Dança Mendes, Ariane do Nascimento A não-padronização do movimento como possível caracterização da Dança Contemporânea |
description |
O presente artigo discorre sobre aspectos que podem caracterizar a Dança Contemporânea,
como a não-padronização do movimento, e as implicações deste olhar para o ensino da dança
na rede básica. Esta pesquisa contribui para o uso da Dança Contemporânea como
metodologia do ensino da dança na educação básica formal, observados os pontos alcançados
positivamente através dos procedimentos metodológicos que ela dispõe e propõe. Este
trabalho tem o objetivo de refletir sobre a não-padronização do movimento ser uma possível
característica da Dança Contemporânea. Para isso foram estabelecidas relações entre as
minhas experiências com Dança Contemporânea e os estudos de autores como Ana Carolina
Mundim, Paulo Caldas, Thereza Rocha, Patrícia Leal, Laurence Louppe, Márcia
Strazzacappa, Jussara Miller, Sylvie Fortin, Rosa Hercoles, entre outros, que discutem
características da dança em questão a partir de pontos de vista variados, como o uso de
espaços alternativos, movimentos investigados, e técnicas múltiplas, bem como
multiplicidade de corpos que dançam. Refletindo acerca de tais associações vimos que
algumas palavras que podem caracterizar a Dança Contemporânea são a mutabilidade, a
investigação e a liberdade, denotando que, de acordo com a presente pesquisa e através dos
procedimentos metodológicos utilizados, a não-padronização do movimento pode ser vista
como uma das características da Dança Contemporânea. |
author2 |
Leal, Patrícia Garcia |
author_facet |
Leal, Patrícia Garcia Mendes, Ariane do Nascimento |
format |
bachelorThesis |
author |
Mendes, Ariane do Nascimento |
author_sort |
Mendes, Ariane do Nascimento |
title |
A não-padronização do movimento como possível caracterização da Dança Contemporânea |
title_short |
A não-padronização do movimento como possível caracterização da Dança Contemporânea |
title_full |
A não-padronização do movimento como possível caracterização da Dança Contemporânea |
title_fullStr |
A não-padronização do movimento como possível caracterização da Dança Contemporânea |
title_full_unstemmed |
A não-padronização do movimento como possível caracterização da Dança Contemporânea |
title_sort |
não-padronização do movimento como possível caracterização da dança contemporânea |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2015 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34548 |
work_keys_str_mv |
AT mendesarianedonascimento anaopadronizacaodomovimentocomopossivelcaracterizacaodadancacontemporanea AT mendesarianedonascimento naopadronizacaodomovimentocomopossivelcaracterizacaodadancacontemporanea |
_version_ |
1773967175351009280 |