Condução nas danças de salão: reflexões sobre o sistema corporal intencional e o gestual de mobilidade de dançarinos

A condução corporal nas danças de salão requer procedimentos anteriores a sua mobilidade para qualquer passo ou figura, segue-se a intenção, uma sinalização e preparação do parceiro de dança, para que ele, em tempo, receba, identifique e em resposta execute o movimento induzido, é fundamentada em pr...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Oliveira, Luslan de
Outros Autores: Alves, Teodora de Araújo
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34542
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Descrição
Resumo:A condução corporal nas danças de salão requer procedimentos anteriores a sua mobilidade para qualquer passo ou figura, segue-se a intenção, uma sinalização e preparação do parceiro de dança, para que ele, em tempo, receba, identifique e em resposta execute o movimento induzido, é fundamentada em princípios básicos provenientes dos processos intencional das ações corporais naturais do corpo no seu cotidiano e também nas diversas atividades funcionais. A maneira de conduzir difere em alguns aspectos entre os estilos e é pouco divulgado na literatura, ficando o seu ensino nas instituições de danças de salão. Este estudo tem por fim o entendimento de que a intenção leva às ações corporais de condução e a prática à automátização do corpo na execução dos passos de danças de salão. Todo o gestual de locomoção na dança de salão é similar a andadura humana com o emprego de procedimentos diferênciados nas estruturas como formas, velocidade, direções, tempo e outros elementos pertinentes a cada estilo e finalidade, e de acordo com o biotipo dos dançarinos envolvidos. A locomoção natural do ser humano é um ato individual. Nas danças de salão, envolvem duas pessoas ou mais conforme a coreografia criada para se dançar.