Tema de pesquisa: eixo norteador para o ensino da dança

This article presents reflections and proposals on the teaching of dance in kindergarten, by sharing an experience report what happened in Educational Institution of childhood - NEI Education Center, reporting the paths taken, the nuances of teaching dance in school face...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Eloise Tassila Bezerra da
Outros Autores: Marques, Larissa Kelly T.
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34537
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-34537
record_format dspace
spelling ri-123456789-345372023-01-19T18:19:43Z Tema de pesquisa: eixo norteador para o ensino da dança Silva, Eloise Tassila Bezerra da Marques, Larissa Kelly T. Tema de Pesquisa; Ensino, Dança e Aprendizagem, Metodologia Dialógica e Ensino Infantil Research Theme; Education, Dancing and Learning, Dialogic and Child Education Methodology This article presents reflections and proposals on the teaching of dance in kindergarten, by sharing an experience report what happened in Educational Institution of childhood - NEI Education Center, reporting the paths taken, the nuances of teaching dance in school face the knowledge of the students and their concerns as exciting element to the dance of the research from the research Theme - Ancient Egypt as a reference for the operation of educational relations and dance learning in early childhood education. For this, it was approached from a dialogic methodology, by putting the teacher in a critical position to be in action and watch on their practice researcher and school interaction articulator and social environment in which the child is inserted. The article, therefore, will show ways of working with dance in a constructive way to school this knowledge with children, proposing and seeking to understand possibilities of contextualized teaching practice in the reality of students. Este artigo tece reflexões e proposições sobre o ensino da dança na Educação Infantil, através do compartilhamento de um relato de experiência que aconteceu na Instituição de Ensino Núcleo de educação da Infância- NEI, relatando os caminhos percorridos, as nuances do ensinar dança na escola, face aos conhecimentos dos alunos e suas inquietações como elemento instigante para a pesquisa da dança, a partir do Tema de Pesquisa – Egito Antigo, como referência para a condução das relações de ensino e aprendizagem da dança na Educação Infantil. Isto foi abordado a partir de uma metodologia dialógica, por colocar o professor numa postura crítica de estar na ação e se observar sobre sua prática de pesquisador e de articulador da interação escola e meio social, no qual, a criança está inserida. O artigo, portanto, mostrará caminhos para a construção do conhecimento, trabalhando a dança na escola com crianças, propondo e buscando compreender possibilidades de uma prática docente contextualizada na realidade dos alunos. 2016-11-03T17:16:39Z 2021-09-20T12:51:47Z 2016-11-03T17:16:39Z 2021-09-20T12:51:47Z 2016 bachelorThesis 2012981040 Silva, Eloise Tassila Bezerra da. O tema da pesquisa: eixo norteador para o ensino da dança. Orientador: Larissa Kelly T. Marques. 2016. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34537 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Dança
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Tema de Pesquisa; Ensino, Dança e Aprendizagem, Metodologia Dialógica e Ensino Infantil
Research Theme; Education, Dancing and Learning, Dialogic and Child Education Methodology
spellingShingle Tema de Pesquisa; Ensino, Dança e Aprendizagem, Metodologia Dialógica e Ensino Infantil
Research Theme; Education, Dancing and Learning, Dialogic and Child Education Methodology
Silva, Eloise Tassila Bezerra da
Tema de pesquisa: eixo norteador para o ensino da dança
description This article presents reflections and proposals on the teaching of dance in kindergarten, by sharing an experience report what happened in Educational Institution of childhood - NEI Education Center, reporting the paths taken, the nuances of teaching dance in school face the knowledge of the students and their concerns as exciting element to the dance of the research from the research Theme - Ancient Egypt as a reference for the operation of educational relations and dance learning in early childhood education. For this, it was approached from a dialogic methodology, by putting the teacher in a critical position to be in action and watch on their practice researcher and school interaction articulator and social environment in which the child is inserted. The article, therefore, will show ways of working with dance in a constructive way to school this knowledge with children, proposing and seeking to understand possibilities of contextualized teaching practice in the reality of students.
author2 Marques, Larissa Kelly T.
author_facet Marques, Larissa Kelly T.
Silva, Eloise Tassila Bezerra da
format bachelorThesis
author Silva, Eloise Tassila Bezerra da
author_sort Silva, Eloise Tassila Bezerra da
title Tema de pesquisa: eixo norteador para o ensino da dança
title_short Tema de pesquisa: eixo norteador para o ensino da dança
title_full Tema de pesquisa: eixo norteador para o ensino da dança
title_fullStr Tema de pesquisa: eixo norteador para o ensino da dança
title_full_unstemmed Tema de pesquisa: eixo norteador para o ensino da dança
title_sort tema de pesquisa: eixo norteador para o ensino da dança
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2016
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34537
work_keys_str_mv AT silvaeloisetassilabezerrada temadepesquisaeixonorteadorparaoensinodadanca
_version_ 1773965108048822272