A voz entrelaçando a dança: uma reflexão sobre possibilidades vivenciadas no curso de licenciatura em dança da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

O presente artigo parte do interesse de permear a hibridação entre dança e teatro, mais especificamente no contexto que envolve a voz em trabalhos artísticos de dança. Isso é algo que pode ser observado cada vez com mais frequência nas práticas contemporâneas. Como se pode ver no título do artigo...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Almeida, Mizraim Paiva de
Outros Autores: Souza, Mayra Montenegro de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Voz
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34522
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-34522
record_format dspace
spelling ri-123456789-345222023-01-19T19:06:09Z A voz entrelaçando a dança: uma reflexão sobre possibilidades vivenciadas no curso de licenciatura em dança da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Almeida, Mizraim Paiva de Souza, Mayra Montenegro de Voz Dança Teatro Arte Contemporânea O presente artigo parte do interesse de permear a hibridação entre dança e teatro, mais especificamente no contexto que envolve a voz em trabalhos artísticos de dança. Isso é algo que pode ser observado cada vez com mais frequência nas práticas contemporâneas. Como se pode ver no título do artigo, a bailarina/pesquisadora defende esse entrelaçamento entre voz e dança como um formato contemporâneo de se produzir arte. Uma dança que se faz através do “como” e não em uma concepção fechada e limitada dela mesma. Para uma melhor compreensão é feita uma breve contextualização sobre o uso da voz a partir do final do século XIX no teatro e são tecidas reflexões sobre a sua utilização em obras de dança hoje. Da mesma forma, são estabelecidas algumas relações entre elementos musicais, elementos técnicos do trabalho vocal e as dinâmicas de movimento sistematizadas por Rudolf Laban. Através de relatos de vivências na disciplina Preparação Vocal I na Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN, abordam-se possibilidades de se trabalhar a voz para que esta, sendo corpo, também alcance uma dinamicidade ao ser projetada. 2015-08-13T13:27:22Z 2021-09-20T12:51:37Z 2015-08-13T13:27:22Z 2021-09-20T12:51:37Z 2013-12-10 bachelorThesis 2011021192 ALMEIDA, Mizraim Paiva de. A voz entrelaçando a dança: uma reflexão sobre possibilidades vivenciadas no curso de licenciatura em dança da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Mayra Montenegro de Souza. 2015. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Departamento de Arte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34522 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Dança
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Voz
Dança
Teatro
Arte Contemporânea
spellingShingle Voz
Dança
Teatro
Arte Contemporânea
Almeida, Mizraim Paiva de
A voz entrelaçando a dança: uma reflexão sobre possibilidades vivenciadas no curso de licenciatura em dança da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
description O presente artigo parte do interesse de permear a hibridação entre dança e teatro, mais especificamente no contexto que envolve a voz em trabalhos artísticos de dança. Isso é algo que pode ser observado cada vez com mais frequência nas práticas contemporâneas. Como se pode ver no título do artigo, a bailarina/pesquisadora defende esse entrelaçamento entre voz e dança como um formato contemporâneo de se produzir arte. Uma dança que se faz através do “como” e não em uma concepção fechada e limitada dela mesma. Para uma melhor compreensão é feita uma breve contextualização sobre o uso da voz a partir do final do século XIX no teatro e são tecidas reflexões sobre a sua utilização em obras de dança hoje. Da mesma forma, são estabelecidas algumas relações entre elementos musicais, elementos técnicos do trabalho vocal e as dinâmicas de movimento sistematizadas por Rudolf Laban. Através de relatos de vivências na disciplina Preparação Vocal I na Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN, abordam-se possibilidades de se trabalhar a voz para que esta, sendo corpo, também alcance uma dinamicidade ao ser projetada.
author2 Souza, Mayra Montenegro de
author_facet Souza, Mayra Montenegro de
Almeida, Mizraim Paiva de
format bachelorThesis
author Almeida, Mizraim Paiva de
author_sort Almeida, Mizraim Paiva de
title A voz entrelaçando a dança: uma reflexão sobre possibilidades vivenciadas no curso de licenciatura em dança da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
title_short A voz entrelaçando a dança: uma reflexão sobre possibilidades vivenciadas no curso de licenciatura em dança da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
title_full A voz entrelaçando a dança: uma reflexão sobre possibilidades vivenciadas no curso de licenciatura em dança da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
title_fullStr A voz entrelaçando a dança: uma reflexão sobre possibilidades vivenciadas no curso de licenciatura em dança da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
title_full_unstemmed A voz entrelaçando a dança: uma reflexão sobre possibilidades vivenciadas no curso de licenciatura em dança da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
title_sort voz entrelaçando a dança: uma reflexão sobre possibilidades vivenciadas no curso de licenciatura em dança da universidade federal do rio grande do norte
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2015
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34522
work_keys_str_mv AT almeidamizraimpaivade avozentrelacandoadancaumareflexaosobrepossibilidadesvivenciadasnocursodelicenciaturaemdancadauniversidadefederaldoriograndedonorte
AT almeidamizraimpaivade vozentrelacandoadancaumareflexaosobrepossibilidadesvivenciadasnocursodelicenciaturaemdancadauniversidadefederaldoriograndedonorte
_version_ 1773964133114314752