A voz entrelaçando a dança: uma reflexão sobre possibilidades vivenciadas no curso de licenciatura em dança da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
O presente artigo parte do interesse de permear a hibridação entre dança e teatro, mais especificamente no contexto que envolve a voz em trabalhos artísticos de dança. Isso é algo que pode ser observado cada vez com mais frequência nas práticas contemporâneas. Como se pode ver no título do artigo...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34522 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: | O presente artigo parte do interesse de permear a hibridação entre dança e teatro, mais
especificamente no contexto que envolve a voz em trabalhos artísticos de dança. Isso é
algo que pode ser observado cada vez com mais frequência nas práticas
contemporâneas. Como se pode ver no título do artigo, a bailarina/pesquisadora defende
esse entrelaçamento entre voz e dança como um formato contemporâneo de se produzir
arte. Uma dança que se faz através do “como” e não em uma concepção fechada e
limitada dela mesma. Para uma melhor compreensão é feita uma breve contextualização
sobre o uso da voz a partir do final do século XIX no teatro e são tecidas reflexões sobre
a sua utilização em obras de dança hoje. Da mesma forma, são estabelecidas algumas
relações entre elementos musicais, elementos técnicos do trabalho vocal e as dinâmicas
de movimento sistematizadas por Rudolf Laban. Através de relatos de vivências na
disciplina Preparação Vocal I na Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN,
abordam-se possibilidades de se trabalhar a voz para que esta, sendo corpo, também
alcance uma dinamicidade ao ser projetada. |
---|