A voz entrelaçando a dança: uma reflexão sobre possibilidades vivenciadas no curso de licenciatura em dança da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

O presente artigo parte do interesse de permear a hibridação entre dança e teatro, mais especificamente no contexto que envolve a voz em trabalhos artísticos de dança. Isso é algo que pode ser observado cada vez com mais frequência nas práticas contemporâneas. Como se pode ver no título do artigo...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Almeida, Mizraim Paiva de
Outros Autores: Souza, Mayra Montenegro de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Voz
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34522
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O presente artigo parte do interesse de permear a hibridação entre dança e teatro, mais especificamente no contexto que envolve a voz em trabalhos artísticos de dança. Isso é algo que pode ser observado cada vez com mais frequência nas práticas contemporâneas. Como se pode ver no título do artigo, a bailarina/pesquisadora defende esse entrelaçamento entre voz e dança como um formato contemporâneo de se produzir arte. Uma dança que se faz através do “como” e não em uma concepção fechada e limitada dela mesma. Para uma melhor compreensão é feita uma breve contextualização sobre o uso da voz a partir do final do século XIX no teatro e são tecidas reflexões sobre a sua utilização em obras de dança hoje. Da mesma forma, são estabelecidas algumas relações entre elementos musicais, elementos técnicos do trabalho vocal e as dinâmicas de movimento sistematizadas por Rudolf Laban. Através de relatos de vivências na disciplina Preparação Vocal I na Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN, abordam-se possibilidades de se trabalhar a voz para que esta, sendo corpo, também alcance uma dinamicidade ao ser projetada.