O ensino do balé clássico na infância: Uma abordagem da consciência corporal como linguagem anterior ao ensino da técnica sistematizada.

O presente trabalho trata-se de uma proposta de ensino com abordagem somática para as aulas de dança clássica para crianças entre 06 e 08 anos de idade que estão em seus primeiros anos de estudo da técnica clássica na Escola de Ballet Maria Cardoso. Entende-se a necessidade de desen...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Nayara Kênia da
Outros Autores: Paixão, Maria de Lurdes Barros da
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34518
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-34518
record_format dspace
spelling ri-123456789-345182023-01-19T18:41:04Z O ensino do balé clássico na infância: Uma abordagem da consciência corporal como linguagem anterior ao ensino da técnica sistematizada. Silva, Nayara Kênia da Paixão, Maria de Lurdes Barros da Dança Criança Balé clássico Consciência Corporal O presente trabalho trata-se de uma proposta de ensino com abordagem somática para as aulas de dança clássica para crianças entre 06 e 08 anos de idade que estão em seus primeiros anos de estudo da técnica clássica na Escola de Ballet Maria Cardoso. Entende-se a necessidade de desenvolver um trabalho pautado na consciência corporal na práxis de dança desde a infância. O ensino da dança clássica para crianças pode proporcionar uma aprendizagem lúdico-criativa se for considerado como caminho investigativo a atenção ao corpo numa visão de totalidade. Tal proposta parte do princípio de que a dança não deve ser introduzida às crianças como movimentos mecânicos, mas estruturados conscientemente. As crianças são capazes de compor suas danças e ressignificar ideais, por isso, faz-se necessário um trabalho de dança que desenvolva sua criatividade, suas habilidades sensório-motoras e sua consciência corporal. Propõe-se uma reflexão sobre a importância de um trabalho específico de consciência corporal para crianç as preparando-as para adentrarem ás complexidades da técnica sistematizada do balé clássico. 2015-08-13T13:30:56Z 2021-09-20T12:51:33Z 2015-08-13T13:30:56Z 2021-09-20T12:51:33Z 2013-12-10 bachelorThesis 2010022203 SILVA, Nayara Kênia da. O ensino do balé clássico na infância: Uma abordagem da consciência corporal como linguagem anterior ao ensino da técnica sistematizada. 2015. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34518 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em dança
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Dança
Criança
Balé clássico
Consciência Corporal
spellingShingle Dança
Criança
Balé clássico
Consciência Corporal
Silva, Nayara Kênia da
O ensino do balé clássico na infância: Uma abordagem da consciência corporal como linguagem anterior ao ensino da técnica sistematizada.
description O presente trabalho trata-se de uma proposta de ensino com abordagem somática para as aulas de dança clássica para crianças entre 06 e 08 anos de idade que estão em seus primeiros anos de estudo da técnica clássica na Escola de Ballet Maria Cardoso. Entende-se a necessidade de desenvolver um trabalho pautado na consciência corporal na práxis de dança desde a infância. O ensino da dança clássica para crianças pode proporcionar uma aprendizagem lúdico-criativa se for considerado como caminho investigativo a atenção ao corpo numa visão de totalidade. Tal proposta parte do princípio de que a dança não deve ser introduzida às crianças como movimentos mecânicos, mas estruturados conscientemente. As crianças são capazes de compor suas danças e ressignificar ideais, por isso, faz-se necessário um trabalho de dança que desenvolva sua criatividade, suas habilidades sensório-motoras e sua consciência corporal. Propõe-se uma reflexão sobre a importância de um trabalho específico de consciência corporal para crianç as preparando-as para adentrarem ás complexidades da técnica sistematizada do balé clássico.
author2 Paixão, Maria de Lurdes Barros da
author_facet Paixão, Maria de Lurdes Barros da
Silva, Nayara Kênia da
format bachelorThesis
author Silva, Nayara Kênia da
author_sort Silva, Nayara Kênia da
title O ensino do balé clássico na infância: Uma abordagem da consciência corporal como linguagem anterior ao ensino da técnica sistematizada.
title_short O ensino do balé clássico na infância: Uma abordagem da consciência corporal como linguagem anterior ao ensino da técnica sistematizada.
title_full O ensino do balé clássico na infância: Uma abordagem da consciência corporal como linguagem anterior ao ensino da técnica sistematizada.
title_fullStr O ensino do balé clássico na infância: Uma abordagem da consciência corporal como linguagem anterior ao ensino da técnica sistematizada.
title_full_unstemmed O ensino do balé clássico na infância: Uma abordagem da consciência corporal como linguagem anterior ao ensino da técnica sistematizada.
title_sort o ensino do balé clássico na infância: uma abordagem da consciência corporal como linguagem anterior ao ensino da técnica sistematizada.
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2015
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34518
work_keys_str_mv AT silvanayarakeniada oensinodobaleclassiconainfanciaumaabordagemdaconscienciacorporalcomolinguagemanterioraoensinodatecnicasistematizada
_version_ 1773957468415590400