O ensino do balé clássico na infância: Uma abordagem da consciência corporal como linguagem anterior ao ensino da técnica sistematizada.
O presente trabalho trata-se de uma proposta de ensino com abordagem somática para as aulas de dança clássica para crianças entre 06 e 08 anos de idade que estão em seus primeiros anos de estudo da técnica clássica na Escola de Ballet Maria Cardoso. Entende-se a necessidade de desen...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34518 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-34518 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-345182023-01-19T18:41:04Z O ensino do balé clássico na infância: Uma abordagem da consciência corporal como linguagem anterior ao ensino da técnica sistematizada. Silva, Nayara Kênia da Paixão, Maria de Lurdes Barros da Dança Criança Balé clássico Consciência Corporal O presente trabalho trata-se de uma proposta de ensino com abordagem somática para as aulas de dança clássica para crianças entre 06 e 08 anos de idade que estão em seus primeiros anos de estudo da técnica clássica na Escola de Ballet Maria Cardoso. Entende-se a necessidade de desenvolver um trabalho pautado na consciência corporal na práxis de dança desde a infância. O ensino da dança clássica para crianças pode proporcionar uma aprendizagem lúdico-criativa se for considerado como caminho investigativo a atenção ao corpo numa visão de totalidade. Tal proposta parte do princípio de que a dança não deve ser introduzida às crianças como movimentos mecânicos, mas estruturados conscientemente. As crianças são capazes de compor suas danças e ressignificar ideais, por isso, faz-se necessário um trabalho de dança que desenvolva sua criatividade, suas habilidades sensório-motoras e sua consciência corporal. Propõe-se uma reflexão sobre a importância de um trabalho específico de consciência corporal para crianç as preparando-as para adentrarem ás complexidades da técnica sistematizada do balé clássico. 2015-08-13T13:30:56Z 2021-09-20T12:51:33Z 2015-08-13T13:30:56Z 2021-09-20T12:51:33Z 2013-12-10 bachelorThesis 2010022203 SILVA, Nayara Kênia da. O ensino do balé clássico na infância: Uma abordagem da consciência corporal como linguagem anterior ao ensino da técnica sistematizada. 2015. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34518 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em dança |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Dança Criança Balé clássico Consciência Corporal |
spellingShingle |
Dança Criança Balé clássico Consciência Corporal Silva, Nayara Kênia da O ensino do balé clássico na infância: Uma abordagem da consciência corporal como linguagem anterior ao ensino da técnica sistematizada. |
description |
O presente trabalho trata-se de uma proposta de ensino com abordagem
somática para as aulas de dança clássica para crianças entre 06 e 08 anos de idade
que estão em seus primeiros anos de estudo da técnica clássica na Escola de Ballet
Maria Cardoso. Entende-se a necessidade de desenvolver um trabalho pautado na
consciência corporal na práxis de dança desde a infância. O ensino da dança
clássica para crianças pode proporcionar uma aprendizagem lúdico-criativa se for
considerado como caminho investigativo a atenção ao corpo numa visão de
totalidade. Tal proposta parte do princípio de que a dança não deve ser introduzida
às crianças como movimentos mecânicos, mas estruturados conscientemente. As
crianças são capazes de compor suas danças e ressignificar ideais, por isso, faz-se
necessário um trabalho de dança que desenvolva sua criatividade, suas habilidades
sensório-motoras e sua consciência corporal. Propõe-se uma reflexão sobre a
importância de um trabalho específico de consciência corporal para crianç as
preparando-as para adentrarem ás complexidades da técnica sistematizada do balé
clássico. |
author2 |
Paixão, Maria de Lurdes Barros da |
author_facet |
Paixão, Maria de Lurdes Barros da Silva, Nayara Kênia da |
format |
bachelorThesis |
author |
Silva, Nayara Kênia da |
author_sort |
Silva, Nayara Kênia da |
title |
O ensino do balé clássico na infância: Uma abordagem da consciência corporal como linguagem anterior ao ensino da técnica sistematizada. |
title_short |
O ensino do balé clássico na infância: Uma abordagem da consciência corporal como linguagem anterior ao ensino da técnica sistematizada. |
title_full |
O ensino do balé clássico na infância: Uma abordagem da consciência corporal como linguagem anterior ao ensino da técnica sistematizada. |
title_fullStr |
O ensino do balé clássico na infância: Uma abordagem da consciência corporal como linguagem anterior ao ensino da técnica sistematizada. |
title_full_unstemmed |
O ensino do balé clássico na infância: Uma abordagem da consciência corporal como linguagem anterior ao ensino da técnica sistematizada. |
title_sort |
o ensino do balé clássico na infância: uma abordagem da consciência corporal como linguagem anterior ao ensino da técnica sistematizada. |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2015 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34518 |
work_keys_str_mv |
AT silvanayarakeniada oensinodobaleclassiconainfanciaumaabordagemdaconscienciacorporalcomolinguagemanterioraoensinodatecnicasistematizada |
_version_ |
1773957468415590400 |