O ensino do balé clássico na infância: Uma abordagem da consciência corporal como linguagem anterior ao ensino da técnica sistematizada.

O presente trabalho trata-se de uma proposta de ensino com abordagem somática para as aulas de dança clássica para crianças entre 06 e 08 anos de idade que estão em seus primeiros anos de estudo da técnica clássica na Escola de Ballet Maria Cardoso. Entende-se a necessidade de desen...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Nayara Kênia da
Outros Autores: Paixão, Maria de Lurdes Barros da
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34518
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O presente trabalho trata-se de uma proposta de ensino com abordagem somática para as aulas de dança clássica para crianças entre 06 e 08 anos de idade que estão em seus primeiros anos de estudo da técnica clássica na Escola de Ballet Maria Cardoso. Entende-se a necessidade de desenvolver um trabalho pautado na consciência corporal na práxis de dança desde a infância. O ensino da dança clássica para crianças pode proporcionar uma aprendizagem lúdico-criativa se for considerado como caminho investigativo a atenção ao corpo numa visão de totalidade. Tal proposta parte do princípio de que a dança não deve ser introduzida às crianças como movimentos mecânicos, mas estruturados conscientemente. As crianças são capazes de compor suas danças e ressignificar ideais, por isso, faz-se necessário um trabalho de dança que desenvolva sua criatividade, suas habilidades sensório-motoras e sua consciência corporal. Propõe-se uma reflexão sobre a importância de um trabalho específico de consciência corporal para crianç as preparando-as para adentrarem ás complexidades da técnica sistematizada do balé clássico.