O ensino do balé clássico na infância: Uma abordagem da consciência corporal como linguagem anterior ao ensino da técnica sistematizada.
O presente trabalho trata-se de uma proposta de ensino com abordagem somática para as aulas de dança clássica para crianças entre 06 e 08 anos de idade que estão em seus primeiros anos de estudo da técnica clássica na Escola de Ballet Maria Cardoso. Entende-se a necessidade de desen...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34518 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: | O presente trabalho trata-se de uma proposta de ensino com abordagem
somática para as aulas de dança clássica para crianças entre 06 e 08 anos de idade
que estão em seus primeiros anos de estudo da técnica clássica na Escola de Ballet
Maria Cardoso. Entende-se a necessidade de desenvolver um trabalho pautado na
consciência corporal na práxis de dança desde a infância. O ensino da dança
clássica para crianças pode proporcionar uma aprendizagem lúdico-criativa se for
considerado como caminho investigativo a atenção ao corpo numa visão de
totalidade. Tal proposta parte do princípio de que a dança não deve ser introduzida
às crianças como movimentos mecânicos, mas estruturados conscientemente. As
crianças são capazes de compor suas danças e ressignificar ideais, por isso, faz-se
necessário um trabalho de dança que desenvolva sua criatividade, suas habilidades
sensório-motoras e sua consciência corporal. Propõe-se uma reflexão sobre a
importância de um trabalho específico de consciência corporal para crianç as
preparando-as para adentrarem ás complexidades da técnica sistematizada do balé
clássico. |
---|