Dançar, educar e transformar: um relato de experiência no Projeto aviva social

This study, developed from my lived experience regarding the teaching of dance in a project caulled Projeto Aviva Social, located in the Felipe Camarão neighborhood , west of the city of Natal/ RN. We aim to report and reflect on this experience , casting a glance at the dance as an...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Cavalcanti, Lorena Thaise de Sousa
Outros Autores: Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira Marques
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34504
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-34504
record_format dspace
spelling ri-123456789-345042023-01-19T18:27:34Z Dançar, educar e transformar: um relato de experiência no Projeto aviva social Cavalcanti, Lorena Thaise de Sousa Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira Marques Tiburcio, Larissa Kelly de Oliveira Marques Vieira, Marcílio de Souza Viana, Ana Claudia Albano educação ensino da dança projeto social balé clássico This study, developed from my lived experience regarding the teaching of dance in a project caulled Projeto Aviva Social, located in the Felipe Camarão neighborhood , west of the city of Natal/ RN. We aim to report and reflect on this experience , casting a glance at the dance as an educational opportunity in a suburb. I aim to report and reflect on this experience, casting a glance at the dance as an educational opportunity, presenting a conception of knowledge that is consistent with what has been proposed by the French philosopher Merleau-Ponty (1994), a nontied knowledge to colleges of conscience, but closely related to the world of experiences, this perspective is the lived world that becomes the primary source of knowledge. Dance and education is interwoven in a transforming experience, capable of creating and experiencing a harsh reality with new meanings, in a poetic process of redefinition. Este trabalho desenvolveu-se a partir de minha experiência vivida no tocante ao ensino da dança em um projeto denominado Projeto Aviva Social, situado no bairro de Felipe Camarão, Zona Oeste da cidade de Natal/RN. Tenho como objetivo relatar e refletir sobre tal experiência, lançando um olhar sobre a dança como possibilidade educativa, apresentando uma concepção de conhecimento que vai de encontro ao que nos é proposto pelo filosofo francês Merleau-Ponty (1994), ou seja, um conhecimento não atado às faculdades da razão, mas intimamente relacionado ao mundo das experiências vividas, nessa perspectiva é o mundo vivido que torna-se a fonte primordial de conhecimento. Dança e educação entrelaçam-se numa experiência transformadora, capaz de criar e atravessar uma dura realidade com novos sentidos, em um processo poético de ressignificação. 2016-06-29T18:01:44Z 2021-09-20T12:51:21Z 2016-06-29T18:01:44Z 2021-09-20T12:51:21Z 2015-12-09 bachelorThesis 2010022130 CAVALCANTI, Lorena Thaise de Sousa. Dançar, educar e transformar: um relato de experiência no Projeto aviva social. Orientador: Larissa Kelly de Oliveira Marques Tibúrcio. 2015. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso - (Graduação em Dança) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34504 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Dança
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic educação
ensino da dança
projeto social
balé clássico
spellingShingle educação
ensino da dança
projeto social
balé clássico
Cavalcanti, Lorena Thaise de Sousa
Dançar, educar e transformar: um relato de experiência no Projeto aviva social
description This study, developed from my lived experience regarding the teaching of dance in a project caulled Projeto Aviva Social, located in the Felipe Camarão neighborhood , west of the city of Natal/ RN. We aim to report and reflect on this experience , casting a glance at the dance as an educational opportunity in a suburb. I aim to report and reflect on this experience, casting a glance at the dance as an educational opportunity, presenting a conception of knowledge that is consistent with what has been proposed by the French philosopher Merleau-Ponty (1994), a nontied knowledge to colleges of conscience, but closely related to the world of experiences, this perspective is the lived world that becomes the primary source of knowledge. Dance and education is interwoven in a transforming experience, capable of creating and experiencing a harsh reality with new meanings, in a poetic process of redefinition.
author2 Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira Marques
author_facet Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira Marques
Cavalcanti, Lorena Thaise de Sousa
format bachelorThesis
author Cavalcanti, Lorena Thaise de Sousa
author_sort Cavalcanti, Lorena Thaise de Sousa
title Dançar, educar e transformar: um relato de experiência no Projeto aviva social
title_short Dançar, educar e transformar: um relato de experiência no Projeto aviva social
title_full Dançar, educar e transformar: um relato de experiência no Projeto aviva social
title_fullStr Dançar, educar e transformar: um relato de experiência no Projeto aviva social
title_full_unstemmed Dançar, educar e transformar: um relato de experiência no Projeto aviva social
title_sort dançar, educar e transformar: um relato de experiência no projeto aviva social
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2016
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34504
work_keys_str_mv AT cavalcantilorenathaisedesousa dancareducaretransformarumrelatodeexperiencianoprojetoavivasocial
_version_ 1773960256819298304