Vovó moderninha: a participação e o papel do idoso na publicidade
This monograph focuses on the figure of the elderly as a user of service technologies through internet access, who seek, through interactive services, to obtain convenience, leisure and well-being, being part of a consumer class of technologies and related services to it, which thus allows autonomy...
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Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34466 |
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ri-123456789-344662023-01-13T18:41:42Z Vovó moderninha: a participação e o papel do idoso na publicidade Moura, Laura de Assis de Nobre, Luiz Fernando Dal Pian Carratore, Luis Roberto Rossi Del Muneiro, Lilian Carla Idoso. Inclusão Digital. Tecnologia. Publicidade. Elderly. Digital Inclusion. Technology. Advertising. This monograph focuses on the figure of the elderly as a user of service technologies through internet access, who seek, through interactive services, to obtain convenience, leisure and well-being, being part of a consumer class of technologies and related services to it, which thus allows autonomy and its inclusion in the digital environment. The participation of these elderly people in advertising related to technology makes this consumer class feel valued by the market and thus have a greater participation in this medium. The main objective of this research was to understand how commercials represent the elderly as an active subject and consumer. The research carried out also aims to contribute to the way we see the elderly in the present moment in which we are experiencing constant changes in the way of life due to the use of technologies and to contribute in a social way so that the elderly is represented as they really should be, a active and autonomous individual able to make use of tools and services linked to technology, which in some way can bring them quality of life, comfort and finally well-being. To achieve the objectives proposed by the research, a qualitative research was carried out, through interviews with a questionnaire board. Through the questionnaire, it was found that, in general, the elderly want to be more represented and that more products can be turned to them, with regard to technology. A presente monografia apresenta como foco a figura do idoso como usuário de tecnologias de serviços através do acesso à internet, que buscam por meio de serviços interativos obter comodidade, lazer e bem-estar, fazendo parte de uma classe consumidora de tecnologias e de serviços ligados a ela, que permite assim autonomia e sua inclusão no meio digital. A participação desses idosos nas peças publicitárias ligadas à tecnologia faz com que essa classe consumidora se sinta valorizada pelo mercado e assim tenha maior participação nesse meio. O objetivo principal da presente pesquisa foi compreender como comerciais representam o idoso como sujeito ativo e consumidor. A pesquisa realizada também visa contribuir para a forma como vemos o idoso no presente momento em que estamos vivenciando mudanças constantes no modo de vida em decorrência do uso de tecnologias e contribuir de forma social para que o idoso seja representado como de fato deve ser, um indivíduo ativo e autônomo capaz de fazer uso de ferramentas e serviços ligados a tecnologia, que de alguma forma podem lhes trazer qualidade de vida, conforto e finalmente bem-estar. Para alcançar os objetivos propostos pela pesquisa realizou-se uma pesquisa de característica qualitativa, por meio de entrevistas com um quadro de questionário. Através do questionário constatou-se que de um modo geral os idosos desejam ser mais representados e que mais produtos possam ser voltados para eles, no tocante a tecnologia. 2021-05-21T18:36:48Z 2021-09-20T12:45:14Z 2021-05-21T18:36:48Z 2021-09-20T12:45:14Z 2021-04-20 bachelorThesis 20160139615 MOURA, Laura de Assis de. Vovó Moderninha: a participação e o papel do idoso na publicidade. 2021. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do rio Grande do Norte, Natal, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34466 pt_BR application/octet-stream Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Publicidade e Propaganda |
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