Imageamento de fraturas e feições cársticas no Lajedo do Arapuá/Bacia Potiguar, aplicando o Método de Eletrorresistividade (ERT)

O objetivo deste trabalho é realizar o imageamento de fraturas e feições cársticas encontradas na zona epicárstica de rochas carbonáticas que afloram numa porção do Lajedo do Arapuá, Formação Jandaíra, Bacia Potiguar, em alta resolução, usando a técnica Eletrical Resistivity Tomography (ERT). Neste...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Costa, Pâmella Regina Fernandes da
Outros Autores: Lima Filho, Francisco Pinheiro
Formato: postGraduateThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34338
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-34338
record_format dspace
spelling ri-123456789-343382023-03-01T16:09:56Z Imageamento de fraturas e feições cársticas no Lajedo do Arapuá/Bacia Potiguar, aplicando o Método de Eletrorresistividade (ERT) Costa, Pâmella Regina Fernandes da Lima Filho, Francisco Pinheiro Rafael Saraiva Rodrigues Marques, Manilo Soares Cazarin, Caroline Lessio Palavras-chave: ERT. Fraturas. Carste. Formação Jandaira. Bacia Potiguar. Keywords: ERT. Karst. Potiguar Basin. Jandaíra Formation. O objetivo deste trabalho é realizar o imageamento de fraturas e feições cársticas encontradas na zona epicárstica de rochas carbonáticas que afloram numa porção do Lajedo do Arapuá, Formação Jandaíra, Bacia Potiguar, em alta resolução, usando a técnica Eletrical Resistivity Tomography (ERT). Neste trabalho foram adquiridas seções com os arranjos Dipolo-dipolo e Schlumberger e os dados processados nos softwares ZondRes2D e EarthImager2D. Deste modo, foram interpretadas fraturas abertas (carstificadas ou não), fraturas fechadas e planos de acamamento (carstificados ou não). Foram comparados o desempenho dos softwares, a sensibilidade dos arranjos e avaliado o impacto do processamento para ressaltar as anomalias verticais e horizontais. O processamento em ambos os softwares se mostrou adequado para representar as anomalias correspondentes às feições geológicas de interesse. Entretanto, o software EarthImager2D mostrou-se mais adequado para individualizar as feições verticalizadas, enquanto o arranjo Dipolo-dipolo apresentou maior sensibilidade para discretizar as anomalias de alta resistividade. 2020-02-21T13:51:44Z 2021-09-20T12:23:48Z 2020-02-21T13:51:44Z 2021-09-20T12:23:48Z 2020-02-18 postGraduateThesis 20150130311 COSTA, Pâmella Regina Fernandes. Imageamento de fraturas e feições cársticas no Lajedo do Arapuá/Bacia Potiguar, aplicando o Método de Eletrorresistividade (ERT). 2020. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Geofísica) - Departamento de geofísica, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal,2020. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34338 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Geofísica
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Palavras-chave: ERT. Fraturas. Carste. Formação Jandaira. Bacia Potiguar.
Keywords: ERT. Karst. Potiguar Basin. Jandaíra Formation.
spellingShingle Palavras-chave: ERT. Fraturas. Carste. Formação Jandaira. Bacia Potiguar.
Keywords: ERT. Karst. Potiguar Basin. Jandaíra Formation.
Costa, Pâmella Regina Fernandes da
Imageamento de fraturas e feições cársticas no Lajedo do Arapuá/Bacia Potiguar, aplicando o Método de Eletrorresistividade (ERT)
description O objetivo deste trabalho é realizar o imageamento de fraturas e feições cársticas encontradas na zona epicárstica de rochas carbonáticas que afloram numa porção do Lajedo do Arapuá, Formação Jandaíra, Bacia Potiguar, em alta resolução, usando a técnica Eletrical Resistivity Tomography (ERT). Neste trabalho foram adquiridas seções com os arranjos Dipolo-dipolo e Schlumberger e os dados processados nos softwares ZondRes2D e EarthImager2D. Deste modo, foram interpretadas fraturas abertas (carstificadas ou não), fraturas fechadas e planos de acamamento (carstificados ou não). Foram comparados o desempenho dos softwares, a sensibilidade dos arranjos e avaliado o impacto do processamento para ressaltar as anomalias verticais e horizontais. O processamento em ambos os softwares se mostrou adequado para representar as anomalias correspondentes às feições geológicas de interesse. Entretanto, o software EarthImager2D mostrou-se mais adequado para individualizar as feições verticalizadas, enquanto o arranjo Dipolo-dipolo apresentou maior sensibilidade para discretizar as anomalias de alta resistividade.
author2 Lima Filho, Francisco Pinheiro
author_facet Lima Filho, Francisco Pinheiro
Costa, Pâmella Regina Fernandes da
format postGraduateThesis
author Costa, Pâmella Regina Fernandes da
author_sort Costa, Pâmella Regina Fernandes da
title Imageamento de fraturas e feições cársticas no Lajedo do Arapuá/Bacia Potiguar, aplicando o Método de Eletrorresistividade (ERT)
title_short Imageamento de fraturas e feições cársticas no Lajedo do Arapuá/Bacia Potiguar, aplicando o Método de Eletrorresistividade (ERT)
title_full Imageamento de fraturas e feições cársticas no Lajedo do Arapuá/Bacia Potiguar, aplicando o Método de Eletrorresistividade (ERT)
title_fullStr Imageamento de fraturas e feições cársticas no Lajedo do Arapuá/Bacia Potiguar, aplicando o Método de Eletrorresistividade (ERT)
title_full_unstemmed Imageamento de fraturas e feições cársticas no Lajedo do Arapuá/Bacia Potiguar, aplicando o Método de Eletrorresistividade (ERT)
title_sort imageamento de fraturas e feições cársticas no lajedo do arapuá/bacia potiguar, aplicando o método de eletrorresistividade (ert)
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2020
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34338
work_keys_str_mv AT costapamellareginafernandesda imageamentodefraturasefeicoescarsticasnolajedodoarapuabaciapotiguaraplicandoometododeeletrorresistividadeert
_version_ 1773958468875583488