Análise do desempenho dos ingressantes na UFRN por meio do vestibular de 2012 e o seu respectivo rendimento acadêmico na UFRN

The current study had as goal to analyze the UFRN incoming students performance in the 2012 entrance exam and their respective performance in the university after the 2012 academic year. The influence of socioeconomic factors on the students performances was the guiding axis from which the explanat...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Santos, Hiranilson Andrade dos
Outros Autores: Ramos, Iloneide Carlos de Oliveira
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34269
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-34269
record_format dspace
spelling ri-123456789-342692021-09-20T12:08:26Z Análise do desempenho dos ingressantes na UFRN por meio do vestibular de 2012 e o seu respectivo rendimento acadêmico na UFRN Santos, Hiranilson Andrade dos Ramos, Iloneide Carlos de Oliveira Ivone da Silva Salsa Salsa, Ivone da Silva Moreira, Jeanete Alves Análise de desempenho Boxplot Análise de agrupamento Método de Ward Ward's Method Analysis of grouping Performance analysis The current study had as goal to analyze the UFRN incoming students performance in the 2012 entrance exam and their respective performance in the university after the 2012 academic year. The influence of socioeconomic factors on the students performances was the guiding axis from which the explanatory variables were set in this research. The Boxplot Chart was used as principal tool, and as additional, the Bar Graphs. Another aim was to classify the UFRN undergraduate courses according to the students performance in the Multiple Choice and Writing tests of the 2012 entrance examination through the cluster analysis, using the agglomerative hierarchical technique - the Ward’s Method. The cluster analysis resulted in the grouping of courses into three groups, featured by performance levels (high, medium and low), and the descriptive analysis showed that economic variables can affect the incoming students performance. O presente estudo teve como objetivo analisar o desempenho dos ingressantes na UFRN no Vestibular 2012 e o respectivo desempenho desses ingressantes na universidade, após o ano letivo de 2012. A influência de fatores socioeconômicos sobre os mencionados desempenhos foi o eixo norteador do qual se estabeleceu as variáveis explicativas no cenário desta pesquisa. Como ferramenta principal de análise foi usado o Gráfico de Boxplot e, como auxiliar, Gráficos de Barras. Outro objetivo também contemplado foi a classificação dos cursos de graduação da UFRN, segundo o desempenho do ingressante nas provas de Múltipla escolha e na Redação do Vestibular 2012. Isso foi realizado por meio da Análise de Agrupamento, utilizando-se a Técnica Hierárquica Aglomerativa – Método de Ward. A análise de cluster resultou no agrupamento dos cursos em três grupos, caracterizados por três faixas de desempenhos (alto, médio e baixo), e a análise descritiva expôs que, as variáveis de natureza econômica têm realmente influência no desempenho do vestibulando. 2018-12-20T14:53:01Z 2021-09-20T12:08:26Z 2018-12-20T14:53:01Z 2021-09-20T12:08:26Z 2018-12-18 bachelorThesis 2013015327 SANTOS, Hianilson Andrade dos. Análise do desempenho dos ingressantes na UFRN por meio do vestibular de 2012 e o seu respectivo rendimento acadêmico na UFRN. 2018. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Departamento de Estatística, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34269 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Estatística
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Análise de desempenho
Boxplot
Análise de agrupamento
Método de Ward
Ward's Method
Analysis of grouping
Performance analysis
spellingShingle Análise de desempenho
Boxplot
Análise de agrupamento
Método de Ward
Ward's Method
Analysis of grouping
Performance analysis
Santos, Hiranilson Andrade dos
Análise do desempenho dos ingressantes na UFRN por meio do vestibular de 2012 e o seu respectivo rendimento acadêmico na UFRN
description The current study had as goal to analyze the UFRN incoming students performance in the 2012 entrance exam and their respective performance in the university after the 2012 academic year. The influence of socioeconomic factors on the students performances was the guiding axis from which the explanatory variables were set in this research. The Boxplot Chart was used as principal tool, and as additional, the Bar Graphs. Another aim was to classify the UFRN undergraduate courses according to the students performance in the Multiple Choice and Writing tests of the 2012 entrance examination through the cluster analysis, using the agglomerative hierarchical technique - the Ward’s Method. The cluster analysis resulted in the grouping of courses into three groups, featured by performance levels (high, medium and low), and the descriptive analysis showed that economic variables can affect the incoming students performance.
author2 Ramos, Iloneide Carlos de Oliveira
author_facet Ramos, Iloneide Carlos de Oliveira
Santos, Hiranilson Andrade dos
format bachelorThesis
author Santos, Hiranilson Andrade dos
author_sort Santos, Hiranilson Andrade dos
title Análise do desempenho dos ingressantes na UFRN por meio do vestibular de 2012 e o seu respectivo rendimento acadêmico na UFRN
title_short Análise do desempenho dos ingressantes na UFRN por meio do vestibular de 2012 e o seu respectivo rendimento acadêmico na UFRN
title_full Análise do desempenho dos ingressantes na UFRN por meio do vestibular de 2012 e o seu respectivo rendimento acadêmico na UFRN
title_fullStr Análise do desempenho dos ingressantes na UFRN por meio do vestibular de 2012 e o seu respectivo rendimento acadêmico na UFRN
title_full_unstemmed Análise do desempenho dos ingressantes na UFRN por meio do vestibular de 2012 e o seu respectivo rendimento acadêmico na UFRN
title_sort análise do desempenho dos ingressantes na ufrn por meio do vestibular de 2012 e o seu respectivo rendimento acadêmico na ufrn
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2018
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34269
work_keys_str_mv AT santoshiranilsonandradedos analisedodesempenhodosingressantesnaufrnpormeiodovestibularde2012eoseurespectivorendimentoacademiconaufrn
_version_ 1773965867239866368