Ecos do Flamenco de Rosalía: entendendo a força semiótica através do audiovisual

This research aims to develop a categorical semiotic analysis of the video clips of the two lead singles from the album El Mal Querer: MALAMENTE (Cap.1: Augurio) and PIENSO EN TU MIRÁ (Cap.3: Celos). Moving forward, the following objectives can be identified as: (a) understand why video clips are pr...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Miranda, Bruno Melo Fernandes de
Outros Autores: Carvalho, Breno da Silva
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33947
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-33947
record_format dspace
spelling ri-123456789-339472023-02-16T19:06:33Z Ecos do Flamenco de Rosalía: entendendo a força semiótica através do audiovisual Echoes of Rosalía's Flamenco: understanding the semiotic force through the audiovisual Miranda, Bruno Melo Fernandes de Carvalho, Breno da Silva Dal Pian, Luiz Fernando Oliveira, Raquel Assunção Rosália Flamenco Semiótica Cultura da convergência This research aims to develop a categorical semiotic analysis of the video clips of the two lead singles from the album El Mal Querer: MALAMENTE (Cap.1: Augurio) and PIENSO EN TU MIRÁ (Cap.3: Celos). Moving forward, the following objectives can be identified as: (a) understand why video clips are produced as a resource for the process of launching, presenting and disseminating works in the phonographic industry, in addition to reviewing the other parameters of performance and dissemination in the same; (b) understand the singer Rosalía herself as a cultural asset of this industry, from the perspective of the convergence culture (JENKINS, 2009); (c) carry out a semiotic reading of the audiovisual narratives proposed by the artist, which is based on the traditional flamenco reference, renewing it for the contemporary pop music (and film) industry. A presente pesquisa tem como missão desenvolver uma análise semiótica categórica dos videoclipes dos dois lead singles do álbum El Mal Querer: MALAMENTE (Cap.1: Augurio) e PIENSO EN TU MIRÁ (Cap.3: Celos). A partir da base, pode-se identificar os seguintes objetivos: (a) entender o porquê da produção de videoclipes como recurso para o processo de lançamento, apresentação e divulgação de obras na indústria fonográfica, além da revisão dos demais parâmetros de atuação e divulgação na mesma; (b) compreender a própria cantora Rosalía como bem cultural desta indústria, sob a ótica da cultura da convergência (JENKINS, 2009); (c) realizar uma leitura semiótica das narrativas audiovisuais propostas pela artista, que se apoia no referencial flamenco tradicional, renovando-o para a indústria musical (e fílmica) pop contemporânea. 2021-09-16T21:51:26Z 2021-09-16T21:51:26Z 2021-09-09 bachelorThesis MIRANDA, Bruno Melo Fernandes. Ecos do Flamenco de Rosalía: entendendo a força semiótica através do audiovisual. 2021. 58f. (Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021 https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33947 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Comunicação Social – Publicidade e Propaganda Departamento de Comunicação Social
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Rosália
Flamenco
Semiótica
Cultura da convergência
spellingShingle Rosália
Flamenco
Semiótica
Cultura da convergência
Miranda, Bruno Melo Fernandes de
Ecos do Flamenco de Rosalía: entendendo a força semiótica através do audiovisual
description This research aims to develop a categorical semiotic analysis of the video clips of the two lead singles from the album El Mal Querer: MALAMENTE (Cap.1: Augurio) and PIENSO EN TU MIRÁ (Cap.3: Celos). Moving forward, the following objectives can be identified as: (a) understand why video clips are produced as a resource for the process of launching, presenting and disseminating works in the phonographic industry, in addition to reviewing the other parameters of performance and dissemination in the same; (b) understand the singer Rosalía herself as a cultural asset of this industry, from the perspective of the convergence culture (JENKINS, 2009); (c) carry out a semiotic reading of the audiovisual narratives proposed by the artist, which is based on the traditional flamenco reference, renewing it for the contemporary pop music (and film) industry.
author2 Carvalho, Breno da Silva
author_facet Carvalho, Breno da Silva
Miranda, Bruno Melo Fernandes de
format bachelorThesis
author Miranda, Bruno Melo Fernandes de
author_sort Miranda, Bruno Melo Fernandes de
title Ecos do Flamenco de Rosalía: entendendo a força semiótica através do audiovisual
title_short Ecos do Flamenco de Rosalía: entendendo a força semiótica através do audiovisual
title_full Ecos do Flamenco de Rosalía: entendendo a força semiótica através do audiovisual
title_fullStr Ecos do Flamenco de Rosalía: entendendo a força semiótica através do audiovisual
title_full_unstemmed Ecos do Flamenco de Rosalía: entendendo a força semiótica através do audiovisual
title_sort ecos do flamenco de rosalía: entendendo a força semiótica através do audiovisual
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2021
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33947
work_keys_str_mv AT mirandabrunomelofernandesde ecosdoflamencoderosaliaentendendoaforcasemioticaatravesdoaudiovisual
AT mirandabrunomelofernandesde echoesofrosaliasflamencounderstandingthesemioticforcethroughtheaudiovisual
_version_ 1773960118433480704