Um breve estudo sobre educação musical e as pessoas com deficiência visual

Music teaching in Brazil is trying to follow the actions towards the inclusion process in educational environment, in order to permit access for individuals with impairments to this environment. Music education is one of the fields presenting notable transform...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Ferreira, Luiz Carlos
Outros Autores: Souza, Catarina Shin Lima de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33891
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-33891
record_format dspace
spelling ri-123456789-338912021-09-16T13:19:46Z Um breve estudo sobre educação musical e as pessoas com deficiência visual Ferreira, Luiz Carlos Souza, Catarina Shin Lima de Educação musical Educação inclusiva Deficientes visuais Cegos - Educação Music teaching in Brazil is trying to follow the actions towards the inclusion process in educational environment, in order to permit access for individuals with impairments to this environment. Music education is one of the fields presenting notable transformations in relation to its pedagogy and teaching practices. However, discussion in respect of the inclusion process in music still needs to be extended, allowing the development of music teaching strategies in Brazil. From this perspective, in Brazil, braille music is being used to promote music education for individuals with visual impairment, with the development of vocational training and the production of didactic material and musical scores. The present study showed a brief discussion about the context of music education and individuals with visual impairments. The main tools used to ensure accessibility to music were braille system and their musical notation. The methodology consisted in a theoretical reference which deals with the significant aspects of musical education and individuals with visual impairment. In conclusion, it is important to continue the discussion in this area of music education in order to strengthen this field of study and to stimulate the development of new projects and practices. O ensino de música no Brasil está procurando acompanhar as ações desenvolvidas a favor do processo de inclusão em meio educacional, que têm como objetivo, permitir o acesso de pessoas com deficiência e/ou que se encontram a margem do contexto social, em ambientes de ensino, sendo a educação da música compreendida como um dos campos que está apresentando sensíveis transformações quanto a restruturação em relação às suas práticas didáticas e pedagógicas, transformando antigos padrões de sua educação que eram pautados nas aptidões musicais e habilidades especiais para música. Considera-se que as discussões referentes ao processo de inclusão no campo da música precisam ser ampliadas, de modo que as propostas da educação musical inclusiva possibilitem o desenvolvimento de ações que procuram contemplar estratégias de en sino de música no Brasil. Perante essa perspectiva, importantes ações estão sendo desenvolvidas em âmbito brasileiro, tendo como principais objetivos a divulgação do ensino de música para pessoas com deficiência visual, formação profissional e produção de materiais didático-musicais e partituras, tendo como principal instrumento a musicografia braille. Nesse sentido, o estudo procurou apresentar uma breve discussão acerca do contexto do ensino de música e a pessoa com deficiência visual, de modo a contemplar o sistema braille e sua notação musical como a principal ferramenta de apoio ao acesso à música, bem como contextualizando a contribuição do avanço tecnológico para a acessibilidade à música. A metodologia utilizada foi a pesquisa em referencial teórico que aborda os aspectos significativos da educação musical e a pessoa com deficiência visual. Com o estudo, considerouse que é necessária a continuidade da discussão acerca da inclusão no campo da educação musical, de modo a fortalecer o campo de estudo nessa área, beneficiando o desenvolvimento de novas propostas de projetos e práticas. 2015-06-20T00:09:48Z 2021-09-16T13:19:46Z 2015-06-20T00:09:48Z 2021-09-16T13:19:46Z 2013 bachelorThesis 2009024478 FERREIRA, Luiz Carlos. Um breve estudo sobre educação musical e as pessoas com deficiência visual. Natal, RN, 2013. 60 f. Monografia (Graduação) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33891 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Música
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Educação musical
Educação inclusiva
Deficientes visuais
Cegos - Educação
spellingShingle Educação musical
Educação inclusiva
Deficientes visuais
Cegos - Educação
Ferreira, Luiz Carlos
Um breve estudo sobre educação musical e as pessoas com deficiência visual
description Music teaching in Brazil is trying to follow the actions towards the inclusion process in educational environment, in order to permit access for individuals with impairments to this environment. Music education is one of the fields presenting notable transformations in relation to its pedagogy and teaching practices. However, discussion in respect of the inclusion process in music still needs to be extended, allowing the development of music teaching strategies in Brazil. From this perspective, in Brazil, braille music is being used to promote music education for individuals with visual impairment, with the development of vocational training and the production of didactic material and musical scores. The present study showed a brief discussion about the context of music education and individuals with visual impairments. The main tools used to ensure accessibility to music were braille system and their musical notation. The methodology consisted in a theoretical reference which deals with the significant aspects of musical education and individuals with visual impairment. In conclusion, it is important to continue the discussion in this area of music education in order to strengthen this field of study and to stimulate the development of new projects and practices.
author2 Souza, Catarina Shin Lima de
author_facet Souza, Catarina Shin Lima de
Ferreira, Luiz Carlos
format bachelorThesis
author Ferreira, Luiz Carlos
author_sort Ferreira, Luiz Carlos
title Um breve estudo sobre educação musical e as pessoas com deficiência visual
title_short Um breve estudo sobre educação musical e as pessoas com deficiência visual
title_full Um breve estudo sobre educação musical e as pessoas com deficiência visual
title_fullStr Um breve estudo sobre educação musical e as pessoas com deficiência visual
title_full_unstemmed Um breve estudo sobre educação musical e as pessoas com deficiência visual
title_sort um breve estudo sobre educação musical e as pessoas com deficiência visual
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2015
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33891
work_keys_str_mv AT ferreiraluizcarlos umbreveestudosobreeducacaomusicaleaspessoascomdeficienciavisual
_version_ 1773967385142755328