Tétrades: relato de uma experiência de ensino da improvisação aplicada aos teclados percussivos

This study reports and reflects about the experience of teaching how to improvise on percussive keyboards. The study was applied in two components from Percussion Group of the Federal University of Rio Grande do Norte, on ten classes occurred between March and May of 2015. The methodology used wa...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Cardoso, Edmilson Ferreira
Outros Autores: Cunha, Germanna França da
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33878
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-33878
record_format dspace
spelling ri-123456789-338782021-09-16T13:19:22Z Tétrades: relato de uma experiência de ensino da improvisação aplicada aos teclados percussivos Cardoso, Edmilson Ferreira Cunha, Germanna França da Mendes, Jean Joubert Freitas Farias, Ranilson Bezerra de Educação musical Teclados percussivos Improvisação (Música) Harmonia (Música) Música This study reports and reflects about the experience of teaching how to improvise on percussive keyboards. The study was applied in two components from Percussion Group of the Federal University of Rio Grande do Norte, on ten classes occurred between March and May of 2015. The methodology used was based on "Assimilation Theory" of Jean Piaget, as well as on authors of works on Harmony area as Turi Collura and Ian Guest among others. This methodology aims to develop the student in the practice of improvisation on popular music from the systematic study of tetrads and materials related to them. At the end of the experiment the students had already studied all tetrads of the most harmonic fields and their figures, as well as certain procedures for the application of this material on improvisation in the basic harmonics progressions of the tonal system. Moreover, they learned the twelve-bar blues and techniques for building simple melodies to be applied in improvisation on this musical genre in all possible shades. Este trabalho objetiva relatar e refletir sobre a experiência de ensino da improvisação em teclados percussivos desenvolvida com dois componentes do Grupo de Percussão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, durante dez aulas ocorridas entre os meses de março e maio do ano de 2015 nesta instituição. A metodologia aplicada foi fundamentada na “teoria da assimilação” de Jean Piaget, assim como, em obras de autores da área da harmonia como: Turi Collura e Ian Guest entre outros. Esta metodologia visa o desenvolvimento do aluno na pratica da improvisação na música popular a partir do estudo sistemático das tétrades e dos materiais a elas relacionados. Ao final do experimento os alunos já haviam estudado todas as tétrades do campo harmônico maior e suas respectivas cifras, assim como, alguns procedimentos para a aplicação deste material na improvisação sobre os encadeamentos harmônicos básicos do sistema tonal. Além disso, conheceram o blues de doze compassos e aprenderam técnicas para a construção de melodias simples a serem aplicadas na improvisação sobre este gênero musical em todos os seus tons possíveis. 2015-07-13T15:52:18Z 2021-09-16T13:19:22Z 2015-07-13T15:52:18Z 2021-09-16T13:19:22Z 2015-06-01 bachelorThesis 2011078005 CARDOSO, Edmilson Ferreira. Tétrades: relato de uma experiência de ensino da improvisação aplicada aos teclados percussivos. 2015. 79 f. Monografia (graduação) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33878 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Música
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Educação musical
Teclados percussivos
Improvisação (Música)
Harmonia (Música)
Música
spellingShingle Educação musical
Teclados percussivos
Improvisação (Música)
Harmonia (Música)
Música
Cardoso, Edmilson Ferreira
Tétrades: relato de uma experiência de ensino da improvisação aplicada aos teclados percussivos
description This study reports and reflects about the experience of teaching how to improvise on percussive keyboards. The study was applied in two components from Percussion Group of the Federal University of Rio Grande do Norte, on ten classes occurred between March and May of 2015. The methodology used was based on "Assimilation Theory" of Jean Piaget, as well as on authors of works on Harmony area as Turi Collura and Ian Guest among others. This methodology aims to develop the student in the practice of improvisation on popular music from the systematic study of tetrads and materials related to them. At the end of the experiment the students had already studied all tetrads of the most harmonic fields and their figures, as well as certain procedures for the application of this material on improvisation in the basic harmonics progressions of the tonal system. Moreover, they learned the twelve-bar blues and techniques for building simple melodies to be applied in improvisation on this musical genre in all possible shades.
author2 Cunha, Germanna França da
author_facet Cunha, Germanna França da
Cardoso, Edmilson Ferreira
format bachelorThesis
author Cardoso, Edmilson Ferreira
author_sort Cardoso, Edmilson Ferreira
title Tétrades: relato de uma experiência de ensino da improvisação aplicada aos teclados percussivos
title_short Tétrades: relato de uma experiência de ensino da improvisação aplicada aos teclados percussivos
title_full Tétrades: relato de uma experiência de ensino da improvisação aplicada aos teclados percussivos
title_fullStr Tétrades: relato de uma experiência de ensino da improvisação aplicada aos teclados percussivos
title_full_unstemmed Tétrades: relato de uma experiência de ensino da improvisação aplicada aos teclados percussivos
title_sort tétrades: relato de uma experiência de ensino da improvisação aplicada aos teclados percussivos
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2015
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33878
work_keys_str_mv AT cardosoedmilsonferreira tetradesrelatodeumaexperienciadeensinodaimprovisacaoaplicadaaostecladospercussivos
_version_ 1773965964685082624