A relação entre pais, professor e aluno: um relato de experiência sobre o ensino de música no programa mais educação.

This course conclusion work is based on an experience report in the city of Nísia Floresta / RN in 2016. Through the More Education Program, I worked as a music teacher in two classes of the third year of Elementary School I, in two schools in the municipal school system. Starting from the fact t...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Helder Paiva
Outros Autores: Santos, Gleison Costa dos
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33810
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-33810
record_format dspace
spelling ri-123456789-338102021-09-16T13:17:44Z A relação entre pais, professor e aluno: um relato de experiência sobre o ensino de música no programa mais educação. Silva, Helder Paiva Santos, Gleison Costa dos Sousa, Magno Altieri Chaves de Souza, Magno Altieri Chaves de Luna, Camila Larissa Firmino de Educação Musical Programa Mais Educação Relação entre família e escola. Participação dos pais na escola Educação - Desempenho Escolar Música e Projetos Sociais This course conclusion work is based on an experience report in the city of Nísia Floresta / RN in 2016. Through the More Education Program, I worked as a music teacher in two classes of the third year of Elementary School I, in two schools in the municipal school system. Starting from the fact that I was born in the city and had lived since my childhood with the parents of some students of the Program, I sought to highlight the importance of this relationship between parents / music teacher / student and the contributions of this relationship to the students' school performance. The methodology was based on a review in the ABEM Annals from 2005 to 2013, and the application of a questionnaire consisting of sixteen closed questions sent to ten parents of students (five from each reported school). At work, the effectiveness in building a good relationship between parents and teacher was evidenced for better student performance at school and at home. Este trabalho de conclusão de curso baseia-se em um relato de experiência vivenciado na cidade de Nísia Floresta/RN no ano de 2016. Por meio do Programa Mais Educação, atuei como professor de música em duas turmas do terceiro ano do Ensino Fundamental I, em duas escolas da rede municipal de ensino. Partindo do fato de ser natural da cidade e ter convivido desde a infância com os pais de alguns alunos do Programa, busquei evidenciar a importância dessa relação entre pais/professor de música/aluno e os contributos desta relação para o desempenho escolar dos estudantes. A metodologia baseou-se em uma revisão nos Anais da ABEM de 2005 a 2013, e na aplicação de um questionário composto por dezesseis perguntas fechadas encaminhado à dez pais de alunos (cinco de cada escola relatada). No trabalho, evidenciou-se a eficácia em se construir uma boa relação entre os pais e o professor para um melhor desempenho escolar do aluno, tanto na escola quanto em casa. 2019-12-05T17:44:38Z 2021-09-16T13:17:44Z 2019-12-05T17:44:38Z 2021-09-16T13:17:44Z 2019-10-20 bachelorThesis 20150116312 SILVA, Helder Paiva. A Relação entre pais, professor e aluno: um relato de experiência sobre o ensino de música no Programa Mais Educação. 2019. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música), Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33810 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Música
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Educação Musical
Programa Mais Educação
Relação entre família e escola.
Participação dos pais na escola
Educação - Desempenho Escolar
Música e Projetos Sociais
spellingShingle Educação Musical
Programa Mais Educação
Relação entre família e escola.
Participação dos pais na escola
Educação - Desempenho Escolar
Música e Projetos Sociais
Silva, Helder Paiva
A relação entre pais, professor e aluno: um relato de experiência sobre o ensino de música no programa mais educação.
description This course conclusion work is based on an experience report in the city of Nísia Floresta / RN in 2016. Through the More Education Program, I worked as a music teacher in two classes of the third year of Elementary School I, in two schools in the municipal school system. Starting from the fact that I was born in the city and had lived since my childhood with the parents of some students of the Program, I sought to highlight the importance of this relationship between parents / music teacher / student and the contributions of this relationship to the students' school performance. The methodology was based on a review in the ABEM Annals from 2005 to 2013, and the application of a questionnaire consisting of sixteen closed questions sent to ten parents of students (five from each reported school). At work, the effectiveness in building a good relationship between parents and teacher was evidenced for better student performance at school and at home.
author2 Santos, Gleison Costa dos
author_facet Santos, Gleison Costa dos
Silva, Helder Paiva
format bachelorThesis
author Silva, Helder Paiva
author_sort Silva, Helder Paiva
title A relação entre pais, professor e aluno: um relato de experiência sobre o ensino de música no programa mais educação.
title_short A relação entre pais, professor e aluno: um relato de experiência sobre o ensino de música no programa mais educação.
title_full A relação entre pais, professor e aluno: um relato de experiência sobre o ensino de música no programa mais educação.
title_fullStr A relação entre pais, professor e aluno: um relato de experiência sobre o ensino de música no programa mais educação.
title_full_unstemmed A relação entre pais, professor e aluno: um relato de experiência sobre o ensino de música no programa mais educação.
title_sort relação entre pais, professor e aluno: um relato de experiência sobre o ensino de música no programa mais educação.
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2019
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33810
work_keys_str_mv AT silvahelderpaiva arelacaoentrepaisprofessorealunoumrelatodeexperienciasobreoensinodemusicanoprogramamaiseducacao
AT silvahelderpaiva relacaoentrepaisprofessorealunoumrelatodeexperienciasobreoensinodemusicanoprogramamaiseducacao
_version_ 1773966590678663168