Sensibilização musical e desenvolvimento: sua relevância a partir da perspectiva dos adultos acompanhantes

A presente pesquisa foi realizada com o propósito de observar a relevância das aulas de sensibilização para bebês na concepção dos adultos acompanhantes. Para responder a questão: Em que medida as aulas de “sensibilização musical para bebês” promovem o desenvolvimento dos bebês, segundo a concepç...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Dias, Pâmela Thais Melo
Outros Autores: Mosca, Maristela de Oliveira
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33802
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-33802
record_format dspace
spelling ri-123456789-338022021-09-16T13:17:33Z Sensibilização musical e desenvolvimento: sua relevância a partir da perspectiva dos adultos acompanhantes Dias, Pâmela Thais Melo Mosca, Maristela de Oliveira Música - Instrução e estudo Música e crianças Crianças - Desenvolvimento A presente pesquisa foi realizada com o propósito de observar a relevância das aulas de sensibilização para bebês na concepção dos adultos acompanhantes. Para responder a questão: Em que medida as aulas de “sensibilização musical para bebês” promovem o desenvolvimento dos bebês, segundo a concepção do adulto acompanhante?, elencamos como objetivos descrever a estrutura e desenvolvimento das aulas de sensibilização musical para bebês; e inquirir os adultos acompanhantes acerca das aulas e o desenvolvimento observado sobre os bebês. Esse percurso investigativo procurou identificar se as aulas influenciaram ou promoveram avanços no desenvolvimento dos bebês, em diálogo com as percepções do adulto acompanhante. Uma investigação de natureza qualitativa, optou pelo estudo de caso para descrever um determinado fenômeno – as aulas de sensibilização musical – num determinado contexto e tempo. O questionário foi opção de técnica de construção de dados e os dados analisados a partir das respostas dos adultos acompanhantes às questões sobre a organização das aulas, a participação dos bebês e dos adultos, o desenvolvimento global do bebê e seu desenvolvimento musical. A partir das análises de dados, pudemos concluir que a abordagem e metodologia utilizadas nas aulas de sensibilização musical, o desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo, social e musical é reconhecido pelos adultos acompanhantes. Portanto, a relevância da pesquisa se configura a partir de um olhar mais crítico e sensível em torno do tema e dos resultados alcançados por meio da música. 2018-01-22T15:51:46Z 2021-09-16T13:17:33Z 2018-01-22T15:51:46Z 2021-09-16T13:17:33Z 2017 bachelorThesis 2014049562 DIAS, Pâmela Thais Melo. Sensibilização musical e desenvolvimento: sua relevância a partir da perspectiva dos adultos acompanhantes. 2017. 45 f. Monografia (Graduação) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2017. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33802 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Música
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Música - Instrução e estudo
Música e crianças
Crianças - Desenvolvimento
spellingShingle Música - Instrução e estudo
Música e crianças
Crianças - Desenvolvimento
Dias, Pâmela Thais Melo
Sensibilização musical e desenvolvimento: sua relevância a partir da perspectiva dos adultos acompanhantes
description A presente pesquisa foi realizada com o propósito de observar a relevância das aulas de sensibilização para bebês na concepção dos adultos acompanhantes. Para responder a questão: Em que medida as aulas de “sensibilização musical para bebês” promovem o desenvolvimento dos bebês, segundo a concepção do adulto acompanhante?, elencamos como objetivos descrever a estrutura e desenvolvimento das aulas de sensibilização musical para bebês; e inquirir os adultos acompanhantes acerca das aulas e o desenvolvimento observado sobre os bebês. Esse percurso investigativo procurou identificar se as aulas influenciaram ou promoveram avanços no desenvolvimento dos bebês, em diálogo com as percepções do adulto acompanhante. Uma investigação de natureza qualitativa, optou pelo estudo de caso para descrever um determinado fenômeno – as aulas de sensibilização musical – num determinado contexto e tempo. O questionário foi opção de técnica de construção de dados e os dados analisados a partir das respostas dos adultos acompanhantes às questões sobre a organização das aulas, a participação dos bebês e dos adultos, o desenvolvimento global do bebê e seu desenvolvimento musical. A partir das análises de dados, pudemos concluir que a abordagem e metodologia utilizadas nas aulas de sensibilização musical, o desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo, social e musical é reconhecido pelos adultos acompanhantes. Portanto, a relevância da pesquisa se configura a partir de um olhar mais crítico e sensível em torno do tema e dos resultados alcançados por meio da música.
author2 Mosca, Maristela de Oliveira
author_facet Mosca, Maristela de Oliveira
Dias, Pâmela Thais Melo
format bachelorThesis
author Dias, Pâmela Thais Melo
author_sort Dias, Pâmela Thais Melo
title Sensibilização musical e desenvolvimento: sua relevância a partir da perspectiva dos adultos acompanhantes
title_short Sensibilização musical e desenvolvimento: sua relevância a partir da perspectiva dos adultos acompanhantes
title_full Sensibilização musical e desenvolvimento: sua relevância a partir da perspectiva dos adultos acompanhantes
title_fullStr Sensibilização musical e desenvolvimento: sua relevância a partir da perspectiva dos adultos acompanhantes
title_full_unstemmed Sensibilização musical e desenvolvimento: sua relevância a partir da perspectiva dos adultos acompanhantes
title_sort sensibilização musical e desenvolvimento: sua relevância a partir da perspectiva dos adultos acompanhantes
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2018
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33802
work_keys_str_mv AT diaspamelathaismelo sensibilizacaomusicaledesenvolvimentosuarelevanciaapartirdaperspectivadosadultosacompanhantes
_version_ 1773967487440781312