Sensibilização musical e desenvolvimento: sua relevância a partir da perspectiva dos adultos acompanhantes
A presente pesquisa foi realizada com o propósito de observar a relevância das aulas de sensibilização para bebês na concepção dos adultos acompanhantes. Para responder a questão: Em que medida as aulas de “sensibilização musical para bebês” promovem o desenvolvimento dos bebês, segundo a concepç...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33802 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-33802 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-338022021-09-16T13:17:33Z Sensibilização musical e desenvolvimento: sua relevância a partir da perspectiva dos adultos acompanhantes Dias, Pâmela Thais Melo Mosca, Maristela de Oliveira Música - Instrução e estudo Música e crianças Crianças - Desenvolvimento A presente pesquisa foi realizada com o propósito de observar a relevância das aulas de sensibilização para bebês na concepção dos adultos acompanhantes. Para responder a questão: Em que medida as aulas de “sensibilização musical para bebês” promovem o desenvolvimento dos bebês, segundo a concepção do adulto acompanhante?, elencamos como objetivos descrever a estrutura e desenvolvimento das aulas de sensibilização musical para bebês; e inquirir os adultos acompanhantes acerca das aulas e o desenvolvimento observado sobre os bebês. Esse percurso investigativo procurou identificar se as aulas influenciaram ou promoveram avanços no desenvolvimento dos bebês, em diálogo com as percepções do adulto acompanhante. Uma investigação de natureza qualitativa, optou pelo estudo de caso para descrever um determinado fenômeno – as aulas de sensibilização musical – num determinado contexto e tempo. O questionário foi opção de técnica de construção de dados e os dados analisados a partir das respostas dos adultos acompanhantes às questões sobre a organização das aulas, a participação dos bebês e dos adultos, o desenvolvimento global do bebê e seu desenvolvimento musical. A partir das análises de dados, pudemos concluir que a abordagem e metodologia utilizadas nas aulas de sensibilização musical, o desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo, social e musical é reconhecido pelos adultos acompanhantes. Portanto, a relevância da pesquisa se configura a partir de um olhar mais crítico e sensível em torno do tema e dos resultados alcançados por meio da música. 2018-01-22T15:51:46Z 2021-09-16T13:17:33Z 2018-01-22T15:51:46Z 2021-09-16T13:17:33Z 2017 bachelorThesis 2014049562 DIAS, Pâmela Thais Melo. Sensibilização musical e desenvolvimento: sua relevância a partir da perspectiva dos adultos acompanhantes. 2017. 45 f. Monografia (Graduação) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2017. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33802 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Música |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Música - Instrução e estudo Música e crianças Crianças - Desenvolvimento |
spellingShingle |
Música - Instrução e estudo Música e crianças Crianças - Desenvolvimento Dias, Pâmela Thais Melo Sensibilização musical e desenvolvimento: sua relevância a partir da perspectiva dos adultos acompanhantes |
description |
A presente pesquisa foi realizada com o propósito de observar a relevância das aulas de
sensibilização para bebês na concepção dos adultos acompanhantes. Para responder a
questão: Em que medida as aulas de “sensibilização musical para bebês” promovem o
desenvolvimento dos bebês, segundo a concepção do adulto acompanhante?, elencamos
como objetivos descrever a estrutura e desenvolvimento das aulas de sensibilização musical
para bebês; e inquirir os adultos acompanhantes acerca das aulas e o desenvolvimento
observado sobre os bebês. Esse percurso investigativo procurou identificar se as aulas
influenciaram ou promoveram avanços no desenvolvimento dos bebês, em diálogo com as
percepções do adulto acompanhante. Uma investigação de natureza qualitativa, optou pelo
estudo de caso para descrever um determinado fenômeno – as aulas de sensibilização musical
– num determinado contexto e tempo. O questionário foi opção de técnica de construção de
dados e os dados analisados a partir das respostas dos adultos acompanhantes às questões
sobre a organização das aulas, a participação dos bebês e dos adultos, o desenvolvimento
global do bebê e seu desenvolvimento musical. A partir das análises de dados, pudemos
concluir que a abordagem e metodologia utilizadas nas aulas de sensibilização musical, o
desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo, social e musical é reconhecido pelos adultos
acompanhantes. Portanto, a relevância da pesquisa se configura a partir de um olhar mais
crítico e sensível em torno do tema e dos resultados alcançados por meio da música. |
author2 |
Mosca, Maristela de Oliveira |
author_facet |
Mosca, Maristela de Oliveira Dias, Pâmela Thais Melo |
format |
bachelorThesis |
author |
Dias, Pâmela Thais Melo |
author_sort |
Dias, Pâmela Thais Melo |
title |
Sensibilização musical e desenvolvimento: sua relevância a partir da perspectiva dos adultos acompanhantes |
title_short |
Sensibilização musical e desenvolvimento: sua relevância a partir da perspectiva dos adultos acompanhantes |
title_full |
Sensibilização musical e desenvolvimento: sua relevância a partir da perspectiva dos adultos acompanhantes |
title_fullStr |
Sensibilização musical e desenvolvimento: sua relevância a partir da perspectiva dos adultos acompanhantes |
title_full_unstemmed |
Sensibilização musical e desenvolvimento: sua relevância a partir da perspectiva dos adultos acompanhantes |
title_sort |
sensibilização musical e desenvolvimento: sua relevância a partir da perspectiva dos adultos acompanhantes |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2018 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33802 |
work_keys_str_mv |
AT diaspamelathaismelo sensibilizacaomusicaledesenvolvimentosuarelevanciaapartirdaperspectivadosadultosacompanhantes |
_version_ |
1773967487440781312 |