Sensibilização musical e desenvolvimento: sua relevância a partir da perspectiva dos adultos acompanhantes
A presente pesquisa foi realizada com o propósito de observar a relevância das aulas de sensibilização para bebês na concepção dos adultos acompanhantes. Para responder a questão: Em que medida as aulas de “sensibilização musical para bebês” promovem o desenvolvimento dos bebês, segundo a concepç...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33802 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: | A presente pesquisa foi realizada com o propósito de observar a relevância das aulas de
sensibilização para bebês na concepção dos adultos acompanhantes. Para responder a
questão: Em que medida as aulas de “sensibilização musical para bebês” promovem o
desenvolvimento dos bebês, segundo a concepção do adulto acompanhante?, elencamos
como objetivos descrever a estrutura e desenvolvimento das aulas de sensibilização musical
para bebês; e inquirir os adultos acompanhantes acerca das aulas e o desenvolvimento
observado sobre os bebês. Esse percurso investigativo procurou identificar se as aulas
influenciaram ou promoveram avanços no desenvolvimento dos bebês, em diálogo com as
percepções do adulto acompanhante. Uma investigação de natureza qualitativa, optou pelo
estudo de caso para descrever um determinado fenômeno – as aulas de sensibilização musical
– num determinado contexto e tempo. O questionário foi opção de técnica de construção de
dados e os dados analisados a partir das respostas dos adultos acompanhantes às questões
sobre a organização das aulas, a participação dos bebês e dos adultos, o desenvolvimento
global do bebê e seu desenvolvimento musical. A partir das análises de dados, pudemos
concluir que a abordagem e metodologia utilizadas nas aulas de sensibilização musical, o
desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo, social e musical é reconhecido pelos adultos
acompanhantes. Portanto, a relevância da pesquisa se configura a partir de um olhar mais
crítico e sensível em torno do tema e dos resultados alcançados por meio da música. |
---|