Ensino de violino em instituição social: reflexão sobre minha prática como professora

O presente trabalho busca relatar e refletir sobre a prática docente no ensino de Violino na Instituição Social Legião da Boa Vontade, em Natal, Rio Grande do Norte, durante o período de aproximadamente dois meses. A metodologia utilizada foi a Pesquisa Qualitativa, utilizando como instrumento me...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Kadja Marluan da
Outros Autores: Gaulke, Tamar Genz
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33801
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-33801
record_format dspace
spelling ri-123456789-338012021-09-16T13:17:32Z Ensino de violino em instituição social: reflexão sobre minha prática como professora Silva, Kadja Marluan da Gaulke, Tamar Genz Violino - Instrução e estudo Prática de ensino O presente trabalho busca relatar e refletir sobre a prática docente no ensino de Violino na Instituição Social Legião da Boa Vontade, em Natal, Rio Grande do Norte, durante o período de aproximadamente dois meses. A metodologia utilizada foi a Pesquisa Qualitativa, utilizando como instrumento metodológico a análise de Diários de Aula. Tais diários guardaram minhas observações durante o período da pesquisa. O trabalho, portanto, buscou refletir sobre minha prática docente dentro do contexto social, numa perspectiva que envolve a interação entre professor e atendido numa visão global da relação entre ambos, que envolve a esfera musical, social e cotidiana dos jovens e crianças atendidos pelo projeto. Como alicerce teóricometodológico, baseei-me em autores que tratam da temática social dentro do ensino da música como Souza (2014), Kater (2004) e Zabalza (2004) que discutem, respectivamente, sobre o ensino de música em instituições sociais e a utilização de diários de aula na pesquisa. Por fim, destaco alguns pontos que são relevantes para a prática educacional em instituições de cunho social como, desafios, anseios e medos do profissional atuante nesse contexto, como também o uso de adaptação de métodos musicais para esse contexto de ensino. 2018-02-07T19:02:22Z 2021-09-16T13:17:32Z 2018-02-07T19:02:22Z 2021-09-16T13:17:32Z 2017 bachelorThesis 2014050240 SILVA, Kadja Marluan da. Ensino de violino em instituição social: reflexão sobre minha prática como professora. 2017. 44 f. Monografia (graduação) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2017. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33801 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Música (Licenciatura)
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Violino - Instrução e estudo
Prática de ensino
spellingShingle Violino - Instrução e estudo
Prática de ensino
Silva, Kadja Marluan da
Ensino de violino em instituição social: reflexão sobre minha prática como professora
description O presente trabalho busca relatar e refletir sobre a prática docente no ensino de Violino na Instituição Social Legião da Boa Vontade, em Natal, Rio Grande do Norte, durante o período de aproximadamente dois meses. A metodologia utilizada foi a Pesquisa Qualitativa, utilizando como instrumento metodológico a análise de Diários de Aula. Tais diários guardaram minhas observações durante o período da pesquisa. O trabalho, portanto, buscou refletir sobre minha prática docente dentro do contexto social, numa perspectiva que envolve a interação entre professor e atendido numa visão global da relação entre ambos, que envolve a esfera musical, social e cotidiana dos jovens e crianças atendidos pelo projeto. Como alicerce teóricometodológico, baseei-me em autores que tratam da temática social dentro do ensino da música como Souza (2014), Kater (2004) e Zabalza (2004) que discutem, respectivamente, sobre o ensino de música em instituições sociais e a utilização de diários de aula na pesquisa. Por fim, destaco alguns pontos que são relevantes para a prática educacional em instituições de cunho social como, desafios, anseios e medos do profissional atuante nesse contexto, como também o uso de adaptação de métodos musicais para esse contexto de ensino.
author2 Gaulke, Tamar Genz
author_facet Gaulke, Tamar Genz
Silva, Kadja Marluan da
format bachelorThesis
author Silva, Kadja Marluan da
author_sort Silva, Kadja Marluan da
title Ensino de violino em instituição social: reflexão sobre minha prática como professora
title_short Ensino de violino em instituição social: reflexão sobre minha prática como professora
title_full Ensino de violino em instituição social: reflexão sobre minha prática como professora
title_fullStr Ensino de violino em instituição social: reflexão sobre minha prática como professora
title_full_unstemmed Ensino de violino em instituição social: reflexão sobre minha prática como professora
title_sort ensino de violino em instituição social: reflexão sobre minha prática como professora
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2018
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33801
work_keys_str_mv AT silvakadjamarluanda ensinodeviolinoeminstituicaosocialreflexaosobreminhapraticacomoprofessora
_version_ 1773960951302717440