Ensino de violino em instituição social: reflexão sobre minha prática como professora
O presente trabalho busca relatar e refletir sobre a prática docente no ensino de Violino na Instituição Social Legião da Boa Vontade, em Natal, Rio Grande do Norte, durante o período de aproximadamente dois meses. A metodologia utilizada foi a Pesquisa Qualitativa, utilizando como instrumento me...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33801 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-33801 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-338012021-09-16T13:17:32Z Ensino de violino em instituição social: reflexão sobre minha prática como professora Silva, Kadja Marluan da Gaulke, Tamar Genz Violino - Instrução e estudo Prática de ensino O presente trabalho busca relatar e refletir sobre a prática docente no ensino de Violino na Instituição Social Legião da Boa Vontade, em Natal, Rio Grande do Norte, durante o período de aproximadamente dois meses. A metodologia utilizada foi a Pesquisa Qualitativa, utilizando como instrumento metodológico a análise de Diários de Aula. Tais diários guardaram minhas observações durante o período da pesquisa. O trabalho, portanto, buscou refletir sobre minha prática docente dentro do contexto social, numa perspectiva que envolve a interação entre professor e atendido numa visão global da relação entre ambos, que envolve a esfera musical, social e cotidiana dos jovens e crianças atendidos pelo projeto. Como alicerce teóricometodológico, baseei-me em autores que tratam da temática social dentro do ensino da música como Souza (2014), Kater (2004) e Zabalza (2004) que discutem, respectivamente, sobre o ensino de música em instituições sociais e a utilização de diários de aula na pesquisa. Por fim, destaco alguns pontos que são relevantes para a prática educacional em instituições de cunho social como, desafios, anseios e medos do profissional atuante nesse contexto, como também o uso de adaptação de métodos musicais para esse contexto de ensino. 2018-02-07T19:02:22Z 2021-09-16T13:17:32Z 2018-02-07T19:02:22Z 2021-09-16T13:17:32Z 2017 bachelorThesis 2014050240 SILVA, Kadja Marluan da. Ensino de violino em instituição social: reflexão sobre minha prática como professora. 2017. 44 f. Monografia (graduação) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2017. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33801 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Música (Licenciatura) |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Violino - Instrução e estudo Prática de ensino |
spellingShingle |
Violino - Instrução e estudo Prática de ensino Silva, Kadja Marluan da Ensino de violino em instituição social: reflexão sobre minha prática como professora |
description |
O presente trabalho busca relatar e refletir sobre a prática docente no ensino de Violino na
Instituição Social Legião da Boa Vontade, em Natal, Rio Grande do Norte, durante o período de
aproximadamente dois meses. A metodologia utilizada foi a Pesquisa Qualitativa, utilizando
como instrumento metodológico a análise de Diários de Aula. Tais diários guardaram minhas
observações durante o período da pesquisa. O trabalho, portanto, buscou refletir sobre minha
prática docente dentro do contexto social, numa perspectiva que envolve a interação entre
professor e atendido numa visão global da relação entre ambos, que envolve a esfera musical,
social e cotidiana dos jovens e crianças atendidos pelo projeto. Como alicerce teóricometodológico,
baseei-me em autores que tratam da temática social dentro do ensino da música
como Souza (2014), Kater (2004) e Zabalza (2004) que discutem, respectivamente, sobre o
ensino de música em instituições sociais e a utilização de diários de aula na pesquisa. Por fim,
destaco alguns pontos que são relevantes para a prática educacional em instituições de cunho
social como, desafios, anseios e medos do profissional atuante nesse contexto, como também o
uso de adaptação de métodos musicais para esse contexto de ensino. |
author2 |
Gaulke, Tamar Genz |
author_facet |
Gaulke, Tamar Genz Silva, Kadja Marluan da |
format |
bachelorThesis |
author |
Silva, Kadja Marluan da |
author_sort |
Silva, Kadja Marluan da |
title |
Ensino de violino em instituição social: reflexão sobre minha prática como professora |
title_short |
Ensino de violino em instituição social: reflexão sobre minha prática como professora |
title_full |
Ensino de violino em instituição social: reflexão sobre minha prática como professora |
title_fullStr |
Ensino de violino em instituição social: reflexão sobre minha prática como professora |
title_full_unstemmed |
Ensino de violino em instituição social: reflexão sobre minha prática como professora |
title_sort |
ensino de violino em instituição social: reflexão sobre minha prática como professora |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2018 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33801 |
work_keys_str_mv |
AT silvakadjamarluanda ensinodeviolinoeminstituicaosocialreflexaosobreminhapraticacomoprofessora |
_version_ |
1773960951302717440 |